Previsão Sazonal: Outono-Inverno 2011/2012

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Este ano que vem poderá ter nos primeiros 9 meses um padrão do tipo Inverno seco e normal nas temperaturas, Primavera chuvosa e fresca e um Verão a começar mais instavel mas a ter muito calor desde o fim de Julho até Setembro..

É um padrão razoavelmente normal em anos la niña, Invernos secos, Primaveras instaveis (algumas mais frias outras mais quentes), verões que podem ser muito quentes mas que concentram o calor na sua segunda metade sendo a 1a mais instavel e Outonos humidos e tépidos.

E estou para ver como é que o leste de Espanha terá precipitação acima da média, a depressão deve vir da China sinceramente, as depressões vêm de leste ... não !!
Sinceramente não acredito muito neste padrão e duvido muito que se a tendencia for a marcada duvido muito que o leste de Espanha e mesmo a Itália tenham precipitação acima da média ......

Janeiro e Fevereiro seco já não é novidade aqui para os Algarvios que já nos acostumámos a este padrão nas ultimas décadas .... mas gostava de saber o que pensas relativamente a como será agora o mês de Dezembro ??

Em algum momento pensas que o AO/NAO se tornem negativos, dado que já estão há 3 meses positivos e com tendencia a reforçarem os seus indices ??
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
E estou para ver como é que o leste de Espanha terá precipitação acima da média, a depressão deve vir da China sinceramente, as depressões vêm de leste ... não !!
Sinceramente não acredito muito neste padrão e duvido muito que se a tendencia for a marcada duvido muito que o leste de Espanha e mesmo a Itália tenham precipitação acima da média ......

Janeiro e Fevereiro seco já não é novidade aqui para os Algarvios que já nos acostumámos a este padrão nas ultimas décadas .... mas gostava de saber o que pensas relativamente a como será agora o mês de Dezembro ??

Em algum momento pensas que o AO/NAO se tornem negativos, dado que já estão há 3 meses positivos e com tendencia a reforçarem os seus indices ??

As depressões não veem de leste:D
Veem de perturbações que se desprendem do jet, a norte ou NW, e que ao interagirem com a agua do mediterraneo, que por esta altura está a valores ainda superiores á da nossa costa, ou pelo menos identicos, gera muita instabilidade e chuva.
O Inverno a continuar assim será portanto algo chuvoso na bacia Mediterranea, mas convem lembrar que a agua do mediterraneo no Inverno é mais fria que no Atlantico ( excepto no mediterraneo oriental), e trará menos instabilidade, portanto menos chuvas extremas.

Por cá acho que o AA vai ficar na zona entre os Açores e a PI, ou entre a Madeira e a PI, extendendo-se depois pela Europa em conjunto com o Anticiclone térmico.
Em altitude teremos o jet a ondular no Atlantico, desde a costa Americana até aos Açores
, e depois pela europa, com algumas perturbações a gerar a tal chuva no Mediterraneo e alguns eventos de neve na Europa central e de leste.
Esta sinoptica traz um Inverno com AO/NAO+, algo seco mas não muito frio, com algumas entradas de SW ou NW possiveis a atenuar a seca ( mas não muitas..tipo como em 08).

A partir de Março acho que vamos entrar num periodo mais instavel..
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A partir de hoje, o Meteociel apresenta as cartas das 4 runs diárias do CFS (NOAA) até às 7188 horas, concretamente hoje chega ao dia 9 de setembro de 2012. Pela experiência que tenho das cartas apresentadas no meteorologic a0o longo dos últimos tempos, isto serve apenas como curiosidade, porque falha muito, e a partir dos 15 dias está sempre a mudar. Como exemplo, as 4 runs disponíveis hoje para o dia de Natal:

cfs-0-960_nax3.png


cfs-0-960_uhw0.png


cfs-0-960_dbf8.png


cfs-0-960_ymi9.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
A partir de hoje, o Meteociel apresenta as cartas das 4 runs diárias do CFS (NOAA) até às 7188 horas, concretamente hoje chega ao dia 9 de setembro de 2012. Pela experiência que tenho das cartas apresentadas no meteorologic a0o longo dos últimos tempos, isto serve apenas como curiosidade, porque falha muito, e a partir dos 15 dias está sempre a mudar. Como exemplo, as 4 runs disponíveis hoje para o dia de Natal:

Isto agora até é divertido. :lmao::lmao:
 

QNH

Cirrus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
5
Local
Amadora
Olá.
Como os meus conhecimentos nesta área são fraquitos, apesar de achar uma area muito interessante, gostava de lêr da parte dos mais entendidos nesta matéria algum comentário a esta nota de imprensa retirada do site do Instituto de Meteorologia, assim como de eventuais repercussões na meteorologia para este inverno no território Continental, de uma forma generalista:
2011-11-17 (IM)

De acordo com a última informação disponibilizada pela Organização Meteorológica Mundial, desde agosto de 2011 que no Pacífico se tem verificado a ocorrência do fenómeno La Niña.

Este fenómeno é caracterizado por temperaturas da superfície do oceano invulgarmente frias.

