Seguimento Europa 2011

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Quanto à questão da temperatura mínima...não me admira que atinja os -20ºC. Isto porque ao redor de El Puente (que acredito não seja a zona mais fria no que concerne às mínimas) temos montanhas elevadas. É uma zona junto ao rio Tera, num pequeno vale, muito propícia a fortes inversões térmicas. Encontra-se a 950 mts de altitude - é provavelmente a cota mais baixa ao redor do parque natural do lago de Sanábria.
Se do lado português podemos atingir cerca de -15ºC, nada obsta a que essa zona atinja temperaturas ainda mais baixas.



Pode ser que a regiao da Sanabria (montanhas inclusive) atinja os -20ºC, mas acho que a pregunta se refería a cidade/vila de Puebla de Sanabria (lamentável o meu portugués), donde nao o veo posivel (tal vez en epocas mais frías, na decada dos 1950 aconteceu). Mas podo estar enganado.

Hoje de novo Puebla de Sanabria/El Puente teve a mínima das 800 estaçoes de AEMET com -5.8ºC.

Hoje na minha cidade amanecemos con ceus encobertos e temperatura suave de 12ºC.

Saúdos!
 


Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
Pode ser que a regiao da Sanabria (montanhas inclusive) atinja os -20ºC, mas acho que a pregunta se refería a cidade/vila de Puebla de Sanabria (lamentável o meu portugués), donde nao o veo posivel (tal vez en epocas mais frías, na decada dos 1950 aconteceu). Mas podo estar enganado.

Hoje de novo Puebla de Sanabria/El Puente teve a mínima das 800 estaçoes de AEMET com -5.8ºC.

Hoje na minha cidade amanecemos con ceus encobertos e temperatura suave de 12ºC.

Saúdos!

Mesmo assim, a Puebla de Sanabria só dista cerca de 3km de El Puente e também fica no vale do Tera.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
A zona de Castela Leão e o o vale do Ebro são conhecidos pelos nevoeiros gelados nesta altura do ano.
Normalmente começam na 2º quinzena de Novembro e vão até meados de dezembro; acontecem sobretudo com a estabilidade anticiclónica desta época.;)
Já por diversas vezes fiz a travessia destas zonas nesta época e deparei-me sempre com nevoeiro, mais nevoeiro, mais nevoeiro. Cerradíssimo. E desgastante por demorar várias horas a atravessar. Pior ainda é de noite ter de andar na estrada com esse tempo.
Se bem que Actualmente se ande mais em auto-estradas, mesmo assim é saturante e não deixa de ter os seus "ses" - é quando se dão os choques em cadeia...

Conheço muito bem este fenómeno, por já o ter experimentado diversas vezes no Planalto Mirandês, fronteiriço ao vale escarpado do Douro Internacional, pelas vezes que lá me desloco (terra dos meus pais e restante família).

Tendo sido esse fenómeno, entre outros, que me despertou e mais me fascinou em criança o gosto pela meteorologia e em particular pelo frio e gelo. Esses nevoeiros, quando intensos e persistentes no tempo, congelam tudo à sua volta, pela conjugação entre frio e humidade. E em situações extremas, transformam as estradas em verdadeiras pistas de gelo, congelam lagos, e branqueiam a vegetação. É o chamado sincelo. Quando muito persistente e duradouro, parecemos mergulhados num mundo à parte, de escuridão e silêncio, porque toda a gente se recolhe e as actividades agrícolas param quase por completo. Apanhar azeitonas nestas condições é um verdadeiro suplício, pelo frio extremo e ausência de sol.

Habituei-me a circular pelo IP4 e a transição dar-se exactamente no alto do Marão, passando de um céu azul e sol esplêndido para um mundo de névoa cerrada ao entrar no nordeste transmontano. Típica do vale do Douro, em situações persistentes abrange praticamente todo o nordeste.
Nesse dias (às vezes semanas) a temperatura diurna pouco sobe acima dos zero graus. :cold:

Muito mais intenso nos anos 80, em que nas próprias previsões do IM indicavam a expressão «nevoeiros gelados». Bem menos frequente nos últimos anos, onde tem tido mais dificuldade em singrar e estabelecer-se coma tanta intensidade como naqueles anos.

Embora nos anos 30, 40 e 50 talvez este fenómeno não fosse assim tão comum, porque as pessoas da minha aldeia, quando nos anos 80 estes nevoeiros eram muito intensos, diziam de boca em boca que «isto» só começou a acontecer depois da construção das barragens no Douro Internacional (Miranda, Picote e Bemposta). Mito ou realidade ? :huh:

É um fenómeno meteorólogico bem definido no tempo, desde final de Novembro até mais ou menos o Natal, desaparecendo logo de seguida para não mais voltar, mesmo que com semelhante situação anticiclónica que lhe deu origem poucas semanas antes.

