Seguimento Litoral Norte - Setembro 2011

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas noites,

depois da chuva intensa da madrugada e manhã, o dia foi de céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade ao fim da tarde.

Actual

temp:16.2 ºc ( mínima 14.8 ºc ) ( máxima 19.3ºc )

Vento: WNW: 4 Km/h

Humidade: 96 %

Pressão:1016.5 hpa

Precipitação acumulada: 28.7 mm (grande parte dela ocorreu ao fim da madrugada e início da manhã)

A chuva deverá regressar aqui ao Noroeste neste fim de semana :rain:
 


Registo
2 Set 2011
Mensagens
83
Local
Porto
Eu gostava de colocar uma pergunta a Todos . Primeiro eu moro em lousada Porto com cerca de 300 m de altitude , temos invernos frios pois estou localizada perto de braga e vila real . infelizmente é raro nevar aqui, sendo que á dias de muita geada temperaturas a rondar os -3ºC e não é uma coisa rara é frequente até . com todas estas anomalias na meteorologia e sendo que nos ultimos anos tem se registado vários nevões no pais inesperados será possivel que aqui possa acontecer episodios de neve este Inverno ?

Fica colocada a questão agradecia a vossa resposta :)
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
será possivel que aqui possa acontecer episodios de neve este Inverno ?

Fica colocada a questão agradecia a vossa resposta :)

meteo.ptlousada, 300m é uma cota bastante baixa, daí que a probabilidade é também ela como a cota: baixa. Depois, há varios factores e só a plena sintonia é que permite que aconteça um episodio de neve a essas cotas. Nao sou a melhor pessoa para te explicar isso, confesso :) Quanto ao próximo inverno, sugiro que vas dando uma olhadela nas previsões sazonais, para ires tendo ideia de como poderá ser ;)
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Eu gostava de colocar uma pergunta a Todos . Primeiro eu moro em lousada Porto com cerca de 300 m de altitude , temos invernos frios pois estou localizada perto de braga e vila real . infelizmente é raro nevar aqui, sendo que á dias de muita geada temperaturas a rondar os -3ºC e não é uma coisa rara é frequente até . com todas estas anomalias na meteorologia e sendo que nos ultimos anos tem se registado vários nevões no pais inesperados será possivel que aqui possa acontecer episodios de neve este Inverno ?

Fica colocada a questão agradecia a vossa resposta :)

Antes de mais sê bem-vindo! É óptimo poder contar com mais um companheiro aqui no fórum, em especial no litoral norte!
A madrugada de 2 e inicio da manhã acumularam 15,9mm aqui, de registar que nas regiões um pouco mais interiores as acumulações foram progressivamente maiores:rain: Mesmo assim, bem bom para o inicio de Setembro...
Dia passado em Guimarães, durante a tarde tivemos bons momentos de sol "arregalado", mesmo assim parece que estamos já no Outono:thumbsup:

Em relação ao que perguntaste, salvo erro, há coisa de 2 anos tivemos um Inverno propicio para que a cotas de 300m pudesse nevar, o que aconteceu até mesmo no Porto(cidade) mesmo que timidamente, nevando bastante em Guimarães e Santo Tirso por exemplo...
É possível acontecer este ano o mesmo, mas teremos de ter um conjunto de condições não muito comum...temperaturas bem negativas em altitude e próximas dos 0ºC à superfície, humidade relativa baixa e precipitação suficiente...
Como sabemos, atendendo à proximidade do oceano e ao facto de a tua cota rondar os 300m, não é muito fácil que tal aconteça...mas o melhor como disseram já é ires seguindo as previsões sazonais (que mesmo assim falham e por isso mesmo são previsões) e principalmente acompanhando diariamente a situação...:)
Aqui sigo com 16,9ºc e 88% humidade relativa...
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Agradeço lhe muito A sua resposta . Onde posso encontraR as previsoes sazonais ?
:)

Boa Noite! E antes de mais bem-vindo. ;)

Estão aqui as previsões sazonais mas do Outuno. Aqui.

Só mais tarde, e que sairão as previsões sazonais para o Inverno 2011/2012. ;)

--

Por Canidelo, céu limpo e vento nulo.
16.9ºC e 98% de humidade relativa.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Por cá na ultima hora 0.3mm a primeira de Setembro:rain:
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,620
Local
Espinho, Aveiro
Boa Tarde,

Manhã com céu limpo e muitas nuvens carregadas de chuva e trovoada a Este para os lados de Arouca e Santa Maria da Feira, cá para mim lá já pinga.

Neste momento:

Temperatura: 20ºC

Vento: SO a 11 km/h

Humidade: 83%

P.S - Alguem me pode dizer como se faz o tempo em Arouca, para mim está a decorrer um festival de trovoada e chuva?
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Boa Tarde! ;)

Temperatura Mínima : 16.5ºC

Céu pouco nublado e vento moderado de SO.
A humidade continua elevada, 94% e a temperatura ronda uns simpáticos 20.2ºC.

Aqui em Argoncilhe está sol, sem chuva a vista, vejo para os lados de Arouca algumas nuvens.

Bem-vindo ao fórum e a este cantinho, o Litoral Norte! Contamos com a sua participação. ;)