Estação meteorológica PCE FWS-20

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
O que eu quis dizer com aquele comentário estapafúrdio, é que neste fórum, o que está no topo de estações são as Davis, mas e se agora alguém chegasse aqui com uma Vaisala ou uma estação de outro mundo e começasse também a por em causa os dados de uma Davis? Iria certamente, gerir discussões...

Geiras, as Davis não são estações de topo nem neste forum nem em qualquer parte do mundo. As Davis são simplesmente um best-buy neste mundo da meteorologia amadora. Aliás, não consigo imaginar este mundo da meteorologia amadora sem estes equipamentos. É para já a única forma de teres dados profissionais a um preço amador.

As Vaisala utilizadas pelo I.M. e tantas outras marcas de topo têm equipamentos muito superiores. Mas acredita que ficavas surpreendido se soubesses das opiniões que muitos meteorologistas, principalmente nos EUA mas não só, têm sobre as Davis. Aliás, se soubesses mesmo a opinião de muitos técnicos do I.M. sobre as Davis...

Voltando às Amadoras, eu digo-te porque quero ter a Davis. Porque quero ter um histórico fiável, não acordar todos os dias de manhã e verificar se a EMA está a funcionar, cada vez que chove saber se realmente o pluvio contou bem, se o anemometro apanhou aquela rajada que devia apanhar, não ter que utilizar o secador de cabelo cada vez que o sensor apanha humidade, não andar preocupado a ver se as pilhas estão fracas, não ter que fazer um RS e andar a confirmar se é fiável, não andar preocupado a pensar qual vai ser a minha próxima estação e mais importante no meu caso pessoal, disponibilizar os dados ao público e sentir que estou a prestar um bom serviço. Estas razões para mim, juntando o enorme entusiasmo que eu e nós todos temos pela meteorologia, são mais que suficientes para investir neste equipamento. Eu e outros tantos..

E isso é coisa que eu nunca pensei, claro que Davis é Davis, mas a PCE para o preço que é, não é nada má.

Depende do ponto de vista. É bom ter um carro de 1000€ que anda. É melhor ter um carro de 5000€ que anda que um de 1000€ que não anda...:D
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
As Davis são simplesmente um best-buy neste mundo da meteorologia amadora. Aliás, não consigo imaginar este mundo da meteorologia amadora sem estes equipamentos. É para já a única forma de teres dados profissionais a um preço amador.

Totalmente de acordo.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Concordo contigo, Hotspot, eu próprio demonstro insatisfação por vezes quando a minha pequena Auriol faz das suas. Eu que já tive no telhado à noite a fazer calibrações no pluviómetro antes que a chuva chegasse, estive no telhado com receio de acontecer alguma coisa ao anemómetro da estação enquanto haviam rajadas fortes que eram capazes de me atirar telhado fora... das vezes que tive de desmontar o RS para trocar as pilhas pois não estava a enviar os dados correctamente... obviamente que tendo uma Davis as coisas não seriam de longe assim, qualquer um que aqui está gostava de ter uma Davis.

Apenas acho nalguns comentários, alguma falta de valor às outras estações, podendo alguns membros se sentirem ofendidos, pois gastaram dinheiro em estações que, por não serem uma Davis, por não terem a mesma fiabilidade, qualidade etc. são desvalorizadas de tal maneira que até parece que são estações de deitar para o lixo...

Quem pode comprar uma Davis, compra quem não pode terá de se contentar com estações low cost...

A Davis, é uma estação que certamente irei adquirir futuramente e que me irá durar durante muito tempo.

Penso que das Davis, não há razões de queixa quanto a fiabilidade e qualidade, mas por exemplo, há casos aqui de Auriol's, PCE etc. que estão cheias de problemas, pluviómetros que nunca chegaram a funcionar, erros sistemáticos. Eu, tenho a minha Auriol há quase 1 ano, e funciona lindamente, isto pondo de lado a sua fiabilidade de dados. Outras, que passado 2, 3 meses já estavam no "lixo" porque deixaram de funcionar... Espero que a minha dure ainda muito tempo!

Só vos peço uma coisa, no dia que acharem dados meus aqui postados, gravemente incorrectos, avisem-me de imediato, tal como já o fizeram a outros membros ;) Até lá, terei todo o gosto postar os meus dados, mas também parte do bom senso de cada um, posta-los se não acharem irregularidades nestes, pois há um tal membro muito famoso e teimoso que acreditava na estupidez de dados que aqui postava.

Paz
 

PDias

Cumulus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
333
Local
Torres Vedras
Bom dia,

eu pessoalmente não tenho razões de queixa perante a PCE que tenho, já a tenho senão estou em erro à cerca de 3 anos(+ ou -) e até agora o único problema que tive foi de aquando do temporal de 23 de Dezembro de 2009 deixar de transmitir dados durante umas 12 horas, mas nesse dia também (não encontro explicação) tive um telemóvel da Nokia todo xpto que aquando do temporal ficou com o ecrâ branco e nunca mais funcionou.
Eu estou claramente satisfeito com a PCE porque não me têm dado problemas e para me iniciar neste mundo acho uma estação agradável, claro que agora mal possa (já ando com o bichinho aos saltos) a próxima aquisição será uma Davis claro.
Em relação às Auriol, ofereci uma ao meu pai e outra ao meu sogro, a do meu pai têm funcionado relativamente bem (Quinta do Conde), a do meu sogro já têm tido alguns problemas (Salvaterra de Magos).
A minha conclusão é que a PCE é muito boa para nos iniciarmos, para depois mais tarde darmos o salto para a Davis.
Fiquem bem!
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Em relação às Auriol, ofereci uma ao meu pai e outra ao meu sogro, a do meu pai têm funcionado relativamente bem (Quinta do Conde), a do meu sogro já têm tido alguns problemas (Salvaterra de Magos).

