Previsão Sazonal: Outono-Inverno 2011/2012

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Boa tarde

Penso que a estar certo o ECMWF relativamente à temperatura (se e só se...) ser acima da média, então teremos precipitação na média ou acima. Só assim se explicaria esta situação.
Por norma temos temperatura acima do normal com outono\inverno húmidos e vice-versa. Maiores dias de insolação, mais secos, tem predominância de tempo mais fresco com temperaturas abaixo da média.
Esta é a noção que tenho em específico aqui para o litoral norte.

Corrijam-me se tenho uma percepção errada.;)


Isto cada caso é um caso, e claro, um Inverno com muito bloqueio e pouca chuva, terá naturalmente de ter frescura, e entradas secas frias, mais ou menos frequentes.
É uma percepção normal e certa.

Mas se por "azar" se situar uma alta pressão não exactamente no Golfo da Biscaia a estender para a Europa Central, mas sim ficar mais situada no Norte de África, ou mesmo em cima de nós, em vez de fluxo seco frio continental de NE/E, podemos ter mais períodos de fluxo seco de SE, portanto muito menos frio, e com episódios de temperaturas acima do normal, primaveris. Aliás, na prática até pode acontecer mesmo com o anticiclone nessa posição favorável no Golfo da Biscaia, se ele não se estender até à Europa Central, e assim em vez de "aspirar" ar frio, a circulação ficar muito mais fechada e restrita ao SW da Europa, sem nunca ter muito ar frio a ser introduzido na nossa região.

Acontece várias vezes em Fevereiro, tenho essa percepção. Seria um azar acontecer em grande parte do Inverno
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Obrigado pela explicação:thumbsup:

Também tenho essa percepção. Por vezes acontece termos períodos mais quentes no final de janeiro ou em fevereiro - pouco comum nos últimos anos mas de lembrança quando criança\adolescente. É claro que esses períodos podem de certa forma alterar uma média até aí estabelecida e aumentar os valores de temperatura.

Relativamente a este outono\inverno: há possibilidades de termos mais entradas de NO, húmidas mas mais frias do que as entradas de O\SO, com pluviosidade forte mas de mais curta duração do que as de O\SO?
Com esta dinâmica de NO poderíamos ter temperaturas médias mais baixas e com pluviosidade mais baixa.
Poderá esta situação ser possível? Refiro-me sempre ao NO da península.;)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Esperemos que estes falhem redondamente:

http://www.accuweather.com/blogs/euro/story/56651/winter-forecast-20112012.asp

201112wintertempseuro.jpg


201112winterprecipeuro.jpg
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
o IRI também já actualizou e o que digo é que esse modelo é muito estranho, pois a actualizou deles é um mapa europeu sem qualquer sinal ....
Ou seja tudo a branco excepto nos Açores onde e previsto ser mais seco que o normal ....
Enfim ...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Bate certo com as minhas ideias, no entanto é algo extremista:p

Achas que poderão falhar porquê? não faz sentido para ti o padrão?

Eu quero que falhem, seria um inverno muito chato. É uma previsão extremista, e que não vai de encontro ao que prevê nenhum dos modelos de renome. Seria interessante saber os detalhes da previsão de Joe Bastardi, para ver se está de acordo com os seus sucessores.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
É um cenário que pode vir a ocorrer mesmo não sendo o padrão mais habitual para um Inverno seco em Portugal Continental. Também espero que não se venha a verificar tal cenário.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Eu quero que falhem, seria um inverno muito chato. É uma previsão extremista, e que não vai de encontro ao que prevê nenhum dos modelos de renome. Seria interessante saber os detalhes da previsão de Joe Bastardi, para ver se está de acordo com os seus sucessores.


Peço desculpa, mas por aquilo que já li em anteriores posts colocados por diversos membros ...quase todos os modelos apontam para um Inverno seco.


...e que não vai de encontro ao que prevê nenhum ...." nao percebi esta parte:confused:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Todos os modelos apontam para um Inverno seco, a diferença é a altura em que começa ...
Neste momento somente o CFSv2 que parece apontar para uma zonal fortissima é que coloca o Inverno chuvoso/muito chuvoso.
Em termos mensais por aquilo que vi .. estes 2 meses Novembro e Dezembro continua a ser muito duvidosos !!
Ou seja, os modelos neste momento estão sem tendencia definida !!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Peço desculpa, mas por aquilo que já li em anteriores posts colocados por diversos membros ...quase todos os modelos apontam para um Inverno seco.


...e que não vai de encontro ao que prevê nenhum ...." nao percebi esta parte:confused:

Quase todos os modelos prevêem inverno seco, mas de forma diferente que a Accuweather. O padrão previsto pela generalidade dos modelos prevê uma circulação retrógrada na Europa, com fluxo de leste, que originaria precipitação acima da média no Mediterrâneo, e temperaturas na média ou abaixo no continente.
A Accuweather prevê anticiclone ibérico, completamente diferente dos restantes. Basicamente as depressões contornavam a Europa ocidental a norte e instalar-se-iam na Europa oriental, como aconteceu em 2008.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Quase todos os modelos prevêem inverno seco, mas de forma diferente que a Accuweather. O padrão previsto pela generalidade dos modelos prevê uma circulação retrógrada na Europa, com fluxo de leste, que originaria precipitação acima da média no Mediterrâneo, e temperaturas na média ou abaixo no continente.
A Accuweather prevê anticiclone ibérico, completamente diferente dos restantes. Basicamente as depressões contornavam a Europa ocidental a norte e instalar-se-iam na Europa oriental, como aconteceu em 2008.

