Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2011

Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
De qualquer maneira obrigada pelos esclarecimentos ;)
Braga só viu neve, desde que nasci, em 2009 e em 2010. Este ano já lá vai. Pode ser que Janeiro traga o elemento branco para estas bandas:pray:
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Previsão descritiva do IM:

Previsão para 3ª feira, 22 de novembro de 2011

Céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade e
com ocorrência de aguaceiros nas regiões do interior.
Queda de neve acima dos 800/900 metros.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante norte, sendo
moderado a forte (30 a 50 km/h) no litoral oeste e soprando forte
a muito forte (50 a 65 km/h) nas terras altas.
Pequena descida de temperatura.

Meteorologistas: Madalena Rodrigues/ Bruno Café.

Actualizado a 19 de novembro de 2011 às 11:34 UTC
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
David, o que parece que vai ocorrer é que o cavado ao interagir com a cut-off que está no Mediterraneo ocidental vai transferir uma parte da bolsa de ar frio associada para a circulação da cut-off..ou seja, não se forma uma cut-off nova mas há uma intensificação da pré existente.


Bom...3f não há grandes alterações...deverá haver alguma chuva no norte, nomeadamento no litoral norte extendendo-se um pouco para sul até ao Cabo carvoeiro ou ao Cabo raso.
No interior tambe deverá haver alguma coisa..e como há frio em altura ( iso 0 aos 850hpa) e temos um geopotencial baixinho, é provavel que neve a cotas de aproximadamente 1200m.
Acho os 800-900m do IM exagerados..mas amanhã falaremos de novo no assunto.

Quanto ao longo prazo, voltará a influencia anticiclonica até dia 27, com subida de temperatura..

Quanto aquela ideia de regresso do tempo mais chuvoso, com a entrada de um cavado mais intenso a partir dos ultimos dias do mês....está um pouco tremida.
Os modelos a nivel geral veem um aumento da actividade ciclonica no Atlantico, o que faz todo o sentido face aquela perturbação tropical que vai injectar ar quente para norte.`
Mas o que maior parte deles vê não é um cavado grande e organizado mas sim uma sucessão de perturbações que se vão gerando no Atlantico e afectam depois a Peninsula.
Neste padrão teremos uma circulação mais bloqueada, com espaço para que se possam criar alguns sistemas mais complexos á medida que o jet se vai dobrando para sul e para norte.
É dificil ver agora ao certo o que sevai suceder...mas efectivamente parece estar a entrar nas modelações alguma instabilidade a partir de dia 28-29..com o agravamento do estado do tempo.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O ECMWF já não prevê tanto frio nem tanta precipitação para 3ªfeira, e consequentemente a previsão descritiva do IM já se alterou bastante no que diz respeito à cota de neve:

Previsão para 3ª feira, 22 de novembro de 2011

Previsão para 3ª feira, 22 de novembro de 2011

Céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade
a partir da tarde.
Aguaceiros, diminuindo de intensidade e frequência a partir do
meio da tarde e que serão de neve nos pontos mais altos da
Serra da Estrela.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante norte,
temporariamente forte (35 a 45 km/h) no litoral oeste.
Nas terras altas, vento moderado (20 a 35 km/h) de nordeste,
tornando-se forte (35 a 55 km/h) a partir do início da manhã.
Pequena subida da temperatura mínima.

Actualizado a 20 de novembro de 2011 às 12:50 UTC

Passou do 80 para o 8. Acho que haverá frio suficiente para nevar pelo menos aos 1200m (e não apenas nos pontos mais altos da S.Estrela).
A precipitação é que está a escassear.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O ECMWF teve uma saída completamente díspar, mete o centro da depressão em altitude no Atlântico, a oeste de Lisboa, o que induziria uma circulação de sul no continente, não havendo entrada de ar frio nos níveis médios nem baixos.

ECM1-48_kjg8.GIF


Sinceramente, acho um pouco estranho, eu tinha algum receio que a dorsal se fortalecesse e mandasse tudo para Espanha, e o que o ECM mostra é o contrário. É uma previsão isolada, não é acompanhada por nenhum outro modelo, mas é coincidente com a média dos ensembles.

Acho ainda mais estranho, que face ao dia de ontem, tenha diminuído a precipitação, porque esta posição mostrada pelo europeu é extremamente favorável à convecção no interior do país, e até abre boas possibilidades no litoral, algo que dificilmente aconteceria caso o centro da cut-off passasse na localização prevista ontem.

No que toca à instabilidade do fim do mês, hoje começa a ser intuída com maior nitidez pelo GFS, o ECMWF tem uma depressão a sul dos Açores, que estraga tudo ao impulsionar a dorsal para próximo de nós. Mas essas depressões pouco pronunciadas nestas latitudes tendem a ser exageradas pelo modelo europeu (as habituais depressões a SW da PI que raramente chegam durante o verão, são um bom exemplo), pelo que o padrão global é satisfatório em ambos os modelos, dorsal forte no Atlântico ocidental, centro de baixas pressões que esteve centrado na Gronelândia a dirigir-se para oriente, ficando situado no UK e na Escandinávia, e dorsal na Europa oriental. Tudo conjugado para uma entrada de noroeste interessante na transição do mês.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Mas o que maior parte deles vê não é um cavado grande e organizado mas sim uma sucessão de perturbações que se vão gerando no Atlantico e afectam depois a Peninsula.
Neste padrão teremos uma circulação mais bloqueada, com espaço para que se possam criar alguns sistemas mais complexos á medida que o jet se vai dobrando para sul e para norte.
É dificil ver agora ao certo o que sevai suceder...mas efectivamente parece estar a entrar nas modelações alguma instabilidade a partir de dia 28-29..com o agravamento do estado do tempo.

É complicado haver um bloqueio forte, não se vislumbra grande possibilidade de entrada de ar quente no pólo:

EDH1-240_vri5.GIF


Há ali um cavado no centro dos EUA que se for mais pronunciado e mais a sul vai impulsionar a dorsal atlântica até à Gronelândia, mas esta não tem onde se unir, pelo que não conseguiria durar muito. Do outro lado, na Rússia oriental, há também uma possibilidade de entrar algo, devido ao centro depressionário no norte da Europa, mas estão muito longe de se unirem. É a única hipótese de bloqueio forte e de negativização da AO para os próximos 15/20 dias, é ténue, e se acontecesse isolaria o centro depressionário no norte da Europa, não lhe restando alternativa que não fosse o deslocamento para sul e afectação da bacia mediterrânica, com circulação de oeste no início, transformando-se em nortada na PI.
 

BigB

Cirrus
Registo
18 Nov 2011
Mensagens
15
Local
Lisboa
Estive de forma curiosa a ver alguns dos principais modelos e temos as seguintes previsões para o médio prazo:

ECMWF:



Uploaded with ImageShack.us

GFS:



Uploaded with ImageShack.us

GEM:



Uploaded with ImageShack.us

Ou seja, iremos ter de acordo com o IM entre os dias 23-28 Novembro dias com influencias Anticiclonicas que irão trazer dias de sol com madrugadas relativamente frias e tardes agradaveis, as temperaturas confirmam-me para a Região de Lisboa dificilmente irão utrapassar a barreira dos 20º graus( podendo aproximar-se desses valores no dia 24/11) mas irão-se centrar essencialmente entre os 16º-18º graus, as minimas irão andar entre os 8º-12º graus, portanto iremos ter um mini Verão de São Martinho mas mesmo assim insuficiente para dias realmente amenos, neste sentido podemos já antecipar que este mês irá acabar com uma pequena anomalia negativa ou dentro da média no que respeita a temperatura.
Depois disso como se pode constactar nos modelos pode ser que o mês de Dezembro se inicie com frio já de verdade, mas ainda tudo muito Incerto.
Axo muito interessante o cenário previsto por o GFS, não tanto a previsão em si mas a tendencia de diminuir as massas anticiclonicas mais amenas criando as condições necessarias para entrada de Massas de Ar Frias sejam elas Polares ou Siberianas!

:thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pois David, a AO, como era de esperar, está muito negativa.
Mas geralmente quando se vão modelado cavados de alguma dimensão a interagir com plumas tropicais, da-se um aprofundar dos mesmos, podendo levar a uma bipartição do vortice polar.

É esta bipartição do vortice polar que gera os bloqueios...embora em certas situações se poddam dar bipartições que dado o estado da atmosfera não evoluem para grandes situações bloqueadas.
Era isso que eu estava á espera, um grande nucleo do vortice polar deslocar-se para o Atlantico norte, e alimentado pelo ar tropical, gerar bastante actividade durante varios dias, até que por fim transitasse para leste, sem criar um bloqueio muito acentuado.

No Geral, este inverno não há condições para grandes bloqueios como houve nos ultimos invernos, tal tem a ver com o balanço energetico no polo e com as teleconexões.

Podemos ver que a temperatura da baixa estratosfera está muito baixa, o que indica este vortice polar muito profundo.
Mas atenção que o facto de haver uma situação de AO+, não impede periodos ocasionais de NAO-, só que tais bloqueios são de pequena dimensão ou pelo menos estão posicionados de tal forma que não são disruptivos face á forte zonalidade.

Bom...quanto a 3f.

O GFS/12z foi atraz do cénario do europeu, e agora em vez de colocar um cavado que injectaria ar frio na cut-off Mediterranea, dá expressão a um embolsamento que correria a nossa costa de NW para SE, gerando chuva em todo o pais, mas mais forte e acompanhada de granizo/trovoada no litoral.

Sendo que no interior tambem choveria, com cotas de neve de cerca de 1200 a 1400m.

No longo prazo

O GFS/12z parece querer organizar um cavado mais profundo a partir de dia 28-29, após um periodo em que a dorsal tentaria crescer no norte de Africa...será que o modelo vai tentar ir pelo caminho que eu discuti aqui há dias?

Pode ser que de facto a cut-off Mediterranea, depois de se ir fundindo com o nucleo frio secundario a oeste da PI, consiga arrastar energia vinda do Atlantico ( ar de origem subtropical) tal como de Africa e do Mediterraneo, de modo a aprofundar-se e a ser capturada pela circulação da alta troposfera.
Assim, poderia evoluir mais rapidamente par N/NE e deixar a crista anticiclonica crescer no norte de Africa...e com esta sinoptica o cavado atlantico já consegue crescer para sul e tirar partido da pluma tropical e da depressão tropical que nessa altura estaria presa a sul dos Açores.

A ver vamos..
 
Registo
2 Set 2011
Mensagens
83
Local
Porto
condições necessarias para entrada de Massas de Ar Frias sejam elas Polares ou Siberianas!

:thumbsup:[/QUOTE]

Isto Significa que este inverno haverá mais frentes frias , com esse cenário poderá haver grandes e inesperadas quedas de neve até mesmo no litoral ,.
Estou certo?
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
O modelo HIRLAM mostra para esta noite/madrugada esta situação de chuva no Litoral Oeste:



Será? :rain:

Não acredito, isto é um erro da AEMET. Nenhum modelo dá chuva para esta noite, nem mesmo o HIRLAM. Se fores consultar o mesmo modelo ao meteociel vês que assim é.

Por curiosidade, também fui à AEMET e aquilo parece estar com bugs. Não só mostra a previsão desde dia 18 (hoje já estamos a 20!:lol:), como o mapa de dia 21 às 01:00 como mostraste já nem está com essa precipitação.

Ainda por cima, esse mapa mostra uma frente bem definida, coisa que a tão curto prazo seria mostrado com certeza por todos os modelos...

Será um engano, certamente! :thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Não acredito, isto é um erro da AEMET. Nenhum modelo dá chuva para esta noite, nem mesmo o HIRLAM. Se fores consultar o mesmo modelo ao meteociel vês que assim é.

Por curiosidade, também fui à AEMET e aquilo parece estar com bugs. Não só mostra a previsão desde dia 18 (hoje já estamos a 20!:lol:), como o mapa de dia 21 às 01:00 como mostraste já nem está com essa precipitação.

Ainda por cima, esse mapa mostra uma frente bem definida, coisa que a tão curto prazo seria mostrado com certeza por todos os modelos...

Será um engano, certamente! :thumbsup:

É engano sim, desde de 6ªfeira que existe esse bug no modelo Hirlam. ;)
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
É engano sim, desde de 6ªfeira que existe esse bug no modelo Hirlam. ;)

aquela malta anda distraida com as eleições:lmao::lmao::lmao:
deve ser alguém admite levar uma banhada...
se calhar é um modelo de situação politica, primeiro a frente politicamente fria passa por cá e depois chega a espanha, mas enfraquecida.

peço desculpa pelo off-topic, nem é meu hábito.