Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

Jocru

Cirrus
Registo
9 Dez 2009
Mensagens
64
Local
Quarteira (65m)
O Coamps também dá bastante chuva

coamps266.png
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Esta run das 18 do GFS colocou a precipitação mais a sul, na zona de Sines. Mas, vendo todos os modelos, isto está muito confuso, digo eu, por exemplo, o GEM mete grosso da precipitação no Algarve, o UKMO coloca alguma severidade no Noroeste do país, até está bastante parecido ao Hirlam mas o Hirlam é de 6 horas. O BOM ACCESS mete a zona de Lisboa e do Algarve com elevada precipitação.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
pessoal mais experiente, o que é que me dizem disto, está medonho, não acham?
Notas

O modelo UKMO que apresentaste, tem acumulações de precipitação de 12 horas. O gfs é apenas de 6h.
Vejam o período.

Outra coisa, para não haver confusão.
Quanto põem uma carta de precipitação do gfs, por exemplo, às 8h de segunda-feira, significa que é a quantidade de precipitação que cai entre as 2h e as 8h, ou seja, num espaço de 6h.

Mas não esquecer que o meteociel é francês. Logo, isso convertido para hora portuguesa é: das 1h às 7h.
E convertido para hora UTC é das 0h às 6h.
Períodos de 6 horas.
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
A cerca de 48 horas da entrada da frente prevista para o nosso continente penso já é um dado mais que adquirido que vai chover bem, agora quantidades e localização penso que somente horas antes e atraves da imagens de Satelite e Radar.

Agora os modelos servem e bem para as autoridades competentes analisarem a situação e emitirem os devidos alertas caso entendam ser necessario.
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
em relação ao dia de amanhã, não consigo entender como é que se prevê chuva, a imagem de satélite está assim, e aquelas nuvens em Marrocos vão para outro lado:huh:

http://www.sat24.com/en/sp
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Notas


Outra coisa, para não haver confusão.
Quanto põem uma carta de precipitação do gfs, por exemplo, às 8h de segunda-feira, significa que é a quantidade de precipitação que cai entre as 2h e as 8h, ou seja, num espaço de 6h.

Curioso. Andei enganado anos. pensava que o periodo de 6h começava 3h antes e 3h depois da hora da carta. Ou seja, neste caso particular, seria a precipitação das 5h até às 11h.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Curioso. Andei enganado anos. pensava que o periodo de 6h começava 3h antes e 3h depois da hora da carta. Ou seja, neste caso particular, seria a precipitação das 5h até às 11h.

Pois, é comum alguns interpretarem dessa forma.

Run das 18h, significa que começa a contar exactamente a partir desse momento.
Ou seja, as primeiras 6h de precipitação correspondem ao acumulado de precipitação entre as 18h e as 0h.
20h e 2h - hora francesa (meteociel).
19h e 1h - hora portuguesa.

No fim-de-semana de 29/30, quando a hora mudar, ficamos igual à hora UTC. Portanto, a run das 18h corresponderá às nossas 18.
E +1h em França (meteociel), e não +2h como é no horário de verão.
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
Pois, é comum alguns interpretarem dessa forma.

Run das 18h, significa que começa a contar exactamente a partir desse momento.
Ou seja, as primeiras 6h de precipitação correspondem ao acumulado de precipitação entre as 18h e as 0h.
20h e 2h - hora francesa (meteociel).
19h e 1h - hora portuguesa.

No fim-de-semana de 29/30, quando a hora mudar, ficamos igual à hora UTC. Portanto, a run das 18h corresponderá às nossas 18.
E +1h em França (meteociel), e não +2h como é no horário de verão.

Um esclarecimento muito pertinente, dado que eu também estava equivocado!

Respondam-me a uma questão pff. Perante as circunstâncias do sistema frontal de domingo/segunda qual é a espessura aproximada das nuvens que carregam a precipitação?
Eu sei que é uma pergunta secundária e até algo estúpida... loool
Abraço
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Para aqui o GFS tirou muita chuva e também bastante vento...

em relação ao dia de amanhã, não consigo entender como é que se prevê chuva, a imagem de satélite está assim, e aquelas nuvens em Marrocos vão para outro lado:huh:

http://www.sat24.com/en/sp

Penso que seja daqui que irá nascer alguma instabilidade progredindo para Norte.

 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Também penso o mesmo Geias...

Relativamente ao GFS esperemos que seja apenas uma RUN... Pois praticamente desapareceu a frente de quarta feira...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Respondam-me a uma questão pff. Perante as circunstâncias do sistema frontal de domingo/segunda qual é a espessura aproximada das nuvens que carregam a precipitação?
Eu sei que é uma pergunta secundária e até algo estúpida... loool
Abraço

Não entendi bem a pergunta, espessura em que sentido ? Altura das mesmas, etc ?
Numa superfície frontal deste género temos todo o tipo de nuvens, das mais baixas até às mais altas.
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
Não entendi bem a pergunta, espessura em que sentido ? Altura das mesmas, etc ?
Numa superfície frontal deste género temos todo o tipo de nuvens, das mais baixas até às mais altas.

Refiro-me à largura das nuvens, tendo como referência um suposto plano paralelo imaginário da crosta terrestre? Não sei se me faço entender!:thumbsup: