Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,453
Local
Olhão (24 m)
Já agora, alguém me pode dizer donde retira esses diagramas dos ensembles? São muito úteis porque condensam a informação toda. Estou farto de procurar no meteociel, mas só consigo ter acesso aos mapas individuais para cada perturbação, é muito chato estar a verificar um a um.

Cumps

Vais ao meteociel, onde tens os modelos todos clicas em Ensembles, depois clicas em Diagrammes logo na 1ª da lista, depois clicas em Cartes Europe e depois clicas no rato onde quiseres e sai o diagrama.
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
pessoal, para aqueles que não acreditam em 0.0mm para este mês, no final de Outubro falamos.

poderá não ser o 0.0mm puros e duros, mas só acredito quando vir chover.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Acho desnecessário vir aqui ao tópico e todos os dias ver mensagens repetitivas e sem base científica em como é certo que não vai chover neste mês, etc. Até pode acontecer, mas é absolutamente desnecessário quando já estamos fartos de saber como é a meteorologia e as previsões a longo prazo.

pessoal, para aqueles que não acreditam em 0.0mm para este mês, no final de Outubro falamos.

poderá não ser o 0.0mm puros e duros, mas só acredito quando vir chover.

Eu pessoalmente já estou a ficar um pouco farto deste tipo de posts que nada acrescentam ao tópico. Essa tua opinião não tem ainda sustentação nenhuma, os modelos nem no longo prazo alcançam ainda o final do mês!! Estar repetidamente a dizer "eu sei que não vai chover em Outubro", "no fim falamos", "só acredito quando vir" não reflecte de maneira nenhuma aquilo que se pretende neste tópico.

Mas agora, esclarecendo a coisa de uma vez por todas: Ninguém disse que não acredita ver Outubro acabar a zero. É possível que isso aconteça, já aconteceu no passado inclusive. Mas também é possível que haja algum evento que traga chuva ao país até ao final do mês, não podes negar isso! Se ambas as coisas são possíveis, é desnecessário afirmar com todas as letras que não vai chover em Outubro. Já houve vários membros com reconhecida experiência que referiram isto nos últimos dias, isto assim já roça a teimosia!

Peço desculpa pelo off-topic

Cumps

ps: Obrigado, Algarvio1980. Já lá tinha quase chegado, mas quando via apenas o mapa da França pensava que não havia mais saída.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sim, já chega de bater na mesma tecla pois também não muda nada, discute-se aqui modelos, se mostram a mesma coisa não vale a pena repetir dia após dia a mesma coisa, fale-se apenas de possíveis mudanças no horizonte, de contrário o tópico torna-se chato e penoso de ler.

Para falar da situação em termos comparativos com eventos do passado usem o tópico do Clima de Portugal, para falar de tendência da estação, usem o tópico da previsão sazonal.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Sim, já chega de bater na mesma tecla pois também não muda nada, discute-se aqui modelos, se mostram a mesma coisa não vale a pena repetir dia após dia a mesma coisa, fale-se apenas de possíveis mudanças no horizonte, de contrário o tópico torna-se chato e penoso de ler.

Para falar da situação em termos comparativos com eventos do passado usem o tópico do Clima de Portugal, para falar de tendência da estação, usem o tópico da previsão sazonal.

Tenham em atenção o citado. É esclarecedor de todas as dúvidas.

A conversa que se seguiu e que em nada contribuiu para o tema do tópico foi apagada.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Eu ainda vejo bem possível a mudança agora depois do dia 20 isto deve ir adiando mas vai acontecer provavelmente no final do mês
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
Os adiamentos constantes são um sinal que não se passa nada, nada de novo debaixo do sol.
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Vais ao meteociel, onde tens os modelos todos clicas em Ensembles, depois clicas em Diagrammes logo na 1ª da lista, depois clicas em Cartes Europe e depois clicas no rato onde quiseres e sai o diagrama.

Muito bom, mas como se interpreta aquelas linhas todas?:huh:
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
esta continuação do AA, nada mais é que a confirmação das previsões sazonais, se virem as mesmas, todos os meses se prevê precipitação abaixo da média, muito abaixo, portanto não se conte com algo mais que meia duzia de chuvas.