Saídas de modelos incomuns ou de sonho



vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
No caso de haver precipitação com Iso -4ºC penso que já se podia sonhar num episódeo de neve a cota 0. Com Iso -8ºC e chuva, isso seria quase certo! O frio a 500 hPa não seria problema em situações destas, creio! O problema é se não há frio à superfície...

Considerando a ficção científica que o cfs tem (isso todos nós sabemos :p) um cenário de iso -4 com geopotencias baixos seria quase certamente neve à cota 0. O frio à superfície seria aí um factor com menos importância, mesmo que estivesse relativamente elevada, a temperatura iria baixar com a chegada da precipitação. O problema do frio à superfície até costuma funcionar ao contrário. Ainda me lembro daquele célebre episódio do gelo na Guarda, não me recordo se há 1 ou 2 Invernos atrás! Chuva, temperaturas negativas e do céu só água... Falta de frio em altitude, e uma pista de patinagem artística na rua ;)
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Considerando a ficção científica que o cfs tem (isso todos nós sabemos :p) um cenário de iso -4 com geopotencias baixos seria quase certamente neve à cota 0. O frio à superfície seria aí um factor com menos importância, mesmo que estivesse relativamente elevada, a temperatura iria baixar com a chegada da precipitação. O problema do frio à superfície até costuma funcionar ao contrário. Ainda me lembro daquele célebre episódio do gelo na Guarda, não me recordo se há 1 ou 2 Invernos atrás! Chuva, temperaturas negativas e do céu só água... Falta de frio em altitude, e uma pista de patinagem artística na rua ;)

Eu também me lembro desse episódeo na Guarda (freezing rain). Mas nesse caso estávamos com temperaturas positivas aos 850 hPa, apesar de negativas à superfície. Faltou frio em altitude para nevar, como dizes. :thumbsup:

O que eu quis dizer foi que, estando muito frio aos 850 hPa como mostram as cartas, se não nevasse era porque não haveria frio à superfície, e não por falta de frio aos 500 hPa pois a esse nível há sempre frio suficiente (as temperaturas são bem negativas permanentemente). Mas, tal como tu, acho que dificilmente faltaria frio em qualquer dos níveis com iso's inferiores a -4ºC para nevar à cota 0!
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Um fresco início de dia 24 de Dezembro, segundo a perturbação nº3 do Ensemble. :D

TºC 2m

gens34288.png
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Um fresco início de dia 24 de Dezembro, segundo a perturbação nº3 do Ensemble. :D

Claramente uma saída que de sonho nada tem...apenas um devaneio momentâneo de um computador bem humorado.:D
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Vão sonhando com 2012, pode ser que os vossos desejos se transformem em realidade ... mas que está difícil lá isso está ... eh, eh ...;)
 

shli30396

Cumulus
Registo
6 Dez 2010
Mensagens
195
Local
Rio de Mouro, Sintra (200m)
Vão sonhando com 2012, pode ser que os vossos desejos se transformem em realidade ... mas que está difícil lá isso está ... eh, eh ...;)

Como as runs têm saído ultimamente, só mesmo sonhando é que nos acAAlmamos. :D

A última run disponível do CFS a 9 meses ainda dá uma pequena razão para o pessoal do norte poder sorrir no dia de Natal, com a precipitação a cirandar pelo norte da PI... É ir sonhando. :rolleyes:








Já em meados de Janeiro, coloca algo um pouco mais potente, com temperaturas a 2 metros bastante interessantes... :rolleyes:






Por aqui continuamos a sonhar. :p
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Finalmente, após tempos a fio sem qualquer novidade longínqua, abre-se uma nova luz ao fundo do túnel, na sequência final do 2º painel do GFS.

A ascensão do potente anticiclone para a região das Ilhas Britânicas traria o tão ambicionado frio, ainda que seco (fluxo predominante de NE).

gfs17dez2011geopdez2011.png


gfs17dez2011friodez2011.png


Decidi colocar neste tópico, uma vez que é a primeira saída com este cenário, e pode muito bem vir a desaparecer na próxima.
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Já em meados de Janeiro, coloca algo um pouco mais potente, com temperaturas a 2 metros bastante interessantes... :rolleyes:




Por aqui continuamos a sonhar. :p

É mesmo este... Alguém tem o endereço e-mail do S. Pedro?? :lmao:

Agora a sério... Isto fez-me lembrar um episódio em 2002 ou 2003, já não me lembro... Durante uma entrada siberiana, cerca das das 20:00 ia eu para casa e o termómetro da farmácia marcava -1,5ºC... O pior foi o vento, não faço a mínima do windchill, mas cá para mim era 1 windchill de -5ºC á vontade... Nessa noite, segundo o que li depois nos jornais, a temperatura desceu aos -4.7ºC (penso que ainda é recorde da cidade).

Com precipitação, era neve certa ;).