Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2011

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures
Regras deste tópico:

->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


cornudo

Cirrus
Registo
25 Out 2011
Mensagens
34
Local
santarem
desde já muitos parabéns a todos por fazerem parte deste forum que já acompanho mais ou menos á 3anos e finalmente decidi registarme!!!!gostaria de saber se as condições do mar vão estar boas para quinta-feira pois vou ter a primeira aula de surf em peniche!!?espero bem que as ondas estejam pequenas pois a queda sera menor:obrigado pela atenção a todos!comprimentos do cornudo!:thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
desde já muitos parabéns a todos por fazerem parte deste forum que já acompanho mais ou menos á 3anos e finalmente decidi registarme!!!!gostaria de saber se as condições do mar vão estar boas para quinta-feira pois vou ter a primeira aula de surf em peniche!!?espero bem que as ondas estejam pequenas pois a queda sera menor:obrigado pela atenção a todos!comprimentos do cornudo!:thumbsup:

Pois parece que a queda será grande, a costa ocidental está em aviso laranja para a ondulação até sexta-feira, prevendo-se ondas de 5 a 6,5 m de altura. (Cornudo? Não é um nick muito abonatório)

Boas noites.
vou passar uns dias as penhas douradas entre esta quinta feira e domingo!
sera que vou apanhar neve? alguem mais entendido que eu me pode dar essa informaçao?
Um abraço e obrigado

A cota de neve na serra da Estrela rondará, desde quinta a sábado, os 1 500 m, podendo haver momentos, já no sábado em que possa baixar ainda mais para um pouco acima de 1 000 m, devido à entrada de ar frio a 500 hpa. Acho que é muito provável que apanhes neve nas Penhas Douradas, mas caso não tenhas essa sorte, é ires até ao maciço central, aí está garantido.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois parece que a queda será grande, a costa ocidental está em aviso laranja para a ondulação até sexta-feira, prevendo-se ondas de 5 a 6,5 m de altura. (Cornudo? Não é um nick muito abonatório)

:lmao::lmao::lmao::lmao::lmao:

Acho que o rapaz precisa de elevar mais a auto-estima e ter mais confiança na esposa/namorada :lol::lol:

Bom mas fora a brincadeira que era isso que estava a fazer, com o devido respeito pelo colega, que desde já dou as boas vindas a este espaço .....
Em relação aos modelos para mim estão demasiados confusos os modelos em especial o GFS, senão vejamos.
Entre Quarta e Sábado seremos afectados por uma depressão muito cavada que dará precipitação moderada e podendo chegar a forte no litoral em especial a Norte de Aveiro, acompanhada ocasionalmente por trovoadas e vento forte. Destaque para a agitação maritima....

Domingo até Terça, aqui os modelos começam a andar ás aranhas dado que uma componente desta depressão que nos afectará ficará presa entre o AA que se poscionará a Sudoeste de Portugal (mas com tendencia a migrar para o UK), e um super anticiclone escandinavo.
Tal situação provocará nestes dias precipitação forte no leste de Espanha que bem precisam porque o mês de Outubro para eles foi muito seco.
A evolução desta depressão e a forma como rodará nesta zona, determinará um possivel "puxamento" de uma outra depressão que se encontrará cerca do 8º dia a contar de hoje na zona dos Açores também ela ensanduichada ....

Em resumo após Sábado teremos uma luta galáctica entre Super-anticiclones e pequenas depressões ...
A duvida mantem-se após o dia de São Martinho ... verão de S. Martinho ou desfile de pressões !!
Tudo muito incerto ainda ....

Para já aproveitem estes dias de chuva que trará muito mais precipitação no litoral do que no interior !!
 

cornudo

Cirrus
Registo
25 Out 2011
Mensagens
34
Local
santarem
:lmao::lmao::lmao::lmao::lmao:

Acho que o rapaz precisa de elevar mais a auto-estima e ter mais confiança na esposa/namorada :lol::lol:

Bom mas fora a brincadeira que era isso que estava a fazer, com o devido respeito pelo colega, que desde já dou as boas vindas a este espaço .....
Em relação aos modelos para mim estão demasiados confusos os modelos em especial o GFS, senão vejamos.
Entre Quarta e Sábado seremos afectados por uma depressão muito cavada que dará precipitação moderada e podendo chegar a forte no litoral em especial a Norte de Aveiro, acompanhada ocasionalmente por trovoadas e vento forte. Destaque para a agitação maritima....

Domingo até Terça, aqui os modelos começam a andar ás aranhas dado que uma componente desta depressão que nos afectará ficará presa entre o AA que se poscionará a Sudoeste de Portugal (mas com tendencia a migrar para o UK), e um super anticiclone escandinavo.
Tal situação provocará nestes dias precipitação forte no leste de Espanha que bem precisam porque o mês de Outubro para eles foi muito seco.
A evolução desta depressão e a forma como rodará nesta zona, determinará um possivel "puxamento" de uma outra depressão que se encontrará cerca do 8º dia a contar de hoje na zona dos Açores também ela ensanduichada ....