Prevê-se que este evento de La Niña persista até o final deste ano e início de 2012, com possível fortalecimento para intensidade moderada. No entanto, é provável que seja consideravelmente mais fraco do que o mais recente episódio, ao qual foram ligadas várias ocorrências de inundações e secas em diferentes partes do mundo.
fonte: http://www.meteo.pt/pt/media/notici...t/media/noticias/textos/la_nina_nov_2011.html

Obrigado e um bem haja.
 

BigB

Cirrus
Registo
18 Nov 2011
Mensagens
15
Local
Lisboa
Olá.
Como os meus conhecimentos nesta área são fraquitos, apesar de achar uma area muito interessante, gostava de lêr da parte dos mais entendidos nesta matéria algum comentário a esta nota de imprensa retirada do site do Instituto de Meteorologia, assim como de eventuais repercussões na meteorologia para este inverno no território Continental, de uma forma generalista:

fonte: http://www.meteo.pt/pt/media/notici...t/media/noticias/textos/la_nina_nov_2011.html

Obrigado e um bem haja.

Os meus conhecimentos tambem são bem fraquitos.
Agora por o que li aqui o Inverno será ameno e ao mesmo tempo seco,iremos ter uma situação rara, normalmente os Invernos mais amenos são chuvosos e os invernos secos são frios agora não sei se o facto de se prever um Inverno ameno e seco tenha haver com essa situação da La Niña.

:thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Os meus conhecimentos tambem são bem fraquitos.
Agora por o que li aqui o Inverno será ameno e ao mesmo tempo seco,iremos ter uma situação rara, normalmente os Invernos mais amenos são chuvosos e os invernos secos são frios agora não sei se o facto de se prever um Inverno ameno e seco tenha haver com essa situação da La Niña.

:thumbsup:

Não sei onde viste que o inverno seria ameno, a única previsão nesse sentido é a da Accuweather, e não é baseada em nenhum modelo. O Stormy é da opinião que o inverno ficará ligeiramente acima da média, o que não significa que seja ameno, pois o normal é ser fresco, eu acho que pode ficar um pouco abaixo da média, principalmente pelas mínimas mais baixas.

De todos os modelos credíveis, o UKMO, a MeteoFrance, o japonês e a NOAA prevêem temperaturas abaixo da média, enquanto que o ECMWF não é conclusivo. Quanto ao ser seco, a tendência já foi mais forte nesse sentido, a NOAA punha há um mês uma forte anomalia negativa em dezembro, hoje já está um pouco acima da média.

Quanto à La Niña é ainda polémico o seu efeito sobre as condições meteorológicas na Europa. Estatisticamente, há maior propensão para circulação zonal e NAO+ em anos de La Niña, mas há excepções. E mesmo anos com NAO+ podem ser amenos ou gelados, há mais factores a considerar-se.
 

BigB

Cirrus
Registo
18 Nov 2011
Mensagens
15
Local
Lisboa
Não sei onde viste que o inverno seria ameno, a única previsão nesse sentido é a da Accuweather, e não é baseada em nenhum modelo. O Stormy é da opinião que o inverno ficará ligeiramente acima da média, o que não significa que seja ameno, pois o normal é ser fresco, eu acho que pode ficar um pouco abaixo da média, principalmente pelas mínimas mais baixas.

De todos os modelos credíveis, o UKMO, a MeteoFrance, o japonês e a NOAA prevêem temperaturas abaixo da média, enquanto que o ECMWF não é conclusivo. Quanto ao ser seco, a tendência já foi mais forte nesse sentido, a NOAA punha há um mês uma forte anomalia negativa em dezembro, hoje já está um pouco acima da média.

Quanto à La Niña é ainda polémico o seu efeito sobre as condições meteorológicas na Europa. Estatisticamente, há maior propensão para circulação zonal e NAO+ em anos de La Niña, mas há excepções. E mesmo anos com NAO+ podem ser amenos ou gelados, há mais factores a considerar-se.

Obrigado pela explicação.
A minha opinião foi dada baseada nos comentarios que li aqui pois não me sinto com a capacidade de interpertar e analisar os Modelos e Previsões, o termo ameno refiro-me a um Inverno com valores de temperatura um pouco acima da media. Considero interessante a conjugação dos 2 factores Inverno com temperatura acima da media e seco normalmente é dificil ter-se ambos em simultâneo dai afirmar que é uma situação excepcional mas pelos vistos é o que se prevê de acordo com o que tenho lido aqui, mas vamos aguardar para ver e sentir.

:thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Já é a run do mês passado (Novembro) mas de qualquer forma fica aqui, a do EUROSIP, uma espécie de "ensemble/multimodelo" entre ECMWF, METOFFICE e METEOFRANCE.

Fica a carta, que é mais fria do que a do ECMWF sozinha, o que não deixa de ser interessante/curioso, pois tenho ideia que modelos como o do MetOffice até tem tido um "warm-bias" nos últimos anos.

