Seguimento Litoral Norte - Outubro 2011

Nunotex

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
179
Local
Braga - 245m
Não me lembro de ver chover assim... Um diluvio mesmo... As ruas estão completamente inundadas... o transito na varinte entre o continente e as piscinas práticamente parado... e continua... vai ser complicado por aqui...

Apanhei um susto quando um raio caiu no Tribunal... um valente estrondo...
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Fiz um pequeno vídeo da janela do quarto mas não faz justiça ao que está a acontecer lá fora!

LINDO!

Estou ansioso por ver o vídeo mais tarde. :)


Tenho imensa pena :(, mas de momento não tenho meios disponíveis para apresentar qualquer evento que seja, por aqui.
Continua a trovoada, a chuva, falta agora é o vento que acalmou ligeiramente.
Estou com esperança que alguém aqui de Braga consiga filmar ou fotografar algo :rolleyes: já que infelizmente eu não posso :angry:

Não faz mal, Paula, eu disse o que disse mas foi naquele sentido "o que deve de estar a acontecer aí é com certeza, pelo que descrevem, digno de registo". :thumbsup:
 

Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
Não me lembro de ver chover assim... Um diluvio mesmo... As ruas estão completamente inundadas... o transito na varinte entre o continente e as piscinas práticamente parado... e continua... vai ser complicado por aqui...

Apanhei um susto quando um raio caiu no Tribunal... um valente estrondo...


Confirmo. Isto está um caus por aqui. Sirenes, sirenes e mais sirenes. Recebi à instantes um telefonema do meu pai, que confirmou o caus nas estradas aqui pelo centro. Imensos acidentes e tudo inundado basicamente.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Em principio, depois da passagem da frente que se fez começarão os episódios pós frontais com trovoadas e queda de granizo...assim deverá ser noite dentro...nas próximas 2h deverá acamar um pouco...depois chegará a festa...
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Não me lembro de ver chover assim... Um diluvio mesmo... As ruas estão completamente inundadas... o transito na varinte entre o continente e as piscinas práticamente parado... e continua... vai ser complicado por aqui...

Apanhei um susto quando um raio caiu no Tribunal... um valente estrondo...

Malefícios da cidade.

Por cá, os campos tem absorvido tudo sem problemas (que sede que tinham) de maior apesar do dilúvio que tem acontecido.

Um amigo meu disse-me que em Guimarães, a garagem de um centro comercial está parcialmente inundada!
 

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
O que eu gostava de ter estado à janela em casa a ver este temporal, mas o o trabalho não deixou.

Relativamente ao vento ainda vai continuar forte a muito forte durante esta noite?

e

Vendo estas imagens de satélite parece que o núcleo da depressão se está a deslocar para o litoral norte é verdade?

Podemos esperar muita trovoada para o Porto?

Situação actual em Gondomar, vento moderado e céu muito nublado não há chuva.

Cumps,
rfilipeg
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
O que eu gostava de ter estado à janela em casa a ver este temporal, mas o o trabalho não deixou.

Relativamente ao vento ainda vai continuar forte a muito forte durante esta noite?

e

Vendo estas imagens de satélite parece que o núcleo da depressão se está a deslocar para o litoral norte é verdade?

Podemos esperar muita trovoada para o Porto?

Situação actual em Gondomar, vento moderado e céu muito nublado não há chuva.

Cumps,
rfilipeg

Não posso garantir com 100% de certezas, porque em meteorologia nada é assim tão garantido...mas com a posição do centro da depressão vamos durante a madrugada ser "bombardeados" com células capazes de produzir trovoadas intensas...
O vento será intensificado sempre que recomeça a chover, de resto deverá acalmar um pouco...ou seja, o vento médio será menos intenso, mas as rajadas poderão até superar a velocidade da tarde...
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Parou o dilúvio mas a chuva vai continuando em regime de aguaceiros dispersos.

Fiz um pequeno vídeo deste evento que durou uma boa hora e fez a precipitação acumulada disparar. No entanto, não apanhei nenhum trovão.

Quando fiz a gravação, a sessão estava a começar e ainda não estava no topo da sua força!

[VIDEO]http://www.youtube.com/watch?v=bGZOklOnXtQ[/VIDEO]
 

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
Não posso garantir com 100% de certezas, porque em meteorologia nada é assim tão garantido...mas com a posição do centro da depressão vamos durante a madrugada ser "bombardeados" com células capazes de produzir trovoadas intensas...
O vento será intensificado sempre que recomeça a chover, de resto deverá acalmar um pouco...ou seja, o vento médio será menos intenso, mas as rajadas poderão até superar a velocidade da tarde...

Muito obrigado MarioCabral.

Visto ser um leigo e apenas interessado sobre estes fenómenos, podias-me explicar uma coisa?

Porque é que, como referiste, quando começa ou vem aquelas chuvadas há uma rajada muito forte de vento e depois acalma logo passado uns minutos?
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Mau tempo faz um desaparecido no Grande Porto
Os bombeiros procuram uma pessoa que poderá ter caído, esta quarta-feira à tarde, à água, na sequência da queda de uma ponte em Guidões, Trofa.

O vento forte e a chuva que tem caído na região do Grande Porto provocou inúmeras inundações e quedas de árvores, sendo o caso mais complicado na Estrada da Circunvalação, junto ao Hospital de Magalhães Lemos, onde uma árvore caiu sobre vários carros estacionados.

Além disso, há várias chapas e telhados pelos ares, que caem sobre a via e provocam o caos. Na zona, há vários acidentes, para já sem vítimas, a interromper o trânsito em várias estradas. A meio da tarde, um capotamento na VCI, na saída para o IC29, causou o congestionamento da via.

A A28, que liga o Porto a Viana do Castelo, está cortada ao trânsito e o Metro do Porto circula apenas até Vilar do Pinheiro.

Na zona central da Trofa, junto à escola EB2/3 Napoleão Sousa Marques, as águas acumularam-se. Nesta zona, quando chove com maior intensidade, ocorre esta situação.

A zona costeira da freguesia de Lavra, concelho de Matosinhos, ficou hoje inundada depois de uma forte queda de chuva ao meio da tarde que alagou ruas e casas, disseram à agência Lusa fontes no local.

Jornal de Noticias