Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
não tinha reparado:o
 


Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
quanto à frente, mantem-se a severidade da mesma tal como ontem foi modelada, ou não?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
obrigado a todos:thumbsup:


está poderosa, se não houverem alterações, vão acontecer situações complicadas em certos locais:eek:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
obrigado a todos:thumbsup:


está poderosa, se não houverem alterações, vão acontecer situações complicadas em certos locais:eek:

Não propriamente, está mais violenta e rápida, localmente poderão ocorrer alguns problemas, mais ainda falta algum tempo pra definir ao certo aquilo que se irá passar, além que está a run mais extremada.
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
obrigado a todos:thumbsup:


está poderosa, se não houverem alterações, vão acontecer situações complicadas em certos locais:eek:


Não te fies muito na run das 18z...
Tem mais atenção a das 00z e 12z... Processam mais dados e mais completos!
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
bem, esta agora é mesmo off topic e para alem disso eu sei que já foi mais que colocado por aqui, eu até já vi isso tudo ao pormenor mas não consegui achar, só por isto tudo peço muitas desculpas, mas era para me informarem a que horas saem as runs.

penso que hoje ainda sai uma, verdade?


uma vez mais as minhas desculpas pelo off topic e tambem por estar a pedir uma informação que já estão fartos de divulgar.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
GFS 12Z vs GFS 18Z naquilo que é suposto ser o "pico" da precipitação:

raingfs.jpg


a 18z está mais extrema... mas normalmente esta run é mais dada a extremos/exageros...

o evento aproxima-se, e penso que pelo menos uma frente de intensidade moderada,localmente mais intensa/forte deveremos ter...
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
A run das 0:00h coloca, para o final de Domingo, umas quantidades de precipitação jeitosas para o litoral... Não há fome que não dê em fartura...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A run das 0:00h coloca, para o final de Domingo, umas quantidades de precipitação jeitosas para o litoral... Não há fome que não dê em fartura...

Acentua uma pequena perturbação que vem desde os Açores embebida na frente...a reactivar a sua faixa sul com bastante ar quente ecarregado em agua levando a um aumento da convecção produnda.
Em todo o caso só no nowcasting poderemos ter a certeza do que se vai passar, no entanto aconselho que se tomem precauções tendo em conta este cenário mais gravoso...depois o que vier que venha como tiver que vir..

Atenção que no Norte e Centro, o pico da precipitação vai coincidir em cheio com o pico da maré alta...estaremos na noite de Dom-2f entre as 23h e as 02h com uma maré de até 3.2-3.4m, o que já são marés grandes ( >3m)...a sorte é que as marés vivas só serão lá na 5f..
Na AML e no Algarve teremos ainda bastante precipitação na hora de ponta e possivelmente lençois de agua e detritos nas ruas...portanto será uma manhã caótica.
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Não sei se por conhecimento atempado das previsões ou se por acaso, alguns funcionários da Câmara de Sintra andaram esta semana a limpar sarjetas em alguns locais. Parece que finalmente se começa a dar atenção a previsões meteorológicas com alguma antecedência.