Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Só para acrescentar áquilo que havia dito, comparando todos os modelos, o que tenho a dizer é que apesar de haver menos um dia de distância, tudo continua muito incerto, e ainda por cima quando se trata de possiveis ciclogéneses, como mostra claramente o GFS e ECM, e algo o NOGAPS, mas os outros entre os quais o respeitado (?) UKMO, indica somente uma frente.
Depois da frente tudo depende da trajectoria da depressão secundária se é que ela vai existir ....
 


boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Previsões em Meteorologia acima de 5 dias, ou seja, 120 horas, é quase sempre cedo, portanto só hoje vamos baixar desse ponto em que as coisas começam depois a afinar nos pormenores.
Mas como temos vários modelos parecidos e que se vão mantendo consistentes, o ECM praticamente não mudou nada desde ontem, podemos ter mais confiança nas previsões, de qualquer forma deveremos ter alguma coisa pelo menos moderada.



120 horas

modelosy.gif

Bom dia

Todos os modelos estão de acordo, relativamente á precipitação. Lógicamente que quantidades de água ainda é cedo para sabermos, penso que para já certa é a chuva quanto ao resto.....;)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Total de precipitação acumulada prevista pela saída do GFS das 00h até à próxima 3ª-feira (com as devidas cautelas pois o período de previsão termina praticamente daqui a uma semana...)



A notar-se claramente os dois máximos de acumulados:

- NW , devido às 2 frentes (2ª e 3ª)

- S , devido à possível convecção de 6ª a Domingo e da frente de 2ª
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
A instabilidade de 6ªfeira e sábado no Algarve está muito interessante, no sábado uns 25 mm é o que prevê o ECM retirado do Foreca http://www.foreca.com/Portugal/Olhao com trovoada associado, embora o GFS não esteja lá muito convencido mas mesmo assim a run das 6 prevê uns 54 mm de precipitação durante os próximos dias e afinal Outubro ainda pode acabar com a precipitação na média ou lá perto.

Esqueci-me de referir que o Hirlam já mostra também precipitação a sul do Algarve no final de 6ªfeira.

Impressionante, é a velocidade do vento prevista pelo Foreca para 2ªfeira vento de 54km/h.

Acho que é nestas alturas que deve existir prevenção, não é depois de ocorrerem, que se vai lamentar as inundações que podem causar. Sargentas completamente entupidas, cheias de folhas, a protecção civil devia avisar as autarquias para efectuarem a limpeza das mesmas.
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
A instabilidade de 6ªfeira e sábado no Algarve está muito interessante, no sábado uns 25 mm é o que prevê o ECM retirado do Foreca http://www.foreca.com/Portugal/Olhao com trovoada associado, embora o GFS não esteja lá muito convencido mas mesmo assim a run das 6 prevê uns 54 mm de precipitação durante os próximos dias e afinal Outubro ainda pode acabar com a precipitação na média ou lá perto.

Esqueci-me de referir que o Hirlam já mostra também precipitação a sul do Algarve no final de 6ªfeira.

Impressionante, é a velocidade do vento prevista pelo Foreca para 2ªfeira vento de 54km/h.

Acho que é nestas alturas que deve existir prevenção, não é depois de ocorrerem, que se vai lamentar as inundações que podem causar. Sargentas completamente entupidas, cheias de folhas, a protecção civil devia avisar as autarquias para efectuarem a limpeza das mesmas.

É exactamente isso. :thumbsup: É justamente para isso que devem servir as previsões meteorológicas mesmo que não se verifiquem.
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
então a chuva está prevista a partir de sexta(sexta incluida), ou só vai chover no domingo/segunda?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Depois de ver a previsão das manchas nublosas dá para ver que o seu movimento vem de África, hum acho que vamos ter chuva de lama no Sábado ou não estivesse a atmosfera cheia de terra.
Seja como for dá um arraso na chuva de final de Sexta e Sábado e mesmo Domingo tornando os aguaceiros bem mais isolados ....
Destaque para já para a manutenção do cavamento no Domingo mas ligeiramente mais a norte e mais em cima de portugal !!