Há de ser uma coisa entre esses dois cenários.
Na minha opinião, teremos um anticiclone entre os Açores e a PI, com a zonal forte desde a Bermuda até ás ilhas britanicas.
Na Europa de leste teremos ainda o storm track a separar-se numa rota mais a norte na Escandinavia, e outra no Mediterraneo.
O maior bloqueio, com aqueles processos retrogados, estará colocado para leste entre o Mar Negro e o Mar de aral.

Na PI, a precipitação virá de restos de frentes vindas de N, ou alguma situação mais rara de SW em forma de cut-off.
Só na Primavera voltará a chuva e o tempo fresco.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Há de ser uma coisa entre esses dois cenários.
Na minha opinião, teremos um anticiclone entre os Açores e a PI, com a zonal forte desde a Bermuda até ás ilhas britanicas.
Na Europa de leste teremos ainda o storm track a separar-se numa rota mais a norte na Escandinavia, e outra no Mediterraneo.
O maior bloqueio, com aqueles processos retrogados, estará colocado para leste entre o Mar Negro e o Mar de aral.

Na PI, a precipitação virá de restos de frentes vindas de N, ou alguma situação mais rara de SW em forma de cut-off.
Só na Primavera voltará a chuva e o tempo fresco.

Ou seja, a ver se entendo a imagem, o posicionamento médio do anticiclone posiciona-se mais ou menos na posição normal de Verão entre açores e a PI, mas apenas de quando em vez lá existirá alguma possibilidade de se ligar ao AA siberiano, circunstância que poderá favorecer baixas depressoes no mediterrâneo, ou com alguma entrada de SW. Ou seja, precipitação de leste é esquecer, só alguma que venha de SW, ou restos de norte (em algum intervalo/afastamento do AA Açores), isso é muita secura.. Quanto a temperaturas, um AA açores até à PI resulta em 2 dias frios e depois a aquecer gradualmente. Apenas a situação de conjuntura com o AA Siberiano propiciaria baixa continua de temperaturas, sendo potenciado e com vento se houver depressão ao largo da costa leste da PI!

Será isto o que nos espera? Que tédio.. Seria como até aqui, um tempo de sol, mas com temperaturas ligeiramente abaixo da média, e com um outro evento de frio mas seco. E quem sabe, alguma entrada de Sw pudesse surpreender com algum frio instalado, mas muito localizado.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Ou seja, a ver se entendo a imagem, o posicionamento médio do anticiclone posiciona-se mais ou menos na posição normal de Verão entre açores e a PI, mas apenas de quando em vez lá existirá alguma possibilidade de se ligar ao AA siberiano, circunstância que poderá favorecer baixas depressoes no mediterrâneo, ou com alguma entrada de SW. Ou seja, precipitação de leste é esquecer, só alguma que venha de SW, ou restos de norte (em algum intervalo/afastamento do AA Açores), isso é muita secura.. Quanto a temperaturas, um AA açores até à PI resulta em 2 dias frios e depois a aquecer gradualmente. Apenas a situação de conjuntura com o AA Siberiano propiciaria baixa continua de temperaturas, sendo potenciado e com vento se houver depressão ao largo da costa leste da PI!

Será isto o que nos espera? Que tédio.. Seria como até aqui, um tempo de sol, mas com temperaturas ligeiramente abaixo da média, e com um outro evento de frio mas seco. E quem sabe, alguma entrada de Sw pudesse surpreender com algum frio instalado, mas muito localizado.

Temperaturas um pouco acima da média, poucas entradas frias...sim..entediante.
Mas a Primavera pode reservar surpresas...temperaturas abaixo da média e precipitação acima.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bom..maior parte dos modelos mete uma situação de fluxo zonal, ou pelo menos a chegada de perturbações de oeste, no longo prazo.

Em principio, esta zonalidade manter-se-há no Atlantico nos proximos 4 meses e tal, mas com a dorsal a crescer na PI.
Dai o Inverno seco e quente na PI, ameno e chuvoso no resto da Europa, e mais frio a leste e sueste.
Maior parte do bloqueio estará na Russia Europeia, Mar cáspio até á longitude do Mar de Aral.

A esperança que tenho para este Inverno é que oxalá a tal dorsal que fará o se desloque um "cadinho" para sul, o suficiente para transformar o inverno seco e quente num fantastico inverno de SW´s permanentes..hehe
 

duncan

Cumulus
Registo
24 Set 2006
Mensagens
150
Local
palmela
Temperaturas um pouco acima da média, poucas entradas frias...sim..entediante.
Mas a Primavera pode reservar surpresas...temperaturas abaixo da média e precipitação acima.

bom dia,cada vez percebo menos destas previsoes sazonais,o NOAA DEU TEMPERATURAS ABAIXO DA MEDIA PARA A PI,ESTES ULTIMOS DAO BEM ACIMA,JA VI OUTRO ITALIANO QUE DAVA DENTRO DA MEDIA.ISTO PARECE AS APOSTAS, DE QUE GANHARÁ O PRÉMIO.:huh: