Seguimento Europa 2011

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo com céu nublado e -9ºC.

Aqui perto há estações com -13ºC.
 


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo com -7ºC a meio da manhã, e um belo nevão, que faz lembrar o Natal.

Hoje a temperatura irá subir com entrada de ar de sudoeste. Mas depois as previsões dão conta da caída até aos -20ºC na minha região. A concretizar-se poderei bater o meu recorde pessoal.
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,122
Local
Genval, Bélgica
Aqui em Zaragoza não está essas temperaturas congelantes mas penso que seja o dia mais frio que apanhei desde que cheguei! O tempo está encoberto e por isso a temperatura é baixa. Neste momento estão 9ºC e prevê-se que a próxima noite seja bem fria. Contudo a temperatura vai subir ao longo da proxima semana.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Sigo com -7ºC a meio da manhã, e um belo nevão, que faz lembrar o Natal.

Hoje a temperatura irá subir com entrada de ar de sudoeste. Mas depois as previsões dão conta da caída até aos -20ºC na minha região. A concretizar-se poderei bater o meu recorde pessoal.

Condições meteorológicas bem interessantes aí na Islândia:)

Aqui na Polónia já não posso dizer o mesmo, as temperaturas têm andando sempre positivas e acima da média para esta altura, ainda não nevou e já estamos quase em Dezembro:(

Hoje temos um dia de céu encoberto e bastante vento, vão caindo uns pingos de chuva e estão 5.5ºC...
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
En el centro de la Cuenca del Duero se han producido los primeros días de niebla densa.

Estos días se caracterizan por temperaturas máximas bajas y mínimas moderadas, no muy frías, con muy poca oscilación térmica.

Hoy en Valladolid la temperatura máxima ha sido de 4'6ºC a las 16:00 horas.

La mínima fué a las 8:00 horas donde se alcanzaron 0'8ºC.

La visibilidad en este tipo de situaciones es baja.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Primeira situação de neve da temporada na Europa:D
Ao longo dos proximos dias a Europa vai manter-se com temperaturas acima da média, e alguma precipitação.
Mas á medida que o Atlantico vai ficando mais activo o jet vai descer de latitude e um complexo sistema de perturbações polares vai afectar o continente, a partir de dia 4-5Dez a tendencia é de entrada de ar frio de NW, sobre grande parte da Europa, mas no Sul do continente mantem-se a influencia de massas de ar mais quente ( que de resto vão alimentar os sistemas polares).

Apesar do sul da Europa ( Portugal inclusivé) possam vir a ter um ou dois afluxos mais frios de N, a tendencia é para valores de temperatura normais.
Na Europa central poderá haver bastante neve, pois a influencia do ar frio será predominante.

No que toca ao nosso pais...teremos a predominancia de uma circulação anticiclónica, já que maior parte da actividade estará numa faixa desde SW no atlantico até ao Mar do norte, extendendo-se posteriormente a influencia das perturbações até ao Mediterraneo Central/Oriental e E/SE Europeu.
 
Registo
2 Set 2011
Mensagens
83
Local
Porto
Primeira situação de neve da temporada na Europa:D
Ao longo dos proximos dias a Europa vai manter-se com temperaturas acima da média, e alguma precipitação.
Mas á medida que o Atlantico vai ficando mais activo o jet vai descer de latitude e um complexo sistema de perturbações polares vai afectar o continente, a partir de dia 4-5Dez a tendencia é de entrada de ar frio de NW, sobre grande parte da Europa, mas no Sul do continente mantem-se a influencia de massas de ar mais quente ( que de resto vão alimentar os sistemas polares).

Apesar do sul da Europa ( Portugal inclusivé) possam vir a ter um ou dois afluxos mais frios de N, a tendencia é para valores de temperatura normais.
Na Europa central poderá haver bastante neve, pois a influencia do ar frio será predominante.

No que toca ao nosso pais...teremos a predominancia de uma circulação anticiclónica, já que maior parte da actividade estará numa faixa desde SW no atlantico até ao Mar do norte, extendendo-se posteriormente a influencia das perturbações até ao Mediterraneo Central/Oriental e E/SE Europeu.

Finalmente uma boa noticia ,:D Vou para stuttgart no final do ano e estou a contar com neve ;)
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo com máxima de -3ºC, num dia que nevou intermitentemente. Mínima de -10ºC.

http://en.vedur.is/weather/forecasts/areas/south/#station=6310

A previsão é de fazer cair o queixo. Para a minha zona a previsão é de agora entre -16ºC a -24ºC para Quarta, mas está muito incerta ainda.

As previsões oficiais apontam para frio glacial para toda a semana, as temperaturas vão certamente chegar aos -15ºC a -20ºC na zona onde estou, mais frio que isso é ainda uma incógnita. As temperaturas poderão chegar mesmo aos -30ºC em vários pontos da ilha. A continuada entrada polar é algo que possibilita essas temperaturas. Já hoje uma estação no interior atingiu os -20ºC.

No inverno passado observei um extremo mínimo de "apenas" -18ºC.

Se esta vaga se concretizar, começo a achar que teremos umas entradas polares à maneira este Inverno. Recordo que o recorde islandês é de -38ºC, e em Reykjavík (junto à costa) de -25ºC.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Vento tem estado forte aqui em Białystok, tudo voa lá fora. A temperatura tem vindo a subir para valores impensáveis e acho que não estavam previstos, neste momento 8ºC :shocking:
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Em A Coruña com ceus sem nuvems e temperatura mínima de 5ºC (Meteogalicia), bastante frío por aquí, mas acho que a temperatura subirá bastante hoje pelo ceu sem nuvems.
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,122
Local
Genval, Bélgica
Aqui por Zaragoza tem estado muito frio! Ontem a máxima foi de 8ºC e hoje penso que será mais ou menos igual! O céu está encoberto e por isso a temperatura não sobe, mantendo-se um frio humido contudo a minima não atinge valores tao baixos!
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Bom dia!

Finalmente um dia de Sol aqui em Białystok:cool:, depois de uma noite bastante quente e muito ventosa, o dia amanheceu com céu praticamente limpo e uns agradáveis 6ºC, o vento continua embora com menos intensidade.

Há mais de uma semana que não tínhamos por aqui um dia de sol, mas amanha já não vai ser assim, a temperatura vai baixar e os nevoeiros já estarão de volta...