Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2011



Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A saida operacional do GFS está completamente out, completamente fora dos restantes membros quer no frio, quer na precipitação ....
Mesmo olhando a 15 dias de distância os membros apontam para tempo seco e ameno .....

Parece que vamos entrar no tal periodo seco previsto pela totalidade dos modelos !!
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Estou muito curioso para ver a próxima saída do GFS...:unsure:

Pois, também eu, embora ainda falte um bocado para haver certezas...

É que vou para Bragança e arredores a partir de 4 de Dezembro e gostava que houvesse a possibilidade de haver festa...:)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
parece-me que o GFS vai recuar...devagarinho para não parecer mal!:D

No global o GFS não recua nada, põe uma depressão bastante cavada onde os outros põem dorsal, apenas isola essa depressão da circulação global na região dos Açores, impulsionando a dorsal sobre a Europa ocidental, não a deixando progredir. Mas as diferenças para os outros modelos, a muito curto prazo, 60 horas, na América do Norte, mantém-se. E é cada vez mais estranho.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
No global o GFS não recua nada, põe uma depressão bastante cavada onde os outros põem dorsal, apenas isola essa depressão da circulação global na região dos Açores, impulsionando a dorsal sobre a Europa ocidental, não a deixando progredir. Mas as diferenças para os outros modelos, a muito curto prazo, 60 horas, na América do Norte, mantém-se. E é cada vez mais estranho.


Sim no geral não recua, cava a depressão, mas aí não está sozinho, já o canadiano tem um cenário semelhante, e também o australiano por exemplo.

Mas o "pequeno" detalhe de ficar retida a Oeste agora nesta saída, "apenas" passa de um evento de neve a cotas médias/baixas para um evento morno de dilúvio total em Portugal continental.

Isto só para nos relembrar que mínimos desvios numa previsão têm um impacto descomunal no médio prazo, nao vale a pena grandes filmes e grandes esperanças.

Eu olhando para as saídas até esta do GFS estava na minha a achar "neve.. deve ser.. delírio".. Esse cenário foi-se (não me admiro que volte noutra saída), mas a única coisa que me tem feito não descartar totalmente o cenário depressionário do GFS é de facto ele estar não totalmente sozinho, mas acompanhado (mais ou menos) por outros modelos, na "luta" contra o ECMWF.

É de facto estranha tamanha diferença ainda assim, e eu continuo até prova em contrário a confiar mais no ECMWF, mas vamos ver, pois está desta vez sozinho contra os restantes. Se ganhar totalmente será um dos seus maiores triunfos na "guerra modelística"!

Mas olhando para um "ensemble" dos modelos todos, acredito que talvez fique algo no meio. Mas não vale a pena grandes suposições para já, está mais do que visto!
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
No global o GFS não recua nada, põe uma depressão bastante cavada onde os outros põem dorsal, apenas isola essa depressão da circulação global na região dos Açores, impulsionando a dorsal sobre a Europa ocidental, não a deixando progredir. Mas as diferenças para os outros modelos, a muito curto prazo, 60 horas, na América do Norte, mantém-se. E é cada vez mais estranho.

Sim em termos globais realmente as diferenças mantêm-se...teremos que esperar pela próxima saída do ECMWF.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Se ontem ainda tinha muitas dúvidas, hoje estou mesmo convicto que o ECMWF vai ganhar isto... apesar de a run operacional do GFS continuar a insistir na sua, as outras pertubações começam a duvidar da mesma. Nesta run das 12z, mesmo a run de controlo já está igual ao ECMWF. Penso que é uma questão de tempo até a operacional ceder. A confirmar-se, que grande tareia leva o GFS!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Sim no geral não recua, cava a depressão, mas aí não está sozinho, já o canadiano tem um cenário semelhante, e também o australiano por exemplo.

Mas o "pequeno" detalhe de ficar retida a Oeste agora nesta saída, "apenas" passa de um evento de neve a cotas médias/baixas para um evento morno de dilúvio total em Portugal continental.

Isto só para nos relembrar que mínimos desvios numa previsão têm um impacto descomunal no médio prazo, nao vale a pena grandes filmes e grandes esperanças.

Eu olhando para as saídas até esta do GFS estava na minha a achar "neve.. deve ser.. delírio".. Esse cenário foi-se (não me admiro que volte noutra saída), mas a única coisa que me tem feito não descartar totalmente o cenário depressionário do GFS é de facto ele estar não totalmente sozinho, mas acompanhado (mais ou menos) por outros modelos, na "luta" contra o ECMWF.

É de facto estranha tamanha diferença ainda assim, e eu continuo até prova em contrário a confiar mais no ECMWF, mas vamos ver, pois está desta vez sozinho contra os restantes. Se ganhar totalmente será um dos seus maiores triunfos na "guerra modelística"!

Mas olhando para um "ensemble" dos modelos todos, acredito que talvez fique algo no meio. Mas não vale a pena grandes suposições para já, está mais do que visto!

Mas o canadiano a 72 horas tem a tal cut-off no Texas, como os restantes, o GFS está sozinho, só acompanhado do australiano, que como modelo é uma calamidade. A depressão que o canadiano põe nos Açores forma-se cerca de 48 horas depois da do GFS, são situações diferentes.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
No global o GFS não recua nada, põe uma depressão bastante cavada onde os outros põem dorsal, apenas isola essa depressão da circulação global na região dos Açores, impulsionando a dorsal sobre a Europa ocidental, não a deixando progredir. Mas as diferenças para os outros modelos, a muito curto prazo, 60 horas, na América do Norte, mantém-se. E é cada vez mais estranho.

É estranho o modelo cavar explosivamente a depressão a NW dos Açores.
O cenário discutido por mim há uns dias tinha a ver com a formação de uma depressão a NW da PI, que depois vai criando uma area de baixas complexas a N.
Ou seja, o cavado a vir de W para E/NE, um periodo mais ameno e chuvoso seguido de instabilidade no sector frio.

Eu acho estranho o GFS bloquear a depressão ( ao cava-la induz a formação de uma grande bolsa de ar frio vinda de NW e acaba por isolar essa bolsa a W).
Nenhum modelo está a ver isso, todos eles veem uma zonal forte com ou sem chuva esteja a dorsal mais perto ou longe da PI.

Para já suspeito bastante desta run, desta mudança brusca para um padrão bloqueado...teremos que ir acompanhando as proximas saidas.

Na minha opinião por muito que se forme uma boa depressão a W, ela não vai bloquear ali no meio do Atlantico..quanto muito pode bloquear no Mediterraneo.

A partir de dia 5-7Dez os modelos veem quase todos um retorno da zonalidade, e bem acentuada...tal significa que o padrão não está nada para grandes bloqueios pelo menos na faixa Atlantico-Europa.