Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Mapa interessante de se ver.. Quase impossível ir em linha recta do norte de marrocos até à finlandia, sem chover! Assim dá gosto, é de encher a vista! :)



De facto...vendo bem a imagem, 4 sistemas de baixas pressões, quase alinhadas desde a Gronelândia até Marrocos práticamente.:)


Continuam as duvidas relativas ás quantidades de chuva e os locais onde a precipitação vai ser mais forte. Só mesmo na altura é que vamos conseguir ver isso.:thumbsup:
 


NunoBrito

Cumulus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
354
Local
Parede - Cascais
Previsão para domingo, 23 de outubro de 2011

Céu muito nublado, temporariamente pouco nublado durante a manhã.
Chuva, por vezes forte a partir da tarde.
Vento moderado (15 a 30 km/h) do quadrante sul, tornando-se forte (35 a 50 km/h) com rajadas da ordem dos 100 km/h no litoral, e soprando forte a muito forte (50 a 75 km/h) com rajadas
até 110 km/h nas terras altas em especial a partir da tarde.
Pequena subida da temperatura mínima.
Pequena descida da temperatura máxima.

Grande Lisboa:
Céu muito nublado, temporariamente pouco nublado no início da manhã.
Chuva, por vezes forte a partir da tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, tornando-se forte (35 a 50 km/h) com rajadas até 100 km/h.

Grande Porto:
Céu muito nublado.
Chuva, por vezes forte durante a tarde.
Vento moderado (15 a 30 km/h) do quadrante sul, temporariamente forte (35 a 50 km/h) com rajadas até 100 km/h.


http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaodescritiva/
 

jorge1990

Cumulus
Registo
26 Nov 2010
Mensagens
320
Local
Lamego
Na madrugada de dia 24, os níveis de precipitação são elevados na região Centro, Grande Lisboa e Península de Setúbal, ou seja o cenário é mais ou menos idêntico ao da última run das 12z de ontem.

6hrprecip.png
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Penso que as regiões que experimentarão maior acumulação em precipitação serão no Centro e Sul do Distrito de Castelo Branco, Norte dos Distritos de Portalegre e Santarém, Sul e Leste do Distrito de Setúbal o Centro do Distrito de Évora, Norte do Distrito de Beja e por último regiões montanhosas do barlavento Algarvio.
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Penso que as regiões que experimentarão maior acumulação em precipitação serão no Centro e Sul do Distrito de Castelo Branco, Norte dos Distritos de Portalegre e Santarém, Sul e Leste do Distrito de Setúbal o Centro do Distrito de Évora, Norte do Distrito de Beja e por último regiões montanhosas do barlavento Algarvio.

E Lisboa?
 
Registo
2 Set 2011
Mensagens
83
Local
Porto
Eu peço desculpa de estar a discurdar de maior parte de voces mas a meu ver não será assim nada de mais o que se preve um tempural segundo o IM , .
Acho que não passara de um aguaceiros pontualmente fortes e uma ventinho porque granizo e trovoado não me parece que venha acontecer .,
Espero estár errado e poder apreciar um grande temporal , mas não me parece que isso vá acontecer .:lmao::lmao::lmao:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,702
Local
Loures
Eu peço desculpa de estar a discurdar de maior parte de voces mas a meu ver não será assim nada de mais o que se preve um tempural segundo o IM , .
Acho que não passara de um aguaceiros pontualmente fortes e uma ventinho porque granizo e trovoado não me parece que venha acontecer .,
Espero estár errado e poder apreciar um grande temporal , mas não me parece que isso vá acontecer .:lmao::lmao::lmao:

É esperar para ver.

E já agora, "escreva português", sff.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Eu peço desculpa de estar a discurdar de maior parte de voces mas a meu ver não será assim nada de mais o que se preve um tempural segundo o IM , .
Acho que não passara de um aguaceiros pontualmente fortes e uma ventinho porque granizo e trovoado não me parece que venha acontecer .,
Espero estár errado e poder apreciar um grande temporal , mas não me parece que isso vá acontecer .:lmao::lmao::lmao:

Porque???
já não estamos a 1 semana, mas sim a um dia de previsões... não há motivo para não acreditar.
 

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Ola,

A Autoridade Nacional de Protecção Civil, colocou todos os corpos de bombeiros em Alerta Amarelo, a partir das 12h00 de amanhã ..
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Nova saida do modelo dos nuestros irmanos Hirlam...

A modelar também aquela segunda depressão segundaria.

hirlam2.gif


É quase certo que esta vai acontecer! Algo em que os modelos estão muito concisos


Em relação a precipitação temos isto segundo o hirlam!

hirlam.gif


Continuamos com muita precipitação! Desta vez mais confinada a norte!
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
a ultima run do GFS(12z) colocou um agravamento na quantidade da chuva, em especial na zona de Lisboa/Leiria, para a madrugada de segunda, ora vejam lá:

gfs-2-36.png


entretanto a proxima run deverá sair perto das 22:30, vamos ver se mantem ou se ameniza, embora os mais experientes assinalem o facto de a run das 18z ser dada a exageros e menos precisa(a proxima que vai sair).

o IM por outro lado, passou todo o território continental a alerta laranja para chuva e vento, exceptuando os dois distritos de trás os montes e o da guarda, que estão apenas laranja devido ao vento e a amarelo devido à chuva.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Não consigo entender o Estofex, para o Norte nada enquanto o Instituto de Meteorologia prevê um temporal!

O Estofex ainda só tem a previsão para o dia de hoje e até amanhã às 6 UTC (7h da manhã).

Portanto, só mais logo é que sai a previsão para amanhã.