Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2011



stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A situação de 6f/sab é interessante..caso ainda não tenham visto..
Agora a oeste está uma pequena depressão que é um resto que sobrou da outra que passou.
Essa depressão está a arrastar algum ar mais quente e humido de S, e na 6f vai entrar mais um cavado a oeste mesmo em cima dessa depressãozinha, logo é de esperar uma frente porreira com um pós frontal interessante até porque o cavado vai extrangular numa cut-off que há de entrar pela peninsula.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Quer dizer que na 6ª feira é esperada uma situação na zona Oesta semelhante à que ocorreu Domingo?

Não..mas vai chover bastante e haverá alguma trovoada, especialmente no litoral oeste e Algarvio.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Para já o GFS é mais generoso no que toca à precipitação na região NO e litoral centro, mas ainda assim com boa precipitação em todo o litoral do continente, na próxima 6ª feira.
A situação ainda não está bem definida, como salientou o Stormy.
Quanto aos amantes da neve, ela deverá aparecer ao final de 6ª feira em cotas que deverão rondar os 1400\1500 metros no norte. Mas não deverá ser em grande quantidade.
Aguardemos pelo evoluir das saídas dos modelos meteorológicos para termos uma noção mais exata...;)
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
bem ai uma entrada fria certo ?

Sabia que no Porto diziam "bem" em vez de "vem", mas não sabia que também escreviam assim! :lol:

Não leves a mal, foi só uma brincadeira! :thumbsup:

Quanto à pergunta, sim, há-de vir uma entrada fria, mas cá para mim só lá para Dezembro. Não há nada nos modelos que indique uma entrada fria nem a longo prazo. No ensemble do GFS só duas pertubações de 20 colocam a iso0ºC durante este mês, logo as probabilidades de a termos é muito reduzida, cerca de 10%.

 
Registo
2 Set 2011
Mensagens
83
Local
Porto
Sabia que no Porto diziam "bem" em vez de "vem", mas não sabia que também escreviam assim! :lol:

Não leves a mal, foi só uma brincadeira! :thumbsup:

Quanto à pergunta, sim, há-de vir uma entrada fria, mas cá para mim só lá para Dezembro. Não há nada nos modelos que indique uma entrada fria nem a longo prazo. No ensemble do GFS só duas pertubações de 20 colocam a iso0ºC durante este mês, logo as probabilidades de a termos é muito reduzida, cerca de 10%.

Os erros ortográficos já fazem parte de mim por isso compreende se;)

Eu questionei isso porque na meteorologia prevesse uma descida das temperaturas para a proxima semana e já com minimas negativas nomeadamente em bragança .
É esperar para ver :)
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Os erros ortográficos já fazem parte de mim por isso compreende se;)

Eu questionei isso porque na meteorologia prevesse uma descida das temperaturas para a proxima semana e já com minimas negativas nomeadamente em bragança .
É esperar para ver :)

Falava de uma entrada fria "a sério", com iso's negativas. As temperaturas vão descer, sim, mas de uma forma natural e normal com o avançar para os meses de Inverno! Não me parece que haja algum episódeo de frio fora do normal para a época, até porque ainda há muito pouco ar frio instalado na Europa...

Apesar de tudo, é possível que haja um bom nevão acima dos 1600/1700 m na Serra da Estrela durante Sábado. Penso que ainda não é desta que as outras Serras portuguesas verão neve.
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
desculpe mas o que é um bloqueio ?

O bloqueio que eu falava é quando o AA se desloca para a frente das ilhas Britânicas e ligado ao A da Gronelândia faz parar a zonal e há um retrocesso na circulação, então é quando o ar Siberiano chega até nós.

gfs20100101120120.jpg


gfs20100101121120.jpg


gfs20100101122126.jpg


Mas isso não deve acontecer tão cedo e ate pode nem vir acontecer este inverno
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Ja actualizaram :)

Previsão para sábado, 19 de novembro de 2011

Céu geralmente muito nublado, com boas abertas a partir da tarde
em especial nas regiões Centro e Sul.
Aguaceiros, em especial nas regiões do interior Centro e Sul,
podendo por vezes ser acompanhados de trovoada e que serão de
neve acima dos 1500 metros.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante sul, soprando
temporariamente moderado (20 a 30 km/h) nas terras altas do Norte e
Centro.
Subida da temperatura mínima nas regiões do interior.
Pequena descida da temperatura máxima.

