Tornados em Portugal

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
antes de mais excelente topico!:)

eu com os meus 22 aninhos ja vi um tornado!aki a porta da minha casa se nao me engona creio que foi no dia 27 de dezembro de 2004! tenho fotos pra ki nos cds dos estragos!mas foi uma coisa brutal o famoso tornado das regadas! posso garantir que as rajadas de vento passaram os 180 km!

logo k tenha as fotos posto aki!:D
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
antes de mais excelente topico!:)

eu com os meus 22 aninhos ja vi um tornado!aki a porta da minha casa se nao me engona creio que foi no dia 27 de dezembro de 2004! tenho fotos pra ki nos cds dos estragos!mas foi uma coisa brutal o famoso tornado das regadas! posso garantir que as rajadas de vento passaram os 180 km!

logo k tenha as fotos posto aki!:D



Isso Charlie fotos para o nosso atlas :w00t: :thumbsup:
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
antes de mais excelente topico!:)

eu com os meus 22 aninhos ja vi um tornado!aki a porta da minha casa se nao me engona creio que foi no dia 27 de dezembro de 2004! tenho fotos pra ki nos cds dos estragos!mas foi uma coisa brutal o famoso tornado das regadas! posso garantir que as rajadas de vento passaram os 180 km!

logo k tenha as fotos posto aki!:D

Tu devias era levar um cartão vermelho! Então com um tesouro desses aé e nem dizias nada!! :disgust: :D :p

Venham de lá essas fotos! :w00t: Eu se bem entendi só tens dos estragos, certo? Ou também tens do funil? :unsure:
 

remy

Cirrus
Registo
8 Fev 2007
Mensagens
68
Local
Toulouse
Obrigado muito Charlie para este novo caso. Tendo uma base de dado sobre tornados português pelo momento é 47 tornados no território português desde 1936. A base de dado conta 3 (F3) 19 (F2) 13 (F1) e 12 (F?). F? signifique que o caso tornades é confirmado (Fotografias..) mas mim do qual fasquias nenhuma informação sobre a força (Fujita) do fenómeno. Pelo momento Portugal não conta nenhuns tornades F4 ou F5. Isso não significa para autan que lá não teve. O recenseamento actual desde 1936 é impossível dizer que não houve do F4 ou F5 nos anos 1800 ou 1700. Naturalmente CI certas entre vocês conheça dos casos tornades à Portugal que não são contar mim convidam-nos a fazer-me por de modo que a investigação sobre tornades em Portugal avance de mais bonito. :D

Ir obrigado muito das vossas informações e viva Portugal !!!!!!! :D :D :D
 

remy

Cirrus
Registo
8 Fev 2007
Mensagens
68
Local
Toulouse
Bom-dia à todos!!!! Dj_Alex espero que pudeste recuperaste a tua revista e varrer-nos de novo o mapa tornades em Portugal ?:D Mas toma o teu tempo. Espero também com impaciente sou-o fotografias Charlie !!! :D
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
A pedido de muitas familias, cá fica o mapa agora versão jumbo

tornadossd3.jpg

Ia pá Alex!!! :eek: Até dá para ver a minha rua neste mapão!!!:D

Obrigado, esta sim era a resolução pretendida! Vou tentar investigar esse tornado na Ponte de Sôr, nunca ouvi por lá comentar nada, mas também é normal já foi há 70 anos! :hehe:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Tromba de Água na Madeira

Que belo cenário ter uma visão dessas na janela de casa! A foto parece ter sido tirada com telemovel senão ainda ficava melhor.
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Tromba de Água na Madeira

Sem dúvida um bom registo, sim parece que foi de telemovel e cada vez mais no futuro vai ser assim, já existem bombas que irão ser lançadas em Outubro deste ano que irão fazer inveja a muitas máquinas digitais MM.
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Re: Tromba de Água na Madeira

É pena ter sido de télélé, pois a qualidade deixa algo a desejar :sad:

Mas ainda assim vê-se perfeitamente, e já repararam naquele naio de cruzeiro a uns 500 metros! :eek: Se houve alguém que se apercebeu deve ter reinado o caos por instantes!!! Mas para não se ouvir nada nos noticiários, o fenómeno deve ter sido muito discreto e efémero!

Terá sido tromba ou mini-tromba! :malandro: ;)