Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

GARFEL

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
344
Local
Tomar - http://carpaxion.blogspot.com
o meu modelo diz-me ( é aquele que sinto na pele) que nos ultimos 3/4 anos vesti o pullover já em novembro
daí para mim isto não ser assim tão anormal
mais......
lembro-me de há uns 10 anos atrás tirar ferias precisamente a aproveitar o 5 de outubro e estive a esturiicar na praia
a seu tempo teremos "agitação no forum"
:thumbsup:
e a pouco e pouco já vejo alguma agitação com os vários modelos e não tarda estaremos a ver quem ganha se o gfs se o modelo europeu
é um pouco off-topic
mas ok
penso que tb não fere ninguem
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
o meu modelo diz-me ( é aquele que sinto na pele) que nos ultimos 3/4 anos vesti o pullover já em novembro
daí para mim isto não ser assim tão anormal
mais......
lembro-me de há uns 10 anos atrás tirar ferias precisamente a aproveitar o 5 de outubro e estive a esturiicar na praia
a seu tempo teremos "agitação no forum"
:thumbsup:
e a pouco e pouco já vejo alguma agitação com os vários modelos e não tarda estaremos a ver quem ganha se o gfs se o modelo europeu
é um pouco off-topic
mas ok
penso que tb não fere ninguem

Tamos com valores de temperatura perto de bater o recorde nacional se já não foi batido e a roçar o recorde de norte a Sul...recordes com dezenas de anos!!! achas isto normal??? de normal não tem nada!! a não ser que trabalhes na Protecção civil em que é tudo perfeitamente normal e nunca a razão para alarme :p :D
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
É verdade, o Atlantico começa a ficar bastante instavel e mais tarde ou mais cedo o AA vai acabar por se mover ou enfraqueçer.;)

O Atlântico está instável há várias semanas, é só perguntar aos açorianos, o problema é que enquanto não houver um bloqueio algures, a circulação zonal mantém-se e a latitudes bem elevadas.

O ECMWF começa a intuir um bloqueio na Rússia, e provavelmente a formação de um anticiclone perto do pólo, que faria negativar o índice AO. A saída operacional mostra esse cenário claramente, a média dos ensembles também intui qualquer coisa:

ECH1-240_afj1.GIF


EDH1-240_jkr9.GIF


Este bloqueio como mostra o ECMWF está situado muito a oriente, pelo que a existir, o mais provável não era o desbloqueio do Atlântico e a consequente chegada de frentes atlânticas, mas sim a primeira entrada fresca da época, norte ou nordeste, com formação de um cavado na Europa central.

É ainda ténue, mas é a primeira vez nos últimos 15 dias que se vê alguma luz ao fundo do túnel. O GFS está diferente, mantém circulação zonal ad-eternum.
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
concordo a 100% com o Miguel.

olhem bem para as temperaturas, puxem dos arquivos e vejam lá se alguma vez viram valores tão altos no mês de Outubro, só se tiver sido nalgum ano longinquo, creio que isto de normalidade tem pouco.

muitos dizem que em outros anos tem ido para a praia em Outubro, claro que sim, eu sei bem que isso é verdade, mas uma coisa é irem para a praia e estarem 25/28 graus( o que tambem é muito para o mês de Outubro) e outra coisa é irem para a praia com 32 graus como esteve hoje em Lisboa e o interior estar a ferver com temperaturas de 35 graus ao dia 6 de Outubro.

para alem disso junta-se a situação de à mais de 1 mês não cair pinga de agua.

podem-me dizer: "paciencia, é o tempo que temos e não há nada a fazer", isso é verdade, mas não invalida a realidade de que é uma situação anormal, porque de facto não o é, mesmo o mês de Setembro teve temperaturas acima da média tal como está exposto no site do IM, quanto mais o Outubro que tem mantido essas mesmas temperaturas(até ao momento), o que confirma ainda mais a anormalidade de tudo isto.

quanto ao futuro, espero bem que comece a verificar-se uma mudança, mas não tenho grandes esperanças embora isto não se possa manter eternamente.
 
M

Membro excluído 274

Boa noite.