Em resumo após Sábado teremos uma luta galáctica entre Super-anticiclones e pequenas depressões ...
A duvida mantem-se após o dia de São Martinho ... verão de S. Martinho ou desfile de pressões !!
Tudo muito incerto ainda ....

Para já aproveitem estes dias de chuva que trará muito mais precipitação no litoral do que no interior !!

O nome de CORNUDO vem da minha alcunha pois fui forcado e numa tourada em vilafranca eu quando ia pegar o touro ele deu-me uma marrada na cabeça mas incrivelmente o touro que tinha 500kg perdeu os sentidos durante uns minutos e eu só com alguns arranhões fiquei melhor que o touro !os meus colegas começaram a chamar cornudo já á 8 anos que isto aconteceu e acabou por pegar e até acho piada!:D desculpem esta observação pois não tem nada a ver com o tópico mas assim esclarece realmente este nome estranho!pois e já percebi que na quinta será complicada a aula de surf pois o mar vai estar grande!!obrigado a todos pela compreenção!!!!!:thumbsup:
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Para o resto desta semana não restam dúvidas.
Mas a partir de dia 5/6 eu é que começo com dúvidas.
Eu e os modelos, que mostram diferenças subteis, vejamos


Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us
Note-se: duas cartas do ECMWF e GFS para a mesma hora e dia !

Eu não sou grande conhecedor de sinóptica, mas suspeito que as diferenças subteis (?) entre as duas cartas não são de menosprezar.
Alguns de vós reparam na diferença de pressão na santa mãe Rússia, outros reparam na posição do nucleo depressionário no norte de frança.

O GFS coloca esse nucleo depressionário a deslocar-se para .... oeste, até à costa da galiza (não coloco mais imagens para não tornar isto mais pesado). Físicamente é possivel ...

confesso, que na minha falta de conhecimentos profundos, vejo vários cenários possíveis. Todos eles acabam por trazer chuva mais tarde ou mais cedo, mas não me parecem outputs semelhantes.

Alguém arrisca uma análise para esse período de 6 em diante?

comentários?
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
escrevi o post anterior sem o conhecimento do post do aurélio.
Tenho é de fazer uns reparos. Se virem as cartas que aqui coloquei a forço do super anticiclone(como chamou o Aurélio:)) não é própriamente igual nos dois modelos principais.
Arriscar previsões para dia 11 parece um exercicio só ao alcance de audazes... não é o meu caso.

p.s. - deixem lá estar os nicks em paz.
 

B84

Cirrus
Registo
23 Out 2011
Mensagens
32
Local
Lisboa
Bem sei que este forum existe para que se discuta meteorologia, no entanto se repararmos no nome do forum vemos que estão bem realçadas as letras PT. Essas letras, ou melhor, a língua que representam está cada vez mais mal tratada, tanto neste como noutros fóruns. Desculpem fugir ao tópico mas entristece-me ver como encaramos a forma como escrevemos. Os erros são cada vez mais e a preocupação com os mesmos é cada vez menor.

Cumprimentos e que venha a chuva!!
 
M

Membro excluído 274

Boa tarde,

Parece certo que amanhã teremos o 2º temporal da temporada, a severidade do mesmo ainda não me parece definida, poderá ser apenas mais uma frente atlântica ou uma boa frente atlântica, tudo dependerá da evolução da mesma que devemos seguir nos satélites e radares.

Diagrama de ensembles para Chaves:

1ryckw.gif


Não pinta mal!:thumbsup:
 

cornudo

Cirrus
Registo
25 Out 2011
Mensagens
34
Local
santarem
Como fonte o windguru,na quinta teremos no pico da maré pela manhã ondas de 8 metros!penso que sera uma situação a acompanhar pois as marés anteriores já comeram muitas dunas em que algumas zonas se apróx:shocking:imou muito das casas.
 

Jodamensil

Cumulus
Registo
29 Out 2008
Mensagens
350
Local
Loures (200m)
Boas pessoal.
Tambem ja acompanhei pelo windguru que na quinta feira vai estar "bonito". Alguem consegue dizer me qual vai ser o horario das marés? Quando está cheira ou vazia?
Obrigado
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boas pessoal.
Tambem ja acompanhei pelo windguru que na quinta feira vai estar "bonito". Alguem consegue dizer me qual vai ser o horario das marés? Quando está cheira ou vazia?
Obrigado

Falando na situação de amanhã, em princípio e analisando estas previsões do instituto hidrográfico não haverá problemas com as marés / coincidências com a altura de maior precipitação acumulada:

Qua, 2011-11-02 01:16 1.47 Baixa-mar
Qua, 2011-11-02 07:59 3.32 Preia-mar
Qua, 2011-11-02 14:07 1.38 Baixa-mar
Qua, 2011-11-02 20:48 2.99 Preia-mar

:thumbsup: