Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2011

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
boa noite,

neste momento na zona oeste da ilha terceira o vento sopra com muita intensidade.

em são miguel também já se registam algumas ocorrências
http://www.meteopt.com/forum/newreply.php?do=newreply&p=300883


...

Então foi por essa razão que o quartel dos bombeiros em PDL lançou as sirenes por volta das 20h. O IM já retirou o aviso verde e voltou a meter aviso laranja até amanhã às 15h para o grupo Oriental..

Neste momente já não chove em Ponta Delgada, vi alguma trovoada ao longe mas passou ao lado da cidade..

@LMCG, tens a estação com dados disponiveis online?
 


ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Será o famoso radar meteorológico que servirá toda a Região Autonoma da Ilha da Madeira, no pico do Facho a uns 515 mts de alt. na Ilha do Porto Santo???

Alguém sabe responder o que é essa estrutura???



semttuloiif.png

Crio que nao seja o famoso radar, pois no porto santo existem muitas antenas militares. Ja la estive a muito anos e esse" radar" ja la existia.
Creio que o famoso radar ira ser construído no dia 31 de Fevereiro :lmao:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Alguém sabe responder o que é essa estrutura???

Penso que é um radar que pertence ao aeroporto/navegação aérea, já estava lá há uns anos quando lá fui
Com a actual crise não me parece que tenhamos desenvolvimentos rápidos no que se refere aos radares meteorológicos que estavam em projecto (Arouca e Madeira). Mas espero estar enganado.
 

rossby

Cumulus
Registo
10 Mar 2007
Mensagens
159
Local
Ponta Delgada - São Miguel
Boa noite

Agora está a chover em PDL...

Realmente o IM dos Açores anda a falhar muito. Mas não creio que seja por falta de competência nem desleixo de certeza. Aposto que isto já serão efeitos dos "cortes" que há uns tempos ouvi falar que estavam a acontecer aqui no IM... Não sei bem, mas da próxima que encontrar alguém do IM pergunto mesmo. Mas o mais provável é mesmo ser consequência de alguma poupança...graças a Deus que a Protecção Civil é da competência regional e que, pelo menos até hoje e tanto quanto sei, nunca se poupou na segurança da população apesar dos apertos, porque se começam a cortar aí também, este país perdeu todo e qualquer valor em nome da dívida! Valha-me Deus...:facepalm:

Não querendo minimizar o papel dos meteorologistas, temos que reconhecer que há limites para a predictabilidade dos fenómenos atmosféricos.

Muitas vezes somos tentados a abusar dos modelos numéricos de previsão como se fossem reproduções fieis da realidade. No caso em concreto, trataram-se de aguaceiros fortes e localizados cuja extensão horizontal era certamente inferior a 15 km. Os modelos numéricos como os que o IM utiliza (T1279 do ECMWF) na sua rotina operacional têm resoluções horizontais da ordem dos 16km. A latitude dos Açores essa resolução é cerca de 24 km, ou seja, cerca da dimensão máxima horizontal da ilha Terceira. Isto significa que não seria correcto esperar que este modelo reproduzisse fenómenos de escala tão reduzida.

Por outro lado, os modelos com maior resolução como o MM5, WRF, AROME ou ALADIN são inicializados com modelos de larga escala que filtram as eventuais perturbações de escala inferior a sua resolução. Nestas condições, não é linear que estas perturbações venham depois a aparecer "miraculosamente" nestes modelos de alta resolução.

Não me parece que as falhas que eventualmente se verificaram na previsão destes fenómenos tenham a ver com falta de competência nem de meios económicos. Trata-se apenas de limitações físicas que só com o avanço da ciência e da tecnologia poderão ser um ultrapassadas.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Não querendo minimizar o papel dos meteorologistas, temos que reconhecer que há limites para a predictabilidade dos fenómenos atmosféricos.

Muitas vezes somos tentados a abusar dos modelos numéricos de previsão como se fossem reproduções fieis da realidade. No caso em concreto, trataram-se de aguaceiros fortes e localizados cuja extensão horizontal era certamente inferior a 15 km. Os modelos numéricos como os que o IM utiliza (T1279 do ECMWF) na sua rotina operacional têm resoluções horizontais da ordem dos 16km. A latitude dos Açores essa resolução é cerca de 24 km, ou seja, cerca da dimensão máxima horizontal da ilha Terceira. Isto significa que não seria correcto esperar que este modelo reproduzisse fenómenos de escala tão reduzida.

Por outro lado, os modelos com maior resolução como o MM5, WRF, AROME ou ALADIN são inicializados com modelos de larga escala que filtram as eventuais perturbações de escala inferior a sua resolução. Nestas condições, não é linear que estas perturbações venham depois a aparecer "miraculosamente" nestes modelos de alta resolução.

Não me parece que as falhas que eventualmente se verificaram na previsão destes fenómenos tenham a ver com falta de competência nem de meios económicos. Trata-se apenas de limitações físicas que só com o avanço da ciência e da tecnologia poderão ser um ultrapassadas.

rossby não acha que um radar meteorológico do IM resolveria em parte esses "problemas técnicos" ?
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Será actividade convectiva de curta duração, embora potencialmente intensa, motivada por aquela massa nebulosa neste momento a SW do grupo oriental.

Não me parece capaz de provocar danos importantes, mas os avisos nunca são de mais, daí o alerta do IM. :rolleyes:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Santa Maria registou 14,6 mm na última hora, se o IM lançou o alerta vermelho deverá ter razões para o fazer. Não esquecer que o efeito orográfico é muito maior em São Miguel que em Santa Maria, pelo que é preciso estar atento nas próximas horas.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Não é freqente o IM lançar alertas vermelhos, mas quem tem vindo acompanhar esta situação a SW do grupo oriental percebe bem o porque deste alerta.

Atenção que chove muito pontualmente e muito localizado, como foi muito bem explicado pelo rossby num dos post anteriores neste seguimento, não interpretem mal este aviso do IM.
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
A chuva tem mesmo sido muito localizada. Ontem e hoje, em PDL, via-se sol de um lado nuvens de outro...ainda ontem, apanhei uma molhada enorme em São Pedro e 2 min depois, 7 km à frente, na Relva, um lindo sol. Tem sido assim e no entanto ainda a noite passada e perto daqui 2 famílias ficaram desalojadas. Nos Açores é assim, pode estar sol e chover em casa do vizinho :rain: Para mim é fácil dizer que não me assusto porque morro num 2º andar mas para muitos será uma noite de medo sem dormir. Oxalá seja mais precaução que previsão...