Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
Mesmo assim esta foi a ultima semana de verão total, já que pra semana a tº minima vai ser mais baixa e por isso noites frescas ou frias;)
 


Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
o estado do tempo influencia directamente o estado de espirito das pessoas, e mais ainda quando as pessoas gostam de chuva e algum frio, e este não acontece numa altura em que deveria começar-se a notar.
o mesmo acontece na situação inversa para aqueles que gostam de calor e sol.

portanto não sejamos tão fundamentalistas ou mais papistas que o papa, porque as pessoas não são robots e tem estados de alma.

como este subforum se chama: "Seguimento e Discussão das Previsões do Tempo", penso que a palavra "Discussão", permite em certa medida que as pessoas se possam expressar exibindo as suas emoções e até gostos e desejos pessoais em relação ao estado do tempo, sem estarem amarrados a intervenções que não contemplam nada mais que não seja uma linha dura castrante como se de máquinas se tratassem.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Já ando a ver isto a alguns dias e vejo finalmente uma mudança neste estado de coisas por volta do dia 20 mais coisa menos coisa é certo que falta ainda muito tempo mas o certo é que já quase é um inicio de tendência para que nessa altura tenhamos uma mudança possivelmente para tempo fresco e depois com chuva. Mas temo que venha a adiar este cenário!!
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Diz o Verão ao Outono:
-Tens razão. Desculpa lá. Andei distraído e quando me disseram para ir embora fiquei em pânico . Já? Só estou aqui a arrumar umas coisas e estou de partida. Como tenho muito desarranjo acumulado em tanta distracção,
ainda demora. Não te importas ?
- O que te vale é que sei que não fazes isto por sistema.
Desta vez condescendo. Apressa-te . Olha o transtorno que já estás a causar.
-Mais uns 9 dias e conto partir.
- Ui ? ainda tantos?
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Boa noite!

Parece que finalmente se começam a intuir algumas alterações a medio/largo prazo.


Com esperança que a próxima semana seja a última com temperaturas mais altas que o habitual para esta época do ano.:rolleyes:

Bom fim de semana!:thumbsup:

até que enfim alguém me respondeu. E por acaso com a mesma opinião.
Claro que ainda estamos a grande distância.

p.s. e o Miguel também!
 
Registo
2 Set 2011
Mensagens
83
Local
Porto
Bom dia Amigos do fórum . Mais um dia lindo de sol e calor , infelizmente , nesta altura já queria estar a pensar na lareira :)
Estive a ver as previsões meteorologicas para outras cidades da europa e verifiquei que o cenário é um pouco diferennte daqui . Temos tido sol e muito calor tanto nas min como nas Max. Ao contrário de outras cidades da europa por exemplo moscovo já tem previsão de queda de neve para a proxima semana e as temperaturas min sempre proximas dos 0º 1º graus . E estugarda na alemanha as temperaturas MIN já chegam perto do 1º .

Será que por cá as temperaturas nao vão descer ?
:huh:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,499
Local
Bragança (675m)
Será que por cá as temperaturas nao vão descer ?
:huh:

Vão estar um pouco mais baixas este fim de semana, principalmente no interior norte, para depois voltarem a subir um pouco na próxima semana. Este ambiente de Verão ainda vai durar mais algum tempo.
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
dá ideia que o calor só durará a semana que vem, será provavelmente o adeus definitivo do calor este ano(graças a Deus).

entretanto de chuva,nada.

é como eu disse, Outubro deverá acabar com 0.0mm em todo o país, ou quanto muito alguns chuviscos despreziveis.:disgust::disgust:
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
dá ideia que o calor só durará a semana que vem, será provavelmente o adeus definitivo do calor este ano(graças a Deus).

entretanto de chuva,nada.

