Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2011

Registo
2 Set 2011
Mensagens
83
Local
Porto
e Estas duas para 5 de dezembro ?? interecantes ;)

cfse_cartes.php




http://www.meteociel.fr/modeles/cfse_cartes.php?ech=174&code=0&carte=0&mode=0&run=4
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Se tivesse de mandar uma aposta mandava no meio termo, uma cut-off não na posição para aquele evento frio, nem tão cavada como algumas saídas, mas acho que ainda assim o ECMWF se calhar vai ceder um pouco, e não dar uma saída tão "limpa" e estável mais tarde ou mais cedo.
Vamos ver o resultado da mistela!!! :D
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
k azia!!!
com esta run neve mesmo so nos pontos mais altos da serra da estrela...
depois de ver uma run como a de ontem :rolleyes:

acho que a proxima run das 10 vai exemplificar o chamado evento ou nao :S
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Estamos a 25 de Novembro e eu vou escrever aqui, o ECM vai ganhar e o GFS vai perder. Não acredito no cenário do GFS é bom demais em termos de chuva para a 1ªsemana de Dezembro, enquanto o ECM coloca vento norte, sol e temperaturas máximas a rondarem os 14ºC-15ºC. Não vejo o ECM recuar, se ele não recua é ele que ganha. Ainda, neste Outono já vimos o ECM a ganhar ao GFS, será que esta vez o ECM ganha novamente. :rolleyes:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Estamos a 25 de Novembro e eu vou escrever aqui, o ECM vai ganhar e o GFS vai perder. Não acredito no cenário do GFS é bom demais em termos de chuva para a 1ªsemana de Dezembro, enquanto o ECM coloca vento norte, sol e temperaturas máximas a rondarem os 14ºC-15ºC. Não vejo o ECM recuar, se ele não recua é ele que ganha. Ainda, neste Outono já vimos o ECM a ganhar ao GFS, será que esta vez o ECM ganha novamente. :rolleyes:

Já ganhou,

gfs-0-120_hgs6.png


Baixamos o rating do GFS para "lixo". Sete saídas consecutivas erradas.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Já ganhou,



Baixamos o rating do GFS para "lixo". Sete saídas consecutivas erradas.

É de estranhar, a run com menos input de dados, vir a bater certinha certinha com o ECMWF/12z de hoje...
:huh:
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Não sei se é possível e viável, mas se a equipa do "Meteopt" conseguisse um "output" baseado no ECMWF em vez do GFS iria se revelar mais útil, uma vez que existem muitas pessoas que do "boca a boca" começaram a consultar apenas o "output" da sua localidade e não interpretam mais modelos, e ultimamente é o que se vê! Aínda hoje ouvi muita gente dizer "para a semana vai nevar em Bragança". Simplesmente o GFS tém-se revelado com um modelo muito fraquito...parece o de "Moscovo".:)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
É de estranhar, a run com menos input de dados, vir a bater certinha certinha com o ECMWF/12z de hoje...
:huh:

Pois,... Mas a maior proximidade do evento fez-se notar.

gfsnh-0-54_jqg5.png


54 horas, foi a distância temporal a que o GFS atinou, cut-off muito para sul, a dorsal não sobe, mantém-se a circulação zonal intensa.

Outras coisas são de estranhar, como a run de controle, com as mesmas condições de fronteira, mas com uma resolução menor, atinou primeiro com o evento que a run operacional?
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Aparentemente o Verão "atrasado" de São Martinho vai-se manter mais tempo do que o previsto (pelo menos pelo GFS)...

Vamos ver na realidade... O fim de semana, esse, avizinha-se bem soalheiro e agradável, com noites frias. Mar calmo, propício à prática de desportos de mar, com a ajuda de vento de NE ;).