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaodescritiva/
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Primeiro uma analise á situação actual, utilizando o canal do vapor de agua do NHC:



Uploaded with ImageShack.us

Temos:

Uma depresão a NE dos Açores, com uma frente activa extendendo-se para SE e associada a um cavado que se vai aprofundar a oeste da costa portuguesa nas proximas 24h.

Um complexo depressionario em altura ( ULL) a NE das Caraibas/Leeward islands, que se movimentará lentamente para N.

Uma crista anticiclonica a N/NE das Bermudas.

...................

T+42h



Uploaded with ImageShack.us

Observa-se que a dorsal anticiconica do Atlantico se move para leste, com o cavado a oeste de portugal a aprofundar-se acabando por atarvessar a PI a partir das 72h.
Com isto esperamos chuva na 6f e no Sabado, por vezes forte durante a noite de 6f-Sab.
Esperam-se condições propicias á ocorrencia de actividade convectiva inserida na frente, mas de fraca a moderada intensidade.
No dia de Sabado chegará um nucleo frio em altitude, pelo que continuaremos em regime pós frontal bastante activo durante o Sabado e até á manhã de Domingo.

T+114h



Uploaded with ImageShack.us

Observa-se a propagação para leste da crista anticiclónica, com o establecimento do tempo seco e solarengo, embora com noites frias.

A partir de 2f até ao inicio da ultima semana do mês o tempo será dominado pela dorsal, primeiro com tempo mais frio, e com o avançar dos dias, com uma subida gradual da temperatura para valores ligeiramente superiores á média.

Nos Açores espera-se que a partir de meados da proxima semana se inicie um regime instavel de SW.

T+150h




Uploaded with ImageShack.us

Como referi, mantem-se o cenário de dominio anticiclonico, com a crista establecida na PI, mas não durará muito a meu ver.

Existe a possibilidade daquela depressão no Atlantico tropical evolua para um ciclone tropical ou subtropical, já que arrasta á sua volta uma grande quantidade de ar tropical humido e se encontra "abrigada" pela dorsal Atlantica.
A carta que coloco acima intensifica o cavado na zona dos Açores e coloca o AA forte na Peninsula precisamente devido ao facto de se começar a "ver" essa possibilidade de um sistema tropical a S dos Açores.

A meu ver, o que se pode passar, é que uma depressão tropical seja capturada no cavado Atlantico ( sendo uma situação de algum risco para os Açores..merece acompanhamento), ou mesmo que não haja ciclone tropical, o cavado se intensifique ao interagir com aquela massa de ar muito energético a sul.
Como estamos numa fase de forte tendencia AO+/NAO+, a entrada de muita energia do Atlantico causaria uma imediata explosão da actividade extratropical no Atl. Norte dada a intensidade do vortice polar.

Assim sendo, espero que, depois deste intervalo de tempo mais estavel para a semana, a partir da ultima semana do mês e por cerca de 5-6 dias, a crista seja empurrada para a Europa Mediterranea e a PI fique sob influencia de uma situação de W/SW com tempo outra vez mais agreste.

Este periodo instavel pode depois acabar numa entrada mais fria de NW, com as primeiras neves significativas ás cotas médias ( na 1a semana de Dez), tal como eu já tinha referido anteriormente.


Mas há que ter os pés assentes na terra...este prognóstico a 200 e tal horas é muito susceptivel de mudar, e apesar de ser um cenário váido, é apenas um entre muitos.
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Caro Stormy, apenas uma questão,

Assim sendo, espero que, depois deste intervalo de tempo mais estavel para a semana, a partir da ultima semana do mês e por cerca de 5-6 dias, a crista seja empurrada para a Europa Mediterranea e a PI fique sob influencia de uma situação de W/SW com tempo outra vez mais agreste.

No fim de semana de 26 e 27 vou precisar de efectuar umas filmagens em exterior... Esse período de tempo estável que referes inclui esses dias que correspondem ao ultimo fim de semana deste mês? Sei da dificuldade da resposta e sei também qual a fiabilidade a esta distância temporal, mas que te parece?

Cumprimentos.