Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2011

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
A saída das 12h do GFS aponta para a possibilidade de uma entrada fria, mas com a posição prevista da dorsal em crista muito em cima de nós...ficaríamos apenas como meros espectadores...
Esperemos pela saída das 12h do ECMWF, para ir seguindo a direcção apontada por estes dois modelos...
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,936
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
A disparidade entre o ECMWF eo GFS anda mais acentuada que o normal? é impressão minha?


que diferenças, para os 2 principais modelos a uma semana de distância !
Apenas faço notar que a run do GFS é a das 6h e do ECMWF é das 0h;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Continua a meter medo olhar para os modelos, a primeira quinzena na minha opinião esta feita!! veremos se o mês fica salvo na segunda quinzena
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
meio offtopic:
não consigo abrir o gfs a partir do meteociel... só aparece a publicidade.
é problema meu?

Acontece-me o mesmo, mas consegues ver se fores ao painel dos ensembles, a imagem do canto inferior direito corresponde à saída operacional:

http://www.meteociel.fr/cartes_obs/gens_panel.php?modele=0&mode=1&ech=6

Após as últimas saídas do GFS, a apostar claramente por um bloqueio na zona do Reino Unido, e comparando com o mais seguro ECMWF que não vê nada disso, só circulação zonal, parece-me que as agências de notação meteorológica colocaram o rating do GFS sob vigilância negativa.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
meio offtopic:
não consigo abrir o gfs a partir do meteociel... só aparece a publicidade.
é problema meu?[/QUOT

A mim também me está a acontecer o mesmo.

Quanto aos modelos, estão pela hora da morte, no que respeita a fenómenos normais para esta altura, chuva e neve.

Abraço

Enquanto não houver um bloqueio que pelo menos faça ondular a circulação zonal, isto não passará de chuviscos e tempo ameno. Está complicado, exceptuando o GFS nenhum modelo vê qualquer possibilidade de um bloqueio estável. Não desesperemos, até porque o pólo norte está a concentrar cada vez mais frio, e muito raramente este tipo de padrão dura o inverno todo.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A Oscilação Artica está num pico positivo dos mais elevados em alguns anos..uns 3 ou 4 pelo menos..
A NAO, segue uma tendencia positiva tambem...

É dificil que este mês se safe de ser seco e quente...pode ser que haja algusn locais de trás-os-montes que consigam ter alguns nevoeiros frios a equilibrar as coisas..mas de resto pouca actividade espero deste mês.

Pode ser que a partir de meados ou finais de Fevereiro a coisa reverta..é essa a minha opinião.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Enquanto não houver um bloqueio que pelo menos faça ondular a circulação zonal, isto não passará de chuviscos e tempo ameno. Está complicado, exceptuando o GFS nenhum modelo vê qualquer possibilidade de um bloqueio estável. Não desesperemos, até porque o pólo norte está a concentrar cada vez mais frio, e muito raramente este tipo de padrão dura o inverno todo.

E na saida das 00h de hoje o GFS deixou o bloqueio (que tinha mencionado para daqui a uma semana) e mostra circulação zonal.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Parece que muito dificilmente este mês já passará ser seco ou muito seco apesar de estarmos ainda no inicio do mês muito poucos são os prognósticos de mudança, sendo que os modelos de previsão sazonal apenas vêm precisamente este cenário.
Mas vamos confiar no grau de imprevisibilidade da atmosfera ....

Fugindo um pouco ao tópico estive a olhar a precipitação nos ultimos 3 meses em toda a Peninsula Ibérica, e tirei as seguintes conclusões:

Portugal:
- Aparentemente a zona oeste teve precipitação na média ou ligeiramente acima da média;
- A região interior muito provavelmente terá zonas na média ou abaixo da média, sendo que provavelmente certas zonas do Alentejo e Beira Interior terá algo acima da média mas não muito;

Espanha:
- Um cenário completamente diferente de Portugal e para pior .... bem pior.
- Assim sendo toda a zona litoral mediterrânea apresenta valores na média, sendo que as Baleares está ligeiramente acima da média. Os modelos sazonais estiveram bem ....
- Infelizmente toda a zona norte, centro e da Andaluzia apresenta valores inferiores ou bastante inferiores ao normal (variando entre cerca de 30% a 60% do normal);
- Assim sendo presume-se que os recursos hidricos na zona espanhola estejam abaixo do normal;

Em conclusão assumindo que este Inverno seja seco em toda a zona da PI, então espera-se um grande aumento da severidade da seca na PI, em especial na zona espanhola, que poderá ter repurcussões em Portugal, caso a situação se mantenha na Primavera ....

Contudo isto é apenas um cenário possivel, nada de previsão concreta, e por isso vamos vendo como se vai desenrolando este Inverno !!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Uma das razões para os modelos estarem muito discordantes no médio e longo prazo tem que ver com este padrão Atmosférico muito própio que estamos a viver.

Na minha opinião durante este mês vamos ver os modelos a tentar modelar bloqueios entre a PI e a Islandia, com muito frio na Europa mais a leste e sueste, e tempo mais quente em toda a fachada Atlantica.

De facto o que se vai passar não será nada disso...ou melhor, não terá contornos tão extremos.
Teremos um bloqueio em Omega desde os Açores até França ou as Britanicas, com muita chuva e tempo ameno na Europa do N/NW, enquanto o leste e sueste Europeu terão alguma chuva e tempo fresco mas não extremamente frio como alguns modelos parecem sugerir.

Eu digo isto com base na analise dos modelos sazonais e do padrão sinóptico actual...
Como já se nota bem, temos um cavado no Atlantico central, com muito ar quente a surgir dessa região, que depois virá a alimentar a actividade ciclonica no Atlantico-Europa...é esta a ideia que se vai manter ao longo dos proximos meses.


Bom..para esta semana teremos a permanecia do AA aqui mesmo em cima, com plumas de ar quente a preencher a sua circulação.
Na Europa continua a actividade ciclonica, e a partir de dia 7/8 teremos uma fase mais activa a corresponder com o abaixamento em latitude do jet...como tal, para alem da instabilidade regressa tambem a possibilidade de um bom evento de neve na zona central da Europa entre o dia 8 e o dia 12/13.

Por cá, algumas nuvens e nevoeiros, tempo ameno...pouca inversão térmica ( dew point´s elevados), mas mesmo assim alguns vales mais abrigados poderão contar com dias mais frescos e nevoas mais permanentes, enquanto outras zonas terão dias verdadeiramente primaveris...
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas


bom, como aqui e dito, vamos ter o AA em cima de nós.
mas eu penso que vamos andar ali com uns dias de ceu encoberto.

portanto, o AA vai andar ali entre o sul da europa e o golfo da biscaia. com esse deslocamento de um lado para o outro vai criar nuvens altas ou mesmo o ceu encoberto por Altoestratus principalmente a partir do dia 8 e tambem somente no norte e centro, quanto mais para sul, menos nuvens ira ter.

as temperaturas vao andar fresquinhas de noite e amenas durante o dia.

depois ali para dia 13 ainda falta bastante mas parece que virá uma frente, provocada pela passagem de um cavado ali entre a islandia e a irlanda.

É capaz de provocar chuva moderada em portugal e como disse o stormy, vai causar um primeiro nevão como deve de ser na europa central.
aguardemos as proximas runs!