Por acaso nunca cheguei a ver essa Auriol por aqui :D
 

PDias

Cumulus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
333
Local
Torres Vedras
Por acaso nunca cheguei a ver essa Auriol por aqui :D

Pelas fotos que já vi da tua acho que estão relativamente perto, é na Av. Liberdade na casa mesmo antes do Talho Almeida e em frente à loja dos 300, a estação está por cima da garagem.:thumbsup:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Pelas fotos que já vi da tua acho que estão relativamente perto, é na Av. Liberdade na casa mesmo antes do Talho Almeida e em frente à loja dos 300, a estação está por cima da garagem.:thumbsup:

A minha encontra-se do outro lado da Quinta do Conde, na zona da Boa Água :D
Tenho de a procurar, passo muitas vezes lá perto :D

:thumbsup:
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
O emissor da PCE, que custa 25€ (sem transporte), é o que tem dado mais problemas (falta de transmissão) pela falta de um RS que não deixe chegar agua até ele. O emissor não avaria, basta retirar as pilhas e seca-lo bem pelo exterior, ou abri-lo e limpa-lo e fica pronto a funcionar, tenho o original que bastou fazer isso, o mesmo se passou com o que me enviou a PCE em garantia.
Soube tambem agora que um colega tive o mesmo problema, o RS tombou e deixou de transmitir durante varios dias, as pilhas já estavam rebentadas, abriu o emissor limpou e está a funcionar.
Portanto um bom RS, que não deixe entrar agua pelas laterais ;)

Hoje este meu colega relatou o caso à PCE, com copia da factura e fotos, e embora o emissor funcione bem, a PCE vai enviar-lhe outro emissor ao abrigo da garantia;)
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Admito que sou um pouco culpado na discussão que assola este tópico, mas eu não tentei denegrir a imagem do produto.

Tentei referir que todos os defeitos e virtudes devem ser relatados para se poder ter uma avaliação efectiva da estação em causa.

Eu possuo uma La Crosse WS-2350 e tem defeitos e virtudes que foram relatados num tópico e só assim se conseguiu efectivar a real qualidade da estação.

Neste momento possuo-a há 2 anos (amanhã faz 2 anos) e neste momento ainda estou a avaliá-la na sua durabilidade/fiabilidade.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Hoje fui ao telhado tirar aranhas do pluviómetro:D... mas, parece que notei um novo bug, parece que ao registar chuva, pára as transmissões e não actualiza mais nada. Desde então que choveu aqui, nunca mais actualizou bem (desde há 1h mais ou menos), e repete dados ou demora imenso a actualizar. Filipe, para quem mandaste o mail lá na PCE? É que eles querem que mande a EM toda.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Hoje fui ao telhado tirar aranhas do pluviómetro:D... mas, parece que notei um novo bug, parece que ao registar chuva, pára as transmissões e não actualiza mais nada. Desde então que choveu aqui, nunca mais actualizou bem (desde há 1h mais ou menos), e repete dados ou demora imenso a actualizar. Filipe, para quem mandaste o mail lá na PCE? É que eles querem que mande a EM toda.

Boas,o pluviometro tinha teias, certo:huh:
Quanto a essa quebras de transmissão, isso concerteza que é agua no emissor, causado pelo RS que a deixa passar, tira-o e seca-o sem exageros;)
Quanto ao mail para a PCE tanto no meu caso e no do meu colega relatado ontem, foi para o Jesus Pena, e apenas evidenciamos problemas na transmissão, enviaram outro emissor na garantia, custo zero;)
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Pois, mas a chuva era fraca :D Agora parece ter resumido as emissões normais, parece-me que... Bem, irei enviar o mail ao Jesus Peña então, a ver como corre. Obrigado. :thumbsup:
 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
já reclamou junto do vendedor? como está fazer? Quala reação deles?
acredito que lhe dêm uma estação nova.
desculpe mas nós partilhamos esta postura, dizer o bem e o mal.
assim devemos continuar.

Boas,

A PCE Ibéria vai enviar sensores novos (transmissor + anemometro), porem, como certamente compreendem, essa não é a questão (é mesmo a obrigação :)).
O essencial é mesmo a qualidade minima do produto e todas as "chatices" inerentes... Por exemplo no caso do anemometro, qual o custo adicional, em produção, de colocar um rolamento de qualidade (em detrimento do pseudo-rolamento que existe)? Será que o cliente não pagaria mais 1€ (estou a exagerar!), ou mesmo mais 5€ para ter um higrometro ou pluviometro de construção mais fiável...

Cumprs
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Boas,

A PCE Ibéria vai enviar sensores novos (transmissor + anemometro), porem, como certamente compreendem, essa não é a questão (é mesmo a obrigação :)).
O essencial é mesmo a qualidade minima do produto e todas as "chatices" inerentes... Por exemplo no caso do anemometro, qual o custo adicional, em produção, de colocar um rolamento de qualidade (em detrimento do pseudo-rolamento que existe)? Será que o cliente não pagaria mais 1€ (estou a exagerar!), ou mesmo mais 5€ para ter um higrometro de construção mais fiável...

Cumprs

Esperemos que tenhas sorte.
Essa solução era de esperar. O custo desses items é tão baixo para os importadores que acabam por enviar substitutos sem questionar.
Só espero é que tenhas sorte.
Eu tive uma estação, que foi de volta e voltou na mesma.
devolvia de vez.

boa sorte
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Enfim, parece mesmo que quando chove (Diga-se regista chuva??) ela pára de transmitir, mas depois volta e pára um bocado de novo. Se fosse humidade não voltaria para aí assim não? :( Com isto tudo, chove e perco rajadas e mm.