é como eu disse, Outubro deverá acabar com 0.0mm em todo o país, ou quanto muito alguns chuviscos despreziveis.:disgust::disgust:

Calma o mes ainda não acabou. Acredito que a partir do dia 20 ainda possa vir chuva. alguns modelos ja vem essa luz ao fundo do tunel
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Por aquilo que vejo nos modelos parece existir uma pequena janela de oportunidade ali entre as 192 e as 216h, altura em que o AA vai mais para Oeste e ao mesmo tempo existe uma anticiclone continental.
Com um empurrãozinho do São Pedro e teriamos aqui uma cut-off !!

Infelizmente somente o ECMWF é que parece ver .. pois enfraquece o AA bem mais do que os outros modelos, do mesmo modo, que é por isso que neste modelo as temperaturas baixam ao contrário dos outros ...
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Por aquilo que vejo nos modelos parece existir uma pequena janela de oportunidade ali entre as 192 e as 216h, altura em que o AA vai mais para Oeste e ao mesmo tempo existe uma anticiclone continental.
Com um empurrãozinho do São Pedro e teriamos aqui uma cut-off !!

Infelizmente somente o ECMWF é que parece ver .. pois enfraquece o AA bem mais do que os outros modelos, do mesmo modo, que é por isso que neste modelo as temperaturas baixam ao contrário dos outros ...

Aurélio,
Como?
viu o GFS, logo a partir das 180 h?
o que vejo no GFS ainda me soa mais a familiar que o ECMWF.

Claro que estamos a falar de modelos a mais de 7 dias, logo... é meio ficção cientifica mas desta vez... acredito, soa a plausível a saida em si e... a exemplo de outros anos com outubro morno foi por essas datas 18-16 de outubro que houve desbloqueio. Note-se que estas últimas palavras são meramente empiricas.

Discordo claramente dos prognósticos que dão 0,0mm de precipitação para outubro. Afirmar isso pode levar a algum alarme que não se deseja, por ninguém.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aurélio,
Como?
viu o GFS, logo a partir das 180 h?
o que vejo no GFS ainda me soa mais a familiar que o ECMWF.

Claro que estamos a falar de modelos a mais de 7 dias, logo... é meio ficção cientifica mas desta vez... acredito, soa a plausível a saida em si e... a exemplo de outros anos com outubro morno foi por essas datas 18-16 de outubro que houve desbloqueio. Note-se que estas últimas palavras são meramente empiricas.

Discordo claramente dos prognósticos que dão 0,0mm de precipitação para outubro. Afirmar isso pode levar a algum alarme que não se deseja, por ninguém.

Deve tar a brincar comigo não ????
O que viu voÇe no GFS e de qual run fala voçê ... uma pequena descida da temperatura mas sem qualquer depressão nem cut-off, nem nada .. já o ECM metia uma cut-off que provavelmente desaparece nesta run ...
Sinceramente não percebo ...

EDIT: Como era de esperar .. dado que era o único modelo a dar isso, desapareceu essa cut-off, mas mantenho a ideia de existir essa janela de oportunidade ainda que seja remota para já .. pois teria que o AA enfraqueceu mais e ir mais para Oeste bem como o Anticiclone Continental ir mais pra cima ... para haver uma forçamento daquela depressão que existe entre as 168h e as 216h a descer na latitude ...
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Ainda é tudo muito longínquo, mas já se vê uma luz no fundo do tunel. Como disse há 2 ou 3 dias, é muito cedo para dizer que Outubro está acabado! Acho desnecessário vir aqui ao tópico e todos os dias ver mensagens repetitivas e sem base científica em como é certo que não vai chover neste mês, etc. Até pode acontecer, mas é absolutamente desnecessário quando já estamos fartos de saber como é a meteorologia e as previsões a longo prazo.

Já agora, alguém me pode dizer donde retira esses diagramas dos ensembles? São muito úteis porque condensam a informação toda. Estou farto de procurar no meteociel, mas só consigo ter acesso aos mapas individuais para cada perturbação, é muito chato estar a verificar um a um.

Cumps