Estou ansioso pelo relatório deste acalorado mês de Outubro que será emitido pelo IM, a meu ver será histórico e só espero que daqui a muitos anos estejamos cá todos para o recordar e que jamais isto se torne norma! :)

Já sinto desde há uns dias a esta parte uma certa tensão, ando irritado com tudo isto! Serei o único? Quando vejo a tv quer-me parecer que sim! Já não posso ver toda aquela gente nas praias desejando um clima sempre assim (acéfalos). Sinto um nó na garganta ver o nosso país a arder numa época em que devia andar aos tortulhos nos bosques que pura e simplesmente este ano não há!

Desculpem o off-topic mas tinha que desabafar... Só vocês me compreenderão. :(
 

Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
Eu percebo-te perfeitamente,e ainda por cima o tempo está a dar ouvidas áquela gente que só pensa em si e não na natureza:mad::angry:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,207
Local
loule-caldeirao
No GFS até às 190 horas ou mais sensívelmente até 15 de Outubro continua tudo na mesma com o anticiclone bastante forte. Não há sinais de mudança nem uma coisa mínima... assim por intuíção a vir alguma coisa este mês só a partir de dia 20 e mesmo assim não sei não...

Já agora desculpem o offtopic...mas para quem deseja calor indefinidamente, digo que só pensam neles e não sabem donde vem a vidinha que eles tanto prezam. Aqui no Algarve foi um ano perfeito com bastante chuva até ao final da primevera e um verão não muito quente mas bastante bom, até choveu em um episódio em Agosto(mais localizado) e outro em Setembro(mais generalista), curioso que foram ambos os episódios no primeiro 1ºdia de cada mês, e chega a esta fase é tudo a falhar!
A respeito da vegetação selvagem atá parece não haver grande problema pois já está habituada a estes episódios de secura, mas em relação à agricultura e ao principal rendimento de Outono aqui nos Algarves, que é a Azeitona, tudo apontava que viria ser um ano excelente e chega o final e o baralho muda...senão chover até final de Outubro esta época pode estar perdida.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Não percebo este tipo de comentários.
A seca também faz parte da natureza, ou não? Tem tanto valor quanto a chuva.
Pensar em si? Estão a pensar nos pintores que andam no exterior a pintar? Ou nas pessoas que por "n" motivos não puderam tirar férias no verão e aproveitam agora esta dádiva? Quer-me parecer é que quem acusa é quem não pensa.

Já agora:
-> Outubro de 2007

Ou melhor:
-> Outubro de 2004

E não precisei de recuar décadas.
A situação é de onda de calor, mas não é preciso dramatizar.
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
Não percebo este tipo de comentários.
A seca também faz parte da natureza, ou não? Tem tanto valor quanto a chuva.
Pensar em si? Estão a pensar nos pintores que andam no exterior a pintar? Ou nas pessoas que por "n" motivos não puderam tirar férias no verão e aproveitam agora esta dádiva? Quer-me parecer é que quem acusa é quem não pensa.

Já agora:
-> Outubro de 2007

Ou melhor:
-> Outubro de 2004

E não precisei de recuar décadas.
A situação é de onda de calor, mas não é preciso dramatizar.

LOL

isso são dados de Evora, apresenta lá valores de Lisboa, e já agora esses dados de evora de certeza que já foram batidos nessa mesma cidade nos passados dias.

e sim, a seca faz parte da natureza, tal como a chuva extrema, mas tanto um como outro são situações anormais, e portanto convem referir isso e não estar a achar que é algo de normal, porque não o é.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Abril e Maio já tinham pedido meças ao Julho e Agosto fracos.
Depois de um Setembro que quis compensar , surge este início de Outubro que não estava de todo no programa, mas que assim irá continuar ( até onde a vista meteorológica alcança).
Surpreendente? De quando em vez , há ciclos assim.
O André disse de outros Outubros de calor e Verão fora de Estação.
Mas por vezes até em pleno Inverno há a surpresa;veja-se o Março de 1997 .
Este ano , em Verão desde Abril, com Julho e Agosto fraquinhos, Outubro está ao rubro.
Assim irá continuar.
Confuso? Baralhado? Há anos assim. Esta anormalidade passa...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
LOL

isso são dados de Evora, apresenta lá valores de Lisboa, e já agora esses dados de evora de certeza que já foram batidos nessa mesma cidade nos passados dias.

e sim, a seca faz parte da natureza, tal como a chuva extrema, mas tanto um como outro são situações anormais, e portanto convem referir isso e não estar a achar que é algo de normal, porque não o é.