Resumindo para já a precipitação nesta run parece quase exclusivamente confinada á frente prevista ...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Depois de ver a previsão das manchas nublosas dá para ver que o seu movimento vem de África, hum acho que vamos ter chuva de lama no Sábado ou não estivesse a atmosfera cheia de terra.
Seja como for dá um arraso na chuva de final de Sexta e Sábado e mesmo Domingo tornando os aguaceiros bem mais isolados ....
Destaque para já para a manutenção do cavamento no Domingo mas ligeiramente mais a norte e mais em cima de portugal !!

Resumindo para já a precipitação nesta run parece quase exclusivamente confinada á frente prevista ...

E piorou imenso o cenário da frente na 2ª, associado ao cavamento.. Está abusivo! :eek:




Mas lá está, falta mais de meia semana, vale o que vale..
Não vale muito a pena é estarmos aqui a discutir saída para saída excepto mera curiosidade e vermos os variados cenários, pois vai haver imensos recuos e avanços na frente, e também na instabilidade convectiva antes.

Certo apenas que teremos uma frente de Domingo para 2ª-feira, que parece poder vir a ser algo forte, por estar associado a uma depressão secundária a formar-se, e que nos dias a partir de 6ª-feira alguns aguaceiros e trovoadas deverão ocorrer, em especial a Sul, mas certamente em regime de "lotaria". Mais que isto é especular para já.
;)
 

nelsonfadigas

Cirrus
Registo
8 Jul 2010
Mensagens
10
Local
Paião - Figueira da Foz
Caros amigos quando escrevi isto:

"Caros amigos, depois de um estudo exaustivo dos diversos modelos e a pedido de mt gente, consegui verificar k muito possivelmente (isto porque nunca se consegue ter a certeza absoluta) este violento calor fora de época acaba esta semana!!!
Sendo k já a partir d Segunda existem condições para a chuva começar a dar da sua graça comecando no Norte e estendo-se a todo o continente em forma de aguaceiros e trovoada pelo Quarto Minguante!!!"

Ninguém acreditou!!!!!!
Até me gozaram!!!!!!!!

Na realidade ENGANEI-ME (por uns 5 dias) porque os modelos alteraram logo umas horas após ter colocado no tópico, mas uma coisa é certa a chuva está para chegar e em GRANDES QUANTIDADES diria até que o que não veio esta semana vem junto com o que deveria vir pra semana!!!! Com ela vem o vento e a trovoada!!!
Mas depois regressa o bom tempo no inicio de Novembro!!!!!


Fica aqui as minhas sinceras desculpas!!!!
 

Pastichio

Cirrus
Registo
24 Jan 2011
Mensagens
8
Local
Elvas


Uploaded with ImageShack.us

Para ajudar mais um pouco...precipitação na ordem dos 5/8 mm/h

Um sistema frontal com bastante actividade, com forte advecção de vorticidade positiva aos 500. Cheira a trovoadas e quem sabe uns mammatus.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Previsões em Meteorologia acima de 5 dias, ou seja, 120 horas, é quase sempre cedo, portanto só hoje vamos baixar desse ponto em que as coisas começam depois a afinar nos pormenores.
Mas como temos vários modelos parecidos e que se vão mantendo consistentes, o ECM praticamente não mudou nada desde ontem, podemos ter mais confiança nas previsões, de qualquer forma deveremos ter alguma coisa pelo menos moderada.

Sim Vince, estava-me a referir a este caso em particular...visto existir uma concordância nos 2 maiores modelos e haver uma persistência em várias runs consecutivas daí estar a achar que deverá haver algo mais certo...
 

F_R

Cumulonimbus
Registo
9 Ago 2008
Mensagens
2,299
Local
Nantes (Abrantes)
Esta tarde o meteorologista que esteve na RTP avisou para as pessoas limparem as áreas de escoamento da água para não haver surpresas desagradáveis
 

Pastichio

Cirrus
Registo
24 Jan 2011
Mensagens
8
Local
Elvas
Sim Vince, estava-me a referir a este caso em particular...visto existir uma concordância nos 2 maiores modelos e haver uma persistência em várias runs consecutivas daí estar a achar que deverá haver algo mais certo...




rz5005.gif


mt8lissabonens.png




Para o ponto de Lisboa....uma das corridas com pp6h de 50mm :rain:

De qq das formas o ensemble válido mantém uma taxa de precipitação por volta dos 20mm.
Nos spaghetti plots mantém-se o lado Este do vale depressionário sobre a península ibérica em qq dos runs... tudo a apontar para um dia bastante chuvoso e muita ventosga para nós.