81520605.gif




Relativamente à precipitação, aí é que todos os modelos continuam infelizmente a dar um Inverno seco, seria um gigantesco falhanço colectivo dos modelos escapar a isso, pelo que é melhor nos irmos preparando para um Inverno seco. Mas que poderá até nem acontecer, pois já sabemos dos falhanços deste tipo de previsões.

38336123.gif
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
De facto, previsões de um Inverno seco são normalmente mais condizentes com uma previsão igualmente mais «fria».

Mas daqui a uns meses já saberemos se elas se concretizaram na realidade ou não ... A ver vamos. ;:)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Pois valem o que valem estas previsões, mas têm sempre um fundo de verdade, quando são coerentes na repetição das mesmas, e especialmente por modelos mais "credíveis" dentro do possível para o que se trata.
A mim parece-me que esse padrão estará realmente relativamente correcto, e nota-se que é o que está a acontecer, uma zonal fortíssima com tempestades a tender para o "épico" no Reino Unido e Oeste da Escandinávia.

As minhas maiores duas dúvidas são:

- Se essas anomalias não estão um pouco demasiado a Norte, e se na verdade não será um Inverno perto do normal no Noroeste da Península, e algo seco mais a Sul, com bastantes caudas de frentes e até boas frentes a atingir-nos ainda assim, ou se estará mesmo bem posicionado e serão mais os tempos desinteressantes como a última semana que os interessantes ou moderadamente interessantes como a próxima semana.

- Se este padrão dura assim tanto. Realmente a zonal está incrível, difícil de ceder, e deverá durar, mas vendo que mesmo quando a 10 dias os modelos pouco davam, e afinal já dão alguma actividade para a próxima semana, eu tenho um "feeling" algo parecido ao que o David já referiu, que talvez ainda em Janeiro a coisa mude para um padrão com mais frentes Atlânticas, e ainda nesse mês ou esperemos cedo em Feveiro possa quem sabe haver bloqueio a NW e assim episódios frios de jeito ainda em "tempo útil", e não demasiado tarde, tipo Março-Abril.

Mas isto são apenas "feelings" tendo em conta que raramente um padrão se mantém demasiado tempo, em especial em pleno Inverno, o que não quer dizer que não se mantenha, há anos de excepção.. Esperemos que não seja um!
:hehe:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Esta situação sinóptica recorda-me o Outono de 2009. A zona esteve fortíssima entre Outubro e o início da segunda quinzena de Dezembro. O Noroeste teve níveis altos de precipitação, acima da média, em Outubro e Novembro, e no litoral algarvio quase nem choveu até meados da segunda quinzena de Dezembro. Depois subitamente o padrão mudou para um forte NAO negativo, e os meses seguintes ficaram todos acima da média a Sul, até praticamente ao início do Verão climatológico. A diferença é que agora a zonal está mais a Norte, e o anticiclone mais forte à nossa latitude, mas basta um ligeiro desvio para que o Noroeste fique na média ou acima da média, enquanto permanecer o NAO positivo. Portanto, e para já, aposto que o mês de Dezembro poderá terminar abaixo da média a Sul, ou mesmo muito abaixo da média no Algarve, e há uma maior probabilidade de terminar na média no Noroeste.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Com uma zonal tão a norte, parece-me que a descer nunca seja muito.
O padrão já se mantêm há algum tempo e, como tal, acredito que ele se rompa algures na 2ª quinzena para dar lugar a entradas mais vigorosas no nosso noroeste durante algumas (poucas) semanas, trazendo uma circulação zonal mais baixa mas ainda assim insuficiente para levar ao sul a tão esperada chuva forte e persistente de outros anos.
Com um padrão atual como o que há no norte do Reino Unido, parece-me que esse padrão depois de uma quebra poderá restabelecer-se lá para fins de janeiro\fevereiro novamente.

Acho que já vi estes padrões noutros anos.
Mesmo em 2000\2001, outono\inverno tão famosos por uma zonal tão potente e tão baixa aqui na península ibérica, o padrão teve cerca de 1 mês de pausa, em janeiro, e depois restabeleceu-se tão ou mais forte...

Certezas não as há neste momento, apenas suposições\"feelings". Alguma experiência e conhecimento da dinâmica da atmosfera noutros anos, permite "olhar" mais à frente...;)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Há quase 48 horas que Lisboa - Gago Coutinho não passa dos 10ºC. A normal das máximas em dezembro ronda os 15ºC. A temperatura a 850 hpa esteve nas últimas horas 3 a 5ºC acima do normal para a época. São estes dias que dão cabo de qualquer previsão sazonal, por muito afinada que esteja.

Actualização do ECMWF, "roubada" do forum da Meteored:

europetercile32summary2.gif


europetercile32summaryr.gif


europetercile32summarym.gif


Mais do que a anomalia da pressão atmosférica gostaria de ver a anomalia do z500, porque com dorsal no Atlântico é inevitável que a Europa ocidental tenha anomalia positiva. Mas não nos esqueçamos que a média da pressão atmosférica em Portugal, no inverno, ronda os 1015 mbar, e não é preciso que a anomalia de pressão seja negativa para termos bons eventos:

archives200612900.png


archives20091900.png