E será concerteza um dia objecto de um estudo lúdico da minha parte, porque é talvez o fenómeno meteorológico que mais me marcou até hoje, e que mais prazer me dá experimentar. É como se por alguns dias fosse transportado para uma qualquer siberiana. :)
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,122
Local
Genval, Bélgica
Conheço muito bem este fenómeno, por já o ter experimentado diversas vezes no Planalto Mirandês, fronteiriço ao vale escarpado do Douro Internacional, pelas vezes que lá me desloco (terra dos meus pais e restante família).

Tendo sido esse fenómeno, entre outros, que me despertou e mais me fascinou em criança o gosto pela meteorologia e em particular pelo frio e gelo. Esses nevoeiros, quando intensos e persistentes no tempo, congelam tudo à sua volta, pela conjugação entre frio e humidade. E em situações extremas, transformam as estradas em verdadeiras pistas de gelo, congelam lagos, e branqueiam a vegetação. É o chamado sincelo. Quando muito persistente e duradouro, parecemos mergulhados num mundo à parte, de escuridão e silêncio, porque toda a gente se recolhe e as actividades agrícolas param quase por completo. Apanhar azeitonas nestas condições é um verdadeiro suplício, pelo frio extremo e ausência de sol.

Habituei-me a circular pelo IP4 e a transição dar-se exactamente no alto do Marão, passando de um céu azul e sol esplêndido para um mundo de névoa cerrada ao entrar no nordeste transmontano. Típica do vale do Douro, em situações persistentes abrange praticamente todo o nordeste.
Nesse dias (às vezes semanas) a temperatura diurna pouco sobe acima dos zero graus. :cold:

Muito mais intenso nos anos 80, em que nas próprias previsões do IM indicavam a expressão «nevoeiros gelados». Bem menos frequente nos últimos anos, onde tem tido mais dificuldade em singrar e estabelecer-se coma tanta intensidade como naqueles anos.

Embora nos anos 30, 40 e 50 talvez este fenómeno não fosse assim tão comum, porque as pessoas da minha aldeia, quando nos anos 80 estes nevoeiros eram muito intensos, diziam de boca em boca que «isto» só começou a acontecer depois da construção das barragens no Douro Internacional (Miranda, Picote e Bemposta). Mito ou realidade ? :huh:

É um fenómeno meteorólogico bem definido no tempo, desde final de Novembro até mais ou menos o Natal, desaparecendo logo de seguida para não mais voltar, mesmo que com semelhante situação anticiclónica que lhe deu origem poucas semanas antes.

E será concerteza um dia objecto de um estudo lúdico da minha parte, porque é talvez o fenómeno meteorológico que mais me marcou até hoje, e que mais prazer me dá experimentar. É como se por alguns dias fosse transportado para uma qualquer siberiana. :)

Sim eu é de facto o fenómeno bastante curioso e nota-se claramente de dia para dia a descida da temperatura à medida que a névoa vai persistindo! Aliás esta zona do vale do Ebro está inclusive com risco amarelo de 'niebla'! No entanto não vai perdurar muito mais tempo porque para sábado já prevêem chuva e mudança de vento! Mas se continuasse assim por muito mais tempo com uma descida maior de temperatura certamente ia congelar tudo! Neste momento estão 4 graus e às 11 horas estavam 2 graus! A máxima hoje será mais baixa do que ontem certamente.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Assim é, Hurricane. ;)

De facto, na Península Ibérica, os vales do Douro e do Ebro são os locais por excelência, e praticamente exclusivos, onde este fenómeno ocorre em toda a sua plenitude.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Boa noite... Sim aqui já é de noite :D

Dia sem história em termos meteorológicos aqui em Bialystok, céu encoberto e uma leve névoa durante todo o dia, neste momento 1ºC
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Muito muito frio!!!

Sigo com céu limpo, e -10ºC após máxima de -7ºC.

O pior é mesmo o vento algo forte de norte, que faz uma sensação térmica de cortar as orelhas (cerca de -20ºC).
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo com uns gelados -11°C e céu parcialmente nublado, vento forte e gelado de norte!

Máxima foi de -9°C há cerca de duas horas. Doi os doentes quando saío lá fora, tal é o frio.
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Sigo com uns gelados -11°C e céu parcialmente nublado, vento forte e gelado de norte!

Máxima foi de -9°C há cerca de duas horas. Doi os doentes quando saío lá fora, tal é o frio.

boa irpsit. E qual foi a mínima desta noite ? Parece que o GFS promete mais alguma carga para esse congelador :D no inicio da próxima semana.
O nosso amigo Santos é que lá contínua no seu tédio meteorológico completamente inesperado... Abraço a todos e boa continuação...:)
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo ao início da noite já com -13ºC.
Com céu limpo, a temperatura vão descer muito.