Essas certezas...
Évora ainda não chegou aos 34ºC este mês. Em 2004 atingiu os 35,9ºC como te mostrei. Também podes ir ver Beja ou a Amareleja com os seus 37,4ºC nesse ano.
Fica também a saber que o recorde de temperatura em Lisboa para o mês de Outubro é 35,3ºC.

Volto a dizer que a situação não é normal: estamos em onda de calor. No entanto, não é caso para dramatismos.

E quanto à precipitação, ela é só a variável menos normal em meteorologia. Bem mais irregular, por exemplo que o vento. Para Outubro, e em Lisboa, tens registos de precipitação de 1mm como de >250mm; em Faro de 0mm como de >300mm; P.Douradas de 1mm, como >750mm, etc.

E no que toca a situação de seca meteorológica, Lisboa até é a única região do país que se encontra em "chuva moderada". Portanto...

----------------------

No que diz respeito a previsões, a primeira quinzena de Outubro parece estar de facto arrumada. O padrão quente e seco será para manter.
Sobre a segunda quinzena, ninguém o sabe. Estatisticamente é a mais húmida e fresca. Veremos.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Abril e Maio já tinham pedido meças ao Julho e Agosto fracos.
Depois de um Setembro que quis compensar , surge este início de Outubro que não estava de todo no programa, mas que assim irá continuar ( até onde a vista meteorológica alcança).
Surpreendente? De quando em vez , há ciclos assim.
O André disse de outros Outubros de calor e Verão fora de Estação.
Mas por vezes até em pleno Inverno há a surpresa;veja-se o Março de 1997 .
Este ano , em Verão desde Abril, com Julho e Agosto fraquinhos, Outubro está ao rubro.
Assim irá continuar.
Confuso? Baralhado? Há anos assim. Esta anormalidade passa...

Desculpem o off topic, mas já fazia falta os "poemas meteorológicos" do nimboestrato :thumbsup:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Claro que isto é no "infinito modelístico", pouco credível, e quase no "hope-casting", numa procura de uma "luz no fundo do túnel".. Mas mesmo sem indo ver padrões remotos como o David bem fez ao analisar um possível bloqueio para os lados da Rússia, a pequena "luz" que vejo nos modelos, é depois de dia 15 o Anticiclone não desaparecer, mas sim fraquejar um pouco e deslocar-se um nada para Sul. ECMWF e GEM mostram ligeiramente isso mesmo no final dos paineis, e o GFS não tanto, mas também o enfraquece ligeiramente. O que daria? Nada de mais, algo semelhante às primeiras chuvas depois do desespero em 2009, com as "caudas" de frentes atlânticas a conseguirem começar a chegar ao NW da península, chuvas fracas, especialmente nessa zona, e provavelmente tempo ameno e ainda seco mais a Sul. Mas também sinceramente, não me parece que a mudança possa ser de outra forma, excepto alguma cut-off marada que dê temporal. De resto, para actividade outonal normal atlântica dificilmente será de outra forma que não progressiva e com inicialmente frentes ténues, quase "moribundas"..

Mas depois deste blablabla todo, relembrando que estava a ver modelos a mais de 200h, de muito pouca credibilidade.. Temos de nos agarrar a algo para não desesperar.
:D
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Não se vislumbram grandes mudanças de padrão... Pelo menos até meio do mês... Verão "soma e segue".

Relativamente aos desejos de chuva e frio, é preciso calma, temos de respeitar o que a Natureza tem para nos oferecer, e acima de tudo respeitar as opiniões/vontades/gostos dos outros. Uns gostam mais de calor e sol, outros de mais de chuva e frio, é mesmo assim, respeito uns pelos outros. (off-topic).

A chuva há-de vir, o frio também, tanto alarmismo... Gozem o que o nosso país tem para oferecer em termos de clima, aproveitem, passeiem ao ar livre, etc... O nosso país não é o UK... (fim de off-topic).