Seguimento Sul - Novembro 2011

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Em Faro, neste momento, chove de forma fraca a moderada, visto que a estação da Região de Turismo vai acusando precipitação, por aqui, não chove.

Os modelos ainda colocam cerca de 10 mm durante esta noite. Vamos ver se ainda calha alguma coisa, trovoadas é que isto anda fraquito. O meteograma para Olhão coloca aumento do Cape até 300 durante a madrugada. :D
 


Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
:thumbsup:Aqui choveu moderado-forte, por vezes torrencial ao fim da tarde/inicio de noite. Chovia dentro do continente.... :lmao: As ruas estavam alagadas com vários lençóis de água na marginal da marina a proporcionar aquaplaning :huh:
É um belo acumulado algarvio1980, ainda muito aquém do que choveu naquele belo dia de Maio, ainda assim, de acordo com os modelos (que punham a chuva toda para a madrugada de 6ª), uma bela surpresa.
Eu bem disse à tarde que a estava muita instabilidade, e que as células pareciam bombas ao largo do Cabo de Santa Maria :D Mais uma vez, confirma-se: as melhores chuvas é quanto se forma gota fria a SW de São Vicente
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Já levamos muitas horas sempre a chover, toda a noite choveu fraco a moderado...

Ontem, 35mm, com um bom período inicial entre as 19h e as 20h;

Hoje, 50 mm e continua a chover...

A média do mês (118mm) já era! :cold:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia,

Por cá não tenho um acumulado tão grande como no Sotavento. Choveu durante a maior parte da noite (principalmente a partir da 1h30), mas de forma fraca e constante. No Sitio das Fontes tenho 8,4mm acumulados e aqui em Silves tenho 9mm.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A generalidade das estações marcam todas 6-12mm, mesmo as da serra. Apenas a zona litoral entre Faro e Vila Real de Santo António tem valores acima de 35 mm no dia de ontem e hoje continua a chover, aliás não parou ainda de chover.


Parece que está a levantar, está a transformar-se numa espécie de neblina.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia .... e que belo dia, e aqui o que se gosta é deste tipo de depressões espécie de cut-offs, e já se leva imensas horas de chuva quase consecutiva ....

Ontem em Faro caiu ... cerca de 36,1 mm !!

No dia de hoje já deve ir acima dos 40 mm !!

Absolutamente incrivel !!

Faro ja está em cerca de 112 mm este mês e já com cerca de 30 mm acima da média algo que nunca pensei ... e que mostra que quando existe este tipo de depressão os modelos subestimam a precipitação aqui no Algarve do mesmo modo que sobreestimam quando a depressão vem de Noroeste ....
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Muita chuva aqui por Loulé também! Tem estado sempre a cair certinha. A rua atrás da minha casa já parece um mar, o que indica que já ultrapassou os 40mm acumulados. (A última vez que vi a rua assim foi no dia 18 Maio deste ano)
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Já agora...ontem quando fui à serra de manhã e passei na zona central do concelho de Loulé mais propriamente na zona de Salir/Barrosas verifiquei que durante a madrugada tinha caído uma boa carga de água. Os ribeiros iam bem cheios e os terrenos todos alagados. O curioso é que uns km's mais a oeste na zona de Monte Ruivo(Alte) nada de especial se passou. Segundo relatos que tive durante a madrugada ouviu-se uma forte trovoada para a zona de Salir/Barranco do Velho.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, a noite foi de chuva moderada com picos de forte a torrencial. Rebentaram às 4h45m duas autênticas bombas, há muito tempo, não ouvia uns trovões tão potentes.

Olhando ao satélite, não deve faltar muito para começar a chover. Desde das 17h15m de ontem até ao meio-dia de hoje levo 86 mm acumulados, sendo 57 mm desde da meia-noite.

Impressionante, eu gosto é destas mini cut-offs. :D
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Regressa novamente a chuva no mesmo ritmo certinho de toda a noite, depois de 4 horas de pausa. Parece durar algum tempo.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Em Olhão, a estrada que passa por detrás do LIDL, lavagem de carros e que dá acesso para o Continente, está completamente alagada, devido ao transbordo de uma pequena ribeira aí existente.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Terminada a chuva fica este dia 20 de Novembro com o 2º dia mais chuvoso do ano nesta parte do Algarve com 51mm logo atrás do dia 18 de maio.
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Já agora...ontem quando fui à serra de manhã e passei na zona central do concelho de Loulé mais propriamente na zona de Salir/Barrosas verifiquei que durante a madrugada tinha caído uma boa carga de água. Os ribeiros iam bem cheios e os terrenos todos alagados. O curioso é que uns km's mais a oeste na zona de Monte Ruivo(Alte) nada de especial se passou. Segundo relatos que tive durante a madrugada ouviu-se uma forte trovoada para a zona de Salir/Barranco do Velho.

Tb confirmei isso agora mesmo
Fui dar uma volta de bike e toda aquela zona do Barranco do Velho /Salir continua a escorrer agua...

Foram bastantes horas a chover certinho ate ao inicio da tarde...
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Tb confirmei isso agora mesmo
Fui dar uma volta de bike e toda aquela zona do Barranco do Velho /Salir continua a escorrer agua...

Foram bastantes horas a chover certinho ate ao inicio da tarde...

Pois...sem contar com a precipitação do final do dia de ontem e madrugada/manhã de hoje. Essa zona já estava literalmente debaixo de água quando em boa parte do Algarve pouco se ultrapassaram os 10mm, isto durante a frente da madrugada/manhã de ontem.
Hoje no percurso de Loulé/Faro estava tudo alagado! Uma imagem que já não via desde Dezembro de 2006 salvo erro...