Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Deixo aqui estes mapas de previsão de precipitação.
São baseados no GFS e prevêem o acumulado em 3 horas.
No canto superior direito adicionamos 1 hora à indicada: 18h UTC=19h em Portugal continental.
O acumulado corresponde sempre às 3 horas anteriores: das 15h UTC até às 18h UTC ou das 16h até às 19h.

isobarscloudsrainiberia.png

isobarscloudsrainiberia.png

isobarscloudsrainiberia.png

isobarscloudsrainiberia.png

isobarscloudsrainiberia.png
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA - Possibilidade de períodos de chuva moderados a fortes e trovoadas nas próximas horas, com vento muito forte, sobretudo nas vertentes norte ...
POSTED pelo gerofil

Quem pode confirmar-me esta situação pois na analise dos modelos e ate pelo satelite não vejo nada que indique...ate mesmo em relação ás trovoadas.. Podem responder me sff:unsure:

Fontes: Aviso Laranja do Instituto de Meteorologia, Tempo nas Ilhas e Observatório Meteorológico do Funchal
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Neve na serra da estrela amanha ? o que vos parece ?

Irá ocorrer neve nos pontos mais altos da serra da estrela, mas irá logo desaparecer porque irá chover e entrar ar quente.
 

B84

Cirrus
Registo
23 Out 2011
Mensagens
32
Local
Lisboa
Viva a todos,

Já há algum tempo que consulto este forum (ainda que esporadicamente). Hoje decidi registar-me para saber a vossa opinião acerca de o ESTOFEX nada ter emitido até ao momento. Por norma consulto os relatórios do dito projecto e estou a estranhar nada estar registado no mesmo em relação às condições que se avizinham do nosso território.

Cumprimentos!!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Quer dizer que a frente ou está muito perto ou já está mesmo em cima nós?

Aquilo já não é bem uma frente, é mais um conjunto de células, que irão atravessar o país.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ok. E pelo que me deu a entender elas já estão a ficar em cima de nós, correcto?

Sim, irá começar a chover em breve, mas será mais no centro e sul.