Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2011

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Açores: onda de 13 metros em Ponta Delgada

A situação nos portos de Angra do Heroísmo, na Terceira, e de Ponta Delgada, em S. Miguel, vai ser alvo de uma «verificação cuidada» na sequência da forte ondulação que os atingiu esta terça-feira, anunciou o Governo dos Açores. No Porto de Ponta Delgada, segundo dados citados numa nota do gabinete de comunicação do executivo regional, a altura média das ondas atingiu nove metros, mas a onda mais alta que foi registada hoje media 13 metros.
A forte ondulação registada esteve também na origem de um acidente que provocou a morte de um pescador no Porto de Pesca da Ribeira Quente, em S. Miguel, quando tentava retirar da água uma embarcação para a proteger do mau tempo. A chuva e o vento forte que atingiu as ilhas dos grupos Central e Oriental dos Açores originaram ainda pequenos estragos e inundações em vários locais.

Fonte: TVI24
 


Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,712
Local
AGH,terceira,açores
Boa noite,

infelizmente, tal como aqui já foi dito, há um morto a lamentar.
Mais daqui a pouco, quando o video do telejornal de hoje estiver online, quem quiser pode ver as imagens do mau tempo que assolou todo o arquipélago, mas do modo especial a ilha de São Miguel.

Não quero bater no ceguinho, mas com tantos alertas que o IM fez esqueceram-se da ondulação?
segundo uma peça que apresentaram no telejornal, a altura média das ondas no porto de ponta delgada foi de 9m (quem conseguir aceder ao Climaat, pode ver o registo das boias, eu não consigo,não sei porquê, afinal não era do browser).
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Eu não percebo porque é que o IM não meteu um aviso amarelo ou laranja para o estado do mar, por volta do meio dia/uma retirou todos os avisos (esses correctos) e deixou o arquipélago em "verde" e os maiores estragos vieram do mar durante a tarde de hoje: 1 morto, pontões partidos no porto da Angra do Heroismo, inundações em S.Roque e Lagoa, danos nas piscinas e alguns desalojados.



Edit: Hazores, estou a ver que viemos com o mesmo pensamento aqui ao forum eheh Viste o video em que o sujeito que passava de bicicleta no prolongamento da avenida de S.Roque é apanhado pela rebentação de uma onda?
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,712
Local
AGH,terceira,açores
Eu não percebo porque é que o IM não meteu um aviso amarelo ou laranja para o estado do mar, por volta do meio dia/uma, retirou todos os avisos (esses correctos) e deixou o arquipélago em "verde" e os maiores estragos vieram do mar durante a tarde de hoje: 1 morto, pontões partidos no porto da Angra do Heroismo, inundações em S.Roque e Lagoa, danos nas piscinas e alguns desalojados.


Parece que estávamos a pensar no mesmo :thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Edit: Hazores, estou a ver que viemos com o mesmo pensamento aqui ao forum eheh Viste o video em que o sujeito que passava de bicicleta no prolongamento da avenida de S.Roque é apanhado pela rebentação de uma onda?

O minuto 6:16 é de loucos.
O tipo estava mesmo a pedi-las.

Segundo o IM, a rajada de vento mais forte foi registada em Ponta Delgada: 30,2m/s, ou seja 108km/h.

Em Santa Maria o vento médio diário foi de 13,4m/s ou seja 48,2km/h com rajada máxima de 102km/h.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Fiquei um bocado surpreendido com essa ondulação, não foi propriamente daquelas depressões muito cavadas que geram muito mar nos Açores, mas estive a olhar para o NWW3 de 2ªfeira passada e ele de facto até gera ali uma ondulação forte de uns 6/7 metros de forma muito rápida. O facto de vir de sudoeste também não deve ter ajudado, costas a sul mais expostas e provavelmente menos habituadas, pormenores a levar em conta no futuro.

hHICD.gif
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Céu pouco nublado temperatura actual 21ºC, HR: 76%, o vento é fraco quase nulo de SSW.

Pela imagem de satélite se estão formando células a largo da Madeira a uns 400Km de distância pelo SW da Ilha, será que chegará até nós???, é possível que chegue, o mais provável que passe arranhando a ilha, devido a sua deslocação, mas não é descartável a sua chegada, mas também pode formar-se mas células no decorrer das horas... vamos lá ver.

