Seguimento Litoral Norte - Outubro 2011



MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Muito obrigado MarioCabral.

Visto ser um leigo e apenas interessado sobre estes fenómenos, podias-me explicar uma coisa?

Porque é que, como referiste, quando começa ou vem aquelas chuvadas há uma rajada muito forte de vento e depois acalma logo passado uns minutos?

Vou tentar de uma forma simples e sucinta explicar-te mais ou menos o que se passa...

Já deves ter reparado em vários tipos de nuvens, algumas delas responsáveis por precipitação constante mas fraca a moderada e outro tipo responsável por autenticas trombas de água, com aguaceiros fortes associados muitas vezes a queda de granizo e precipitação...

A estas últimas nuvens chamamos normalmente cumulonimbos ou nuvens de desenvolvimento vertical, que se formar quando nuvens mais baixas (tipo cumulos) vão crescendo em altitude até se desenvolverem completamente na troposfera, chegando a atingirem alturas de 15km...
Durante a formação destas nuvens, ocorrem correntes de ar ascendentes que impedem que a chuva de cair e não se verifica actividade eléctrica...
Depois, numa segunda fase, quando as correntes ascendentes levam a humidade até níveis altos e frios formam-se cristais de gelo no topo das nuvens. No momento em que essas partículas se tornam suficientemente grandes, formam-se correntes de ar descendentes (responsáveis por rajadas intensas de vento), ao ar fica mais frio e verifica-se queda de granizo e actividade eléctrica intensa...
Numa ultima fase, a tempestade vai-se dissipando à medida que a precipitação fraca forma uma corrente fraca descendente que impede que se estabeleça o fornecimento de energia...

:thumbsup:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Já vejo relâmpagos na direcção do mar.

Aqui para Gondomar não vem nada :(

Sim elas andam aí,

um pequeno video em slow motion de há momentos:


[ame="http://youtu.be/xpz4DLj-cLU"]http://youtu.be/xpz4DLj-cLU[/ame]


é natural que nas próximas horas e como aproximar do núcleo da depressão tenhamos bastante instabilidade :rain: :trovao:



entretanto começa a chover forte , sigo com, 26.4 mm acumulados :rain:


e agora já se ouve bem, boa descarga aqui perto! :trovao:
 

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
Vou tentar de uma forma simples e sucinta explicar-te mais ou menos o que se passa...

Já deves ter reparado em vários tipos de nuvens, algumas delas responsáveis por precipitação constante mas fraca a moderada e outro tipo responsável por autenticas trombas de água, com aguaceiros fortes associados muitas vezes a queda de granizo e precipitação...

A estas últimas nuvens chamamos normalmente cumulonimbos ou nuvens de desenvolvimento vertical, que se formar quando nuvens mais baixas (tipo cumulos) vão crescendo em altitude até se desenvolverem completamente na troposfera, chegando a atingirem alturas de 15km...
Durante a formação destas nuvens, ocorrem correntes de ar ascendentes que impedem que a chuva de cair e não se verifica actividade eléctrica...
Depois, numa segunda fase, quando as correntes ascendentes levam a humidade até níveis altos e frios formam-se cristais de gelo no topo das nuvens. No momento em que essas partículas se tornam suficientemente grandes, formam-se correntes de ar descendentes (responsáveis por rajadas intensas de vento), ao ar fica mais frio e verifica-se queda de granizo e actividade eléctrica intensa...
Numa ultima fase, a tempestade vai-se dissipando à medida que a precipitação fraca forma uma corrente fraca descendente que impede que se estabeleça o fornecimento de energia...

:thumbsup:

Mário mais uma vez obrigado, já fiquei a perceber de uma forma geral porque tudo acontece.

ps: Muitos relâmpagos em várias direcções a Norte, Oeste, e Sudoeste. Quem me pode confirmar isto?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
54123418.gif

http://www.meteogalicia.es/observacion/raios/raios.action
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
926
Local
Entre BRG e GMR
Estou a ver imensos clarões para Oeste!

Pena é a Serra que me tapa o céu para Oeste e que me priva de ter uma perspetiva dos relâmpagos!

Alguma hipótese de termos mais sessões de precipitação forte no interior?
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Para quem conhece Braga ou é de Braga, moro precisamente em frente ao estádio do maximinense, mas do outro lado do rio já em Lomar. Mais ou menos à 20 minutos atrás quando abri a porta de casa pela primeira vez ouvi o rio. Estou mais ou menos a 100 metros deste. Lógicamente que bom sinal não era. Peguei na máquina fotográfica e sai de casa. Quando cheguei junto ao rio as 2 duas pontes pedonais que estão junto ao Elefante azul e a escola primária de maximinos evaporarm..Elefante Azul, campo de futebol, e escola primária inundados. As garagens dos prédios em frente inundados..Segui em direção ao campo da feira e não pude passar a ponte porque o rio galgou esta e entrou no campo da feira..carros inundados na estrada que vai do Parque de Exposições ao estádio do maximinense.
Moro em Braga a 27 anos e nunca vi o rio assim.
Tirei algumas fotos apesar de ser noite, mas não sei como coloca-las no forum.