Seguimento Litoral Centro - Outubro 2011



c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Loures (a poucos km de Lisboa)

58 mm acumulados !
pressão 996,4hPa

vento forte.
Vento MÉDIO de 43 km/h ??? não é rajada, é mesmo médio !!!

Esta frente pode provocar ventos localmente muito fortes, mas até que ponto os anemometros estão calibrados para eles... não sei.
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Afinal sempre tens. Aqui nesta zona nao sei o que se passou. Se ai foi assustador imagina aqui andre. Completamente exposto ao vento no meio da serra. Ainda sem luz.
 

FranciscoAlex

Cumulus
Registo
30 Mai 2011
Mensagens
106
Local
Torres Vedras / Sobral da Abelheira(Mafra)
A chuva parou mas o vento sopra muito muito muito forte aqui em torres, vem de sul e está-me a fazer lembrar aquela noite de Dezembro de 2009:shocking:
Está muito vento mesmo:surprise::surprise::surprise: parece que voltei aquela noite meu deus
 

Fábio Silva

Cirrus
Registo
14 Abr 2010
Mensagens
37
Local
Camarate & Torres Vedras
eu não sei o que aconteceu aqui pela zona de camarate mas cheguei agora e grande parte dos placares grandes de publicidade estão quase todos no chão diversas árvores partidas e caídas caixotes do lixo completamente virados e os bombeiros de um lado para o outro sem parar. :shocking:
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
em que local foi isso, não quero negar que possa ter acontecido, no wunderground a estações a dar valores altos na zona de lisboa e outra não registam os mesmos valores, a do caramulo a um bocado deu 155km\h
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Não me cabe a mim fazer com que acreditem nos valores. Toda a região em redor foi igualmente atingida por breves e fortíssimas rajadas. Apenas posso dizer que, tendo vivido este acontecimento, o valor de 164 km/h não me parece muito longe da realidade. Foi um momento assustador. Nunca antes tinha presenciado tal força, tendo já vivido anteriores temporais, e registado 109,5 km/h em 2009 e 115,9 km/h a 27/02/2010.

Deixo um excerto do gráfico da minha estação.

wmr100mirasintra1644kmh.png
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Em Oeiras, há cerca de meia hora, que praticamente nao chove.


Condições actuais (actualizado às 24-10-11 0:19)

Temperatura: 18.8°C

Wind chill: 17.3°C

Humidade: 93%

Ponto Condensação: 17.6°C

Pressão: 996.9 hPa

Vento: 25.7 km/hr S

Precipitação: 1.0 mm/hr

Precipitação hoje: 0.2 mm
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
em que local foi isso, não quero negar que possa ter acontecido, no wunderground a estações a dar valores altos na zona de lisboa e outra não registam os mesmos valores, a do caramulo a um bocado deu 155km\h

Estação do WU do Caramulo.

De facto os valores são bastante duvidosos.
Mas a estação está num dos pontos mais altos da serra do Caramulo, a 970m de altitude, completamente exposta ao vento.
Uma estação lá em condições, seria verdadeiramente interessante.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
sim a estação esta bem alto e é verdade que o caramulo é a primeira grande elevação la tudo chega sem abrandar, mas a estação não parece estar bem pois costuma apresentar dados com erros , mas podem ter calibrado ou arranjado recentemente
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Vou fazer aqui um pequeno off topic:

Que inveja que vocês me estão a meter:(, deve estar a ser uma excelente noite de acompanhado meteorológico e eu a 3000km de distancia na Polónia a ver isto tudo à distância, mas não se pode ter tudo, não é?? ;)

Por aqui. em Białystok. para além da temperatura negativa (-2ºC), não se passa nada de mais...