Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2011



Aero

Cirrus
Registo
26 Set 2011
Mensagens
35
Local
Horta / Nazaré
para já, temos a frente quente a chegar ao grupo central. Amanha por volta de meio do dia chega a frente fria. ainda não consultei modelos para o fim de semana, mas nos proximos dias dou uma vista de olhos
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Sim. Amanhã a frente também chega ao grupo oriental ao inicio da tarde pelo boletim que pude ver há pouco. Vejo apesar de não entender muito de cartas e modelos, que o modelo do ecmwf está prevendo um agravamento para os açores a partir do dia 1 ate dia 5 com ventos muito fortes. N sei se estou a dizer bem mas naquilo que vi parece que é isto. Se houver alguem mais entendido nesta materia e que queira desmistificar agradecia imenso. Obrigado, boa noite a todos.
 

Aero

Cirrus
Registo
26 Set 2011
Mensagens
35
Local
Horta / Nazaré
o GFS do forum coloca ventos de quase 50 km/h no dia 1, mas depois baixa, não são valores muito altos. Mais notoria será a baixa de temperatura. Possivelmente as primeiras neves do Pico aparecerão neste dia.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,712
Local
AGH,terceira,açores
Bom dia

é bom ver mais pessoal dos Açores por aqui.

Actualmente, pela costa sul da ilha Terceira, Nevoeiro e chuva. A temperatura é de 18,7ºC, das 7 ás 8 da manhã o IM registou 5 mm de chuva, mas desde as 5h da manhã que regista precipitação.

quanto aos próximos dias, já para esta madrugada está prevista a passagem de uma frente fria, à qual está associada alguma instabilidade atmosférica, existindo condições favoráveis à ocorrência de trovoadas. tal como se pode observar na seguinte imagem:

21owseuropeysismetsat00.jpg
[/URL][/IMG]

para o dia de pão por Deus, ainda falta algum tempo, mas a tendência será para chuva e vento e uma ligeira descida de temperatura... vamos aguardar mais 48h para ver a evolução...
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Muito bom dia a todos.
Hoje também pela ilha de Sao Miguel e como dise o amigo Hazores acima está igual á Terceira ou seja um dia com muita humidade chuva fraca e nevoeiro. O pão por Deus com chuva é complicado. E eu tenho uma pesquisa dia 4 no planalto dos graminhais e já estao dando ventania para esse dia. Espero que não. E espero que hoje este nevoeiro e humidade n levem o dia todo? Espero que não.
Abrçs
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Boa tarde

Inicio de tarde bastante cinzento em PDL com chuvisco, temp. 19º e humidade acima dos 90% :( Pelo pouco que percebo, os valores Cape e LI reforçam a possibilidade de trovoadas já a partir desta tarde/noite.

Quanto ao inicio de Novembro, a manter-se as previsões dos modelos actuais, parece que vamos andar constantemente neste ritmo de "dia bom, dia mau". Mas se há uma coisa que já aprendi e bem aqui é que nem vale muito a pena olhar para além das 48h que isto muda a toda hora :)

 

Aero

Cirrus
Registo
26 Set 2011
Mensagens
35
Local
Horta / Nazaré
A frente que se aproxima está a passar o grupo ocidental neste momento. Nas Flores estão reportadas trovoadas, cb´s, e rajadas de até 35 km/h.

A frente é "fina" ou pouco larga, se preferirem, e deverá ser de passagem rápida.
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Eu consulto este link, muito bom :thumbsup:


http://imapweather.com/fullscreen/?TEMP_UNITS=f&INIT_ZOOM=12&INIT_LAT=35.22&INIT_LON=-97.44&LANG=en

Alias, é o mesmo do Gerofil :) Tens é que ir às definições à esquerda, em cima :)


Hummm muito bom. Vou tentar a minha sorte nisso lol. Tenho acompanhado o fórum há algum tempo mas sinceramente não percebo assim muito de cartas e de valores. Vou é seguindo as previsões dos mais aficcionados na matéria, mas obrigada na mesma snowy :thumbsup:
Parece que as restantes ilhas também vão levar com trovoada. Estranho é não parar de chover e a frente ainda nem passou a meio canal das ocidentais. Mas por um lado é bom. Os meus araçaleiros tão se consolando todos com essa chuva e todos verdinhos ja com oraçás amarelos e vermelhos :p
Abrç