Seguimento Europa 2011



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A imagem do satélite, depois da forte nevada nos Alpes.

No mês de Novembro praticamente não nevou na região central e oriental dos Alpes.
Santis, uma estação Suíça, situada a 2500m de altitude, e cuja precipitação anual é cerca de 2800mm, chegando a acumular mais de 4 metros de altura de neve, começou finalmente a acumular.

semttulo2nw.jpg


85cm neste episódio de neve. ;)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
E fotos Miguel??? Pede aí uma câmara!!! A gente precisa de lavar a vista!

Um abraço brigantino!:thumbsup:

Hoje o dia foi uma desilusão :(, as previsões apontavam para um dia de neve fraca mas o que é certo é que desde que acordei não caiu um floco aqui, e a pouca acumulação da noite passada derreteu e agora não resta praticamente nada. Fotos? Não vale a pena a acumulação foi pouca e agora já quase não resta nada...:(

Mas esperemos por amanha, as previsões indicam neve, veremos se se concretiza ou não...

Agora céu encoberto e 1.1ºC

Abraço :D
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Bom dia, neva com intensidade mas com flocos muito pequenos aqui em Bialystok, a neve vai acumulando lentamente, a temperatura é de -0.5ºC.

Vou tirar uma fotos, até já:D
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Bom dia, neva com intensidade mas com flocos muito pequenos aqui em Bialystok, a neve vai acumulando lentamente, a temperatura é de -0.5ºC.

Vou tirar uma fotos, até já:D

Já voltei do meu passeio fotografico :nicephoto:, vou escolher as melhores fotos e mais logo vou criar um tópico. Durante o meu passeio houve alguns períodos em que nevou com grande intensidade e devido ao vento moderado a neve caia quase na horizontal e entrava-me pelos olhos dentro se caminhasse contra o vento:confused:

A acumulação desta nevada não foi nada de especial, foi cerca de 2cm... Mas pode ainda não ter acabado vamos ver o que nos reserva a tarde

Por agora neva em regime de micro flocos, a temperatura é de +0.1ºC
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Já voltei do meu passeio fotografico :nicephoto:, vou escolher as melhores fotos e mais logo vou criar um tópico. Durante o meu passeio houve alguns períodos em que nevou com grande intensidade e devido ao vento moderado a neve caia quase na horizontal e entrava-me pelos olhos dentro se caminhasse contra o vento:confused:

A acumulação desta nevada não foi nada de especial, foi cerca de 2cm... Mas pode ainda não ter acabado vamos ver o que nos reserva a tarde

Por agora neva em regime de micro flocos, a temperatura é de +0.1ºC

Volta a nevar com intensidade aqui, vamos ver se melhora a acumulação existente:w00t:

A temperatura é 0.3ºC.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo com -16ºC à hora do almoço após uma "mínima" matinal de -13ºC.

Hoje mais um dia de céu limpo e vento frio de norte.
Ontem teve o céu encoberto e portanto nem se sentiu frio, com máxima de -6ºC.
Nunca mais nevou, mas a camada permanece com 30cm.

Faz agora 14 dias desde que começou a vaga de frio.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Por Viena o dia está encoberto...com maxima até agora de +6.3°C, e minima de +0.6°C, embora ontem pelas 23h se tenham atingido -1.4°C.

Cheguei ontem pelas 11:30h locais, com 6°C e vento de norte com rajadas de 70km.h ( a aterragem foi fantastica... com o vento e após uma aproximacao pelo meio de nuvens ameacadoras :w00t:)

Hoje espera-se a chegada de ar mais quente aos 850hpa, sem grandes reprecussoes á superficie, e a partir de amanha de manha espera-se uma nova frente, com descida da temperatura e neve a cotas de 500m, que podem ser mais baixas durante a noite (:rolleyes:).
 
Registo
2 Set 2011
Mensagens
83
Local
Porto
Já voltei do meu passeio fotografico :nicephoto:, vou escolher as melhores fotos e mais logo vou criar um tópico. Durante o meu passeio houve alguns períodos em que nevou com grande intensidade e devido ao vento moderado a neve caia quase na horizontal e entrava-me pelos olhos dentro se caminhasse contra o vento:confused:

A acumulação desta nevada não foi nada de especial, foi cerca de 2cm... Mas pode ainda não ter acabado vamos ver o que nos reserva a tarde

Por agora neva em regime de micro flocos, a temperatura é de +0.1ºC

Depois coloca o link sff :D boa sorte aí com a neve
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Boas depois da neve veio o chuvisco, o que fez com que a neve começa-se a derreter rapidamente. :(
A acumulação máxima ficou-se pelos 3cm, não é muito mas já deu para lavar a vista:)

Por agora 2ºC
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Stormy, essas temperaturas são mais típicas de Novembro. Pelo que tenho visto de Viena (onde vivi 3 anos) têm tido um Dezembro bem quente.

Em geral, nesta altura do ano, em Viena já vai alternando dias de chuva com dias de neve (ventos de oeste), ou então até já se têm semanas inteiras com temperatura somente negativa (com entradas de nordeste). Normalmente em Dezembro a cota anda sempre entre os 0 e 500.