Temperatura máx de ontem foi de 26,4ºC


semttulojxx.png
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
O minuto 6:16 é de loucos.
O tipo estava mesmo a pedi-las.

Segundo o IM, a rajada de vento mais forte foi registada em Ponta Delgada: 30,2m/s, ou seja 108km/h.

Em Santa Maria o vento médio diário foi de 13,4m/s ou seja 48,2km/h com rajada máxima de 102km/h.

O sujeito armou-se e pdia ter tido consequencias bem piores.
Obrigado pelos valores, ainda estive à espera da meteorologia na RTPA pois dão um resumo das últimas 24h, mas enganaram-se e meteram o programa de segunda e eu ainda meio tolo a olhar para o "quadro de precipitação" com 0 e 1mm em várias ilhas no dia de hoje e com previsões para "amanhã com periodos de chuva por vezes forte, trovoada, vento a forte a muito forte e" e eu a pensar "já não acabou?!" :lol:

O que aconteceu na costa sul de S.Miguel e principalmente em S.Roque e Ribeira Quente e Lagoa são situações que já vem acontecendo ao longo dos anos..os pescadores da R.Quente já alertaram varias vezes na má localização do porto quando a maré vem de sudoeste. Em S.Roque, simplesmente foi mau planeamento da continuação da avenida e não é preciso ondas de 13metros para galgar a avenida..basta maré cheia, uma ondulação mais forte vinda de Sul/Sudoeste. Desculpem o offtopic..
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,712
Local
AGH,terceira,açores
O sujeito armou-se e pdia ter tido consequencias bem piores.
Obrigado pelos valores, ainda estive à espera da meteorologia na RTPA pois dão um resumo das últimas 24h, mas enganaram-se e meteram o programa de segunda e eu ainda meio tolo a olhar para o "quadro de precipitação" com 0 e 1mm em várias ilhas no dia de hoje e com previsões para "amanhã com periodos de chuva por vezes forte, trovoada, vento a forte a muito forte e" e eu a pensar "já não acabou?!" :lol:QUOTE]

eu também quando vi aquilo não estava a perceber nada, mas quando apareceu os quadros com a previsão reparei que as datas estavam mal e a previsão era igual à do dia anterior, os técnicos da RTP-A quando se aperceberam cortaram a emissão...

Edit: Hazores, estou a ver que viemos com o mesmo pensamento aqui ao forum eheh Viste o video em que o sujeito que passava de bicicleta no prolongamento da avenida de S.Roque é apanhado pela rebentação de uma onda?

sim vi, depois os azares acontecem....mas a culpa era do mar....


Fiquei um bocado surpreendido com essa ondulação, não foi propriamente daquelas depressões muito cavadas que geram muito mar nos Açores, mas estive a olhar para o NWW3 de 2ªfeira passada e ele de facto até gera ali uma ondulação forte de uns 6/7 metros de forma muito rápida. O facto de vir de sudoeste também não deve ter ajudado, costas a sul mais expostas e provavelmente menos habituadas, pormenores a levar em conta no futuro.

Penso que todos foram surpreendidos com a ondulação, até os próprios técnicos do IM, pois, por norma nos Açores, eles nestas situações alertam sempre as comunidades piscatórias para não sairem para o mar e que eu tenha conhecimento não foi efectuado qualquer aviso público dessa situação.
Uma coisa que achei estranho na passagem desta depressão foi o facto de a ondulação ter sido muito repentina, isto é, o mar estava aparentemente calmo, mas derrepente começou a crescer e com uma ondulação muito elevada.

Deixo aqui 2 fotos de ontem da Silveira
Estas Fotos foram retirados do Facebook de Filipe Pires, sendo este o seu autor

30644020067246091261273.jpg
[/URL][/IMG]

30644020067246491271273.jpg
[/URL][/IMG]
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Boa tarde, céu pouco nublado, com nuvens altas de vez em quando.

Temp actual: 24,8ºC
HR: 80%
Vento de SW fraco com uma rajada de 21,3km/h
Sem precipitação...

Temp. Min. de hoje foi de 20,5ºC

Algumas pequenas células a se formar no WSW da nossa ilha, mas ainda muito afastadas, por isso duvido que haverá precipitação nas próximas horas... Agora fico aguardar por 6ºf e Sábado...