Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Corrijam-me se estiver errado s.f.f..depois deste periodo de chuva forte pelo que vi no satélite, continuaremos a ter chuva mas mais fraca, derivado daquelas nuvens que parece que são puxadas por esta frente que vem do norte para sul fazendo uma "curva" para entrar no continente.:D
Análise de iniciante. :D

Sim, depois da passagem do sistema frontal continua a precipitação, mas já em regime de aguaceiros que serão mais intensos e frequentes no litoral norte.
 


boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Depois desta frente com e posterior periodo de acalmia, Segunda-feira poderemos receber a visita de outra frente mais fraca ( atingirá mais o Norte) e posteriormente ( e ai sim) outra frente mais forte que poderá atingir todo o pais.
Sei que ainda é cedo e só me estou a basear no GFS...deslculpem mas não consigo colocar as imagens no tópico.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Parece-me a mim, pelo radar, satélite e estimativa de precipitação do eumetsat, que o extremo mais a SW da frente e que está bem activo (e que pelo Eumetsat, parece estar a querer separar-se do resto da frente), deverá passar mais a Sul do Algarve e entrar na zona mais a Sotavento ou já em Espanha. O resto parece-me que passará acima do eixo Sagres-Monchique.

QOxgkubZujZMb


A zona de Sines é a que estará agora a sofrer maior precipitação (e já há algum tempo sempre com aprecipitação em cima).

PS: este post era para estar no Seguimento Sul. Se quiserem apagar...agradeço.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,933
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Esta é altura para o "nowcasting".

satsat.jpg


O núcleo da depressão (círculo verde) parece um pouco mais abaixo em latitude do que o modelado.
No seu flanco Oeste observa-se a formação de uma banda nebulosa (a vermelho) e que poderá trazer mais chuva ao noroeste.
Observa-se também uma massa de ar fria e instável (a azul) que poderá condicionar o estado de tempo até ao início da tarde de amanhã.

Resta-nos seguir o que se passará nas próximas horas.;)
 

shli30396

Cumulus
Registo
6 Dez 2010
Mensagens
195
Local
Rio de Mouro, Sintra (200m)
Esta é altura para o "nowcasting".

satsat.jpg


O núcleo da depressão (círculo verde) parece um pouco mais abaixo em latitude do que o modelado.
No seu flanco Oeste observa-se a formação de uma banda nebulosa (a vermelho) e que poderá trazer mais chuva ao noroeste.
Observa-se também uma massa de ar fria e instável (a azul) que poderá condicionar o estado de tempo até ao início da tarde de amanhã.

Resta-nos seguir o que se passará nas próximas horas.;)

Realmente o centro da depressão está a esticar mais do que diziam os modelos, será que aquele "gancho" a sul do centro da depressão ainda vai afectar a zona centro esta madrugada? :huh:
De qualquer das formas o centro da depressão deverá começar a deslocar-se agora para NNW e a encher.

 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O centro da depressão apresenta algumas linhas de instabilidade..poderemos ter aguaceiros e trovoadas por vezes moderados a fortes e vento moderado..
Não me parece que vá ocorrer algo muito signifcativo, excepto talvez numa situação localizada onde haja uma celula mais forte.

A depressão não está alongada para sul, tem é o nucleo mais a sul que o previsto, talvez devido á convecção que se manteve forte e portanto fez com que o centro se mantivesse intacto e proximo dela..é interessante que os modelos erraram na posição do mesmo por uns 200 ou 300km ...vamos ver o que isso vai influenciar na evolução do estado do tempo nos proximos dias
 

shli30396

Cumulus
Registo
6 Dez 2010
Mensagens
195
Local
Rio de Mouro, Sintra (200m)
O centro da depressão apresenta algumas linhas de instabilidade..poderemos ter aguaceiros e trovoadas por vezes moderados a fortes e vento moderado..
Não me parece que vá ocorrer algo muito signifcativo, excepto talvez numa situação localizada onde haja uma celula mais forte.

A depressão não está alongada para sul, tem é o nucleo mais a sul que o previsto, talvez devido á convecção que se manteve forte e portanto fez com que o centro se mantivesse intacto e proximo dela..é interessante que os modelos erraram na posição do mesmo por uns 200 ou 300km ...vamos ver o que isso vai influenciar na evolução do estado do tempo nos proximos dias

Entendido, obrigado pelo esclarecimento. :thumbsup:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,933
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia

O núcleo da depressão encontra-se agora na zona de castela-Leão, no centro da península.

201110270800s91g.jpg


Ao contrário do previsto, esta depressão não se deslocou pelo norte da Galiza mas sim pelo interior da península,
entrando pelo centro do país durante a madrugada.
Agora os modelos o que "modelam"?:huh:
Pela análise que fiz, continuam a colocar a depressão no golfo da Biscaia.
Agora é esperar que estes novos dados possam entrar na modelagem que virá na saída das 12h
para podermos ter uma real ideia do que se passará nos próximos dias.

No longo prazo o ECMWF coloca uma depressão extensa a atingir o país, com o seu núcleo próximo do mar da Irlanda.
É uma perspetiva ainda a mais de 144h:

wind3285032and32mslpeur.gif

wind3285032and32mslpeur.gif

wind3285032and32mslpeurrzf.gif


O GFS está também em concordância com o ECMWF:

rtavn1441gfs144h.png

rtavn1681168hgfs.png

rtavn1921192hgfs.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Aristocrata, no médio prazo esta-se a tornar defenida a tendencia para o regresso da chuva a partir da proxima semana.

Resumindo os proximos dias teremos:

Entre hoje e Sabado, as condições meteorologicas melhorarão significativamente, as temperaturas iniciam uma lenta subida, especialmente as maximas.
As noites manteem-se frias, com nevoeiros nos vales e geadas em locais abrigados do Interior norte.

Entre Sabado e 4f/5f da proxima semana, teremos uma subida mais acentuada da temperatura, o vento será fraco e a acção conjunta do AA e de um campo depressionario muito intenso no Atlantico devrão forçar ar tropical a propagar-se para a PI e Europa ocidental.
Será um fim se semana e feriado agradaveis, com cheiro a praia no sul do pais.

Entre 5f da proxima semana e o Domingo, a entrada de ar tropical torna-se instavel devido á aproximação do campo depressionario.
A chuva deverá começar a norte, acabando por afectar todo o território e a possibilidade de ocorrencia de ciclogeneses secundarias a esse campo principal, poderão ocasionar um novo evento de tempo mais gravoso.