Com temperaturas à volta dos 4ºC, pode chover em Viena e nevar nos montes em redor. O centro é sempre uns graus mais quente que os subúrbios. O ideal é apanhares o metro U4 e ires até às colinas no final da linha (Hutteldorf ou Heilingenstadt).

Só agora é que caíu o primeiro nevão nos Alpes. No ano passado, as duas primeiras semanas de Dezembro tiveram temperaturas sempre negativas e neve até 30cm acumulada no centro da cidade!

Em 2009 também me lembro de uma entrada polar, que começou no ínicio do mês, e com as temperaturas a chegarem aos 20 negativos nos subúrbios antes do Natal. Em 2008, é que foi um Dezembro mais ameno, ia nevando bem uns dias e depois alternava com chuva, e assim se repetia o padrão até que no ínicio de Janeiro uma entrada polar fez o Danúbio gelar. Em 2007 é que o Inverno teve quase sempre temperatura positiva e foi um desastre para os Alpes: era a primeira vez que isso acontecia em muito tempo.


Por Viena o dia está encoberto...com maxima até agora de +6.3°C, e minima de +0.6°C, embora ontem pelas 23h se tenham atingido -1.4°C.

Cheguei ontem pelas 11:30h locais, com 6°C e vento de norte com rajadas de 70km.h ( a aterragem foi fantastica... com o vento e após uma aproximacao pelo meio de nuvens ameacadoras :w00t:)

Hoje espera-se a chegada de ar mais quente aos 850hpa, sem grandes reprecussoes á superficie, e a partir de amanha de manha espera-se uma nova frente, com descida da temperatura e neve a cotas de 500m, que podem ser mais baixas durante a noite (:rolleyes:).
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo com -18.1º!!

O meu recorde pessoal na Islândia!
E a minha segunda temperatura mais fria da vida!

E com o céu limpo (e sem vento), a noite promete...
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
A neve aqui em Bialystok já lá vai, a única coisa que sobrou da neve que caiu durante a manhã e parte da tarde são as fotos que estão neste tópico;)

Por agora céu nublado e 2.4ºC
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
La violente tempête Friedhelm balaie le Nord du Royaume-Uni

Comme prévu par les services météorologique britannique, le Nord du Royaume Uni a été touché par la violente tempête tempérée Friedhelm qui a fait des dommages matériels notables. Des rafales à 241 km/h on été enregistré au sommet du parc national de Caingorm(1200 m d'altitude). Des aéroports(Glasgow, Edimbourg et Aberdeen) ont annulé des dizaines de vols. De nombreux arbres déracinés et des débris bloquent la circulation sur de nombreuses routes et lignes ferroviaires. Pas moins de 60 accidents de la route ont été signalés.
A Lochalsh dans les Highland, une personne a été blessée après que la caravane dans laquelle elle se trouvait ait été emportée par le vent. A Fort William, le toit d'un bâtiment a été soufflé et une ligne à haute tension a été abattue dans le secteur de Drumsallie. 100000 foyers sont privés d'électricité. Sous la violence des vents, des éoliennes ont été emportées.
Dans la région d'Argyll (ouest de l'Ecosse) et dans les Western Isles, des milliers de foyers étaient privés d'electricité, selon le fournisseur écossais Hydro, précisant que 500 employés tentaient difficilement de rétablir l'alimentation. D'autres parties du Royaume-Uni ont aussi été touchées. Le comté de Cumbrie, dans le nord-ouest de l'Angleterre, de fortes pluies ont provoqué des inondations et des fermetures de routes. La police a reçu des appels d'automobilistes coincés par les inondations. Le port de Douvres a indiqué que les ferries vers les ports français de Calais et Dunkerque connaissaient des retards à cause des intempéries.
Voici quelques relevés météorologiques:
Cairngorm : 265 km/h
Fort William (Highlands) : 209 km/h et 264 km/h au sommet
Iles Hébrides : 144 km/h de vent de nord-ouest à Tirée. 130 km/h sur la côte Ecossaise des Higlands.
105 à 115 km/h dans le nord-est (Roseharty, Aboyne) ainsi que dans la capitale et les villes principales(Edimbourg, Glasgow, Aberdeen et Dundee).
En Irlande, 126 km/h sur la côte nord
En mer, au large des Hébrides, les vagues atteignent 8 m contre 4 m en mer d'Irlande. Une baisse marquée des températures est attendue après la tempête en fin de nuit. De fortes chutes de neige lourde sont attendues au nord de l' Ecosse, du verglas au nord-est de l'Irlande jusqu'au nord de l'Angleterre.
Dans les prochaines 24 h, Friedhelm devrait se diriger vers la Scandinavie.

Fonte: CatNat
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo com -20ºC. Brutal!

Fui lá fora atirei um canela cheia de água a ferver, e a água vaporizou-se completamente numa nuvem. É uma maravilha!

Também estou com a cara queimada do frio.