Eu moro num pequeno vale, e moro a meia distância entre o fundo e topo (apenas 60 metros de diferença de altitude). Isto é a cerca de 80 metros acima do nível do mar.

Vou agora ao topo da estrada ver quando mede lá. Pois lá está exposto ao vento forte o dia todo. Estimo que possa ter um ou dois graus menos.

Um lago aqui perto, a 20km, à mesma altitude, mede uns oficiais -19ºC neste preciso momento, o lago fica a apenas 30km da costa e da capital.

Coisa curiosas:
  • uma colega minha deixou o café num banco fora, e congelou em 10 minutos.
  • ao apoiar-me para tirar uma foto hoje, toquei com a mão no metal dum poste de luz pública, e nesse instante senti a queimadura nos dedos. tenho que ir colocar um termómetro nesse metal para ver a quanto está!
  • quando saío lá fora, sinto a dor nos dentes após breves segundos
  • se sair de cabelo molhado, o cabelo congela em segundos e fica como palha
  • já fiz várias vezes o truque de atirar água quente ao ar e congelar antes de chegar ao solo
  • no solo, houve drifting neve por causa do vento forte, o deixou belos padrões na neve no solo. além disso, o vento sendo de nordeste trouxe também nova cinza do Grimsvotn (erupção larga em Maio passado) e lá fora, vê-se a cinza em vários lados na neve. (a cinza pode ser confirmada usando um magnete, pois cola-se a este - ferro na composição)
  • o IM registra vários "frost quakes", sismos mais raros causados pelo congelamento do solo
  • está uma autora boreal lá fora, mas não me dá vontade de ir lá fora dar cabo das orelhas e mãos, mesmo com protecção
  • já olhei dezenas de vezes para o termómetro hoje (pensando melhor, vou lá fora de novo)
  • e última, e uma surpresa que descobri, as coisas frias que trago lá de fora, se as colocar no bolso, ficam molhadas. creio que é condensação do ar.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Isso é que é vida Irpsit!

Não gastas electricidade com frigoríficos e com arcas congeladoras.:D

Essa é uma experiência espetacular, a que tens, com esse tipo de frio. Se bem que para o dia a dia seja complicado "aturar".
Os naturais dessas paragens estão adaptados mas os de fora, nomeadamente de países latinos ou afins, bem precisam de muita força de vontade para aí viver nesta altura do ano. Para mais a natural falta de luz solar completa o evento...Só falta mesmo ir às lagoas termais e tomar um banho deixando apenas de fora o cabelo espetado de gelo.:lol:

P.S.: essa dos "frost quakes" é interessante...mais um fenómeno pouco ou nada conhecido.
Nós por aqui temos os "finance quakes", todas as semanas ouvimos falar deles na voz do ministro das finanças...Eh, eh!
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo com -15.1ºC.

Estou a caminho do meu recorde islandês.

Numa estação do IM aqui perto registram -22ºC a esta hora.

O sítio é um lago mais perto da costa do que eu, mas talvez por estar directamente downstream do vento que sopra sob o glaciar, hoje segue com uma das medições mais baixas em toda a Islândia. Aliás, verifiquei que de todas as estações é a mais fria neste momento e não têm qualquer vento. Mas eu tenho o vento a soprar moderado de norte, como a maioria do país. Portanto, os sitios abrigados hoje é que rulam com frio!

Tenho pena de estar numa zona descampada. Assim não atingo tanto frio como poderia.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
boa irpsit. E qual foi a mínima desta noite ? Parece que o GFS promete mais alguma carga para esse congelador :D no inicio da próxima semana.
O nosso amigo Santos é que lá contínua no seu tédio meteorológico completamente inesperado... Abraço a todos e boa continuação...:)

Pois é, aqui na Polónia não tem havido muito a registar, mas a próxima semana parece que vai ser mais animada:D

Hoje tivemos uma manhã com sol e uma leve neblina, à tarde o céu foi ficando progressivamente mais nublado e por por volta das 14h começou a cair um leve chuvisco que durou todo o resto da tarde. Por agora está um noite calma com um um ligeira névoa e estão uns amenos 2.8ºC

O nosso companheiro Irpsit é que está a viver grandes dias em termos meteorologicos :cold: :w00t:. Pode ser que para a semana seja eu;).
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Estou a gostar...-15ºC! Brrrr

O Irpsit ainda vai aderir à moda a la mãe Rússia e, em vez de pegar em vodka com gelo (à porta de casa!), manda vir aqui da nossa pátria uma aguardentezinha, daquela caloraça como só nós a temos, e sai à rua para a degustar...
Derretias a neve que por aí caiu!:lmao:

Qualquer dia o MSantos apanha com uma entrada glacial vinda do país da vodka. Uma entrada siberiana das antigas e fazias corar os valores que a Islândia tem neste momento.
Até não seria mal visto, se depois algum desse frio continental viesse cá para a península.:thumbsup: