Seguimento Sul - Novembro 2011

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Desde as 16h30 que está em desenvolvimento uma célula de pequenas dimensões na costa do Cabo de Santa Maria, poucos km a S-SSW da Ilha da Barreta. É muito estática, avança muito lentamente costa dentro numa direcção N-NNE e passará entre Olhão e Faro. Começa a chover e ouve-se trovejar. No radar é bem visivel, movimenta-se muito lentamente, poderá intensificar-se. O cape é bom, não há vento, e o núcleo da depressão começa a alojar-se a SW do Cabo de Sao Vicente.
 


Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Boas, pelos vistos também repararam na funnel cloud que passou entre a Culatra e o Farol!
Ao lado estava uma grande célula com nuvens muito escuras, deve ter descarregado bem no mar!!
Com muito zoom consegui tirar uma fotografia á funnel cloud ;)

funnelcloudolhao.jpg
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Apanhaste já na fase de dissipação, na vertente oeste da pequena célula já começava a abrir o céu, ainda assim é perceptível! :thumbsup:
Chove com intensidade moderada há cerca de 30m, troveja de forma fraca, sem relampagos visiveis (por mim), a pequena célula está estática neste momento em cima de Olhão, e pelo radar não parece dar sinais de intensificação, o que poderia dar bons acumuados. Contudo, a atmosfera está muito instável, com múltiplas pequenas células aqui na zona do Cabo de Santa Maria e também no Barlavento algarvio. A nova banda de instabilidade que se encontra a SW deverá chegar dentro de 2-3h, vamos ver como evoluiu, mas hoje pode haver surpresas pontual e localmente, as condições são bastante favoráveis :)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, como os meus vizinhos disseram, ela está a cair moderada, por vezes forte. Sigo com 12.2ºC e levo 22 mm acumulados hoje, desde que começou a chover, por volta das 17h10m mais ou menos, levo já 14 mm.

19h08m: Chove forte neste momento.

19h18m: Chove torrencialmente neste momento
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Levo 29 mm acumulados e chove torrencialmente. :D É o dilúvio em Olhão.

Neste momento, cai Granizo.

19h31m: 34 mm
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
35 mm até agora e rebentou uma bomba. :eek:
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
À pouco houvi um trovão de durou uns 15 segundos, mas estava longe.

Chove moderado há algum tempo, não tenho valores reais porque antes da chuva troquei as pilhas do pluviómetro, mas agora apercebi-me que troquei por pilhas gastas :facepalm:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
A estação da Região de Turismo indica trovoadas/chuva fraca. :unsure: Aqui, só rebentou um trovão e único, neste momento, não chove.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, está mais calmo depois da chuva forte entre as 19 h e as 20 horas.

Máxima: 17.2ºC
mínima: 11.5ºC
atual: 13.1ºC

Precipitação: 36 mm (até ao momento)