Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2011

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Boa tarde malta,

Perdoe-me esta especie de "off-topic", mas hoje em conversas com uma senhora já com uma certa idade, referiu que o dia de ontem (13 de Dezembro) permiteia saber como será o mês de Janeiro (dia chuvoso daí que Janeiro chuvoso). O dia de hoje fará corresponder ao mês de Fevereiro, ou seja, em regra geral o mês de Fevereiro será parecido com o dia de hoje :lol: Amanhã fará corresponder ao mês de Março, e assim sucessivamente :D

Permitam-me assim partilhar convosco esta "estória"...

Os amantes de neve, como eu, já estão já a deprimir... Nem dá para dar um salto a Manzaneda sequer...

Um grande abraço

Tenho muito respeito por essas teorias, mas não são ciência. Tudo tem a ver com os fundamentos da causalidade. Há uma diferença muito grande entre a causalidade científica e a causalidade mágica. Se Janeiro for como hoje, vai ser moderadamente chuvoso e respeitavelmente frio.

Entretanto, parece que estão a afastar-se cada vez mais, os horizontes dantescos de um Natal quente, não é verdade?
 


PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Tenho muito respeito por essas teorias, mas não são ciência. Tudo tem a ver com os fundamentos da causalidade. Há uma diferença muito grande entre a causalidade científica e a causalidade mágica. Se Janeiro for como hoje, vai ser moderadamente chuvoso e respeitavelmente frio.

Caro Martinus, dois reparos... Primeiro é obvio que também não acredito nessas histórias. Não têm nenhum valor científico, e como tal, não são credíveis. Apenas partilhei com os amantes da meteorologia e seguidores deste forúm, os "dizeres" dos nossos anciãos. Daí ter pedido desculpa pelo off-topic... O segundo reparo é, e atentando nesse "dizer", que o dia de hoje faria corresponder ao mês de Fevereiro. O dia de ontem é que era Janeiro.

Cumprimentos e mais uma vez, as minha desculpas pelo off-topic...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Os ditados populares em meteorologia valem o que valem, mesmo assim é curioso que frequentemente até acertam na realidade que se nos apresenta...:p
Atendendo à época do ano vou dividir a minha análise das previsões dos modelos em dois...

Precipitação
Até à próxima 2a feira mantém-se a previsão de precipitação no continente, até sexta mantém-se a possibilidade de chuva no NO, depois na sexta-feira até domingo teremos uma entrada fria a chegar de NE, mas muito a medo...mesmo assim o norte e o centro poderão ser contemplados com neve, no entanto a cota não deverá baixar além dos 1200/1400metros no centro e dos 1000metros no norte...
Assim sendo, o final da tarde de 6a e final da noite de sábado e inicio da madrugada de domingo serão os momentos mais propícios a alguma queda de neve...
Domingo conto com precipitação razoável no norte e no centro...
Daí para a frente seremos fortemente influenciados pela presença anticiclónica e assim deveremos continuar até dia 21, depois parece haver uma tendência para o seu enfraquecimento...

Temperatura

Essa não terá grande expressão em termos de frio, até domingo o interior norte e centro terão mínimas próximas ou inferiores a 0ºC...daí para a frente com a presença do AA bem perto de nós teremos dias mais temperados....
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Boa tarde a todos os meteoloucos deste fórum,

Peço desculpa pelo Off-Topic:

A tempestade considerada a mais forte do ano 2011 nas nossas redondezas vai atingir à França, chama-se "JOACHIM" e está prevista para amanhã à noite.

A tempestade JOACHIM vai originar ventos violentos (rajadas máximas que podem chegar aos 160km/h) e uma perigosa ondulação no atlântico (entre a zona de Brest na região da Bretanha e a bacia de Arcachon perto da cidade de Bordéus).

A JOACHIM deve chegar em força esta Quinta-Feira à noite nas zonas que foram mencionadas e há quem diga que tem características muito parecidas com a Xynthia (em termos de velocidade e tipo de vento). Trata-se duma situação séria que está sob grande vigilância por parte da "Météo France".

Esperemos que não haja vítimas pois a Xynthia de 2010 só em França originou mais de 40 mortos na sua passagem!!!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Os ditados populares em meteorologia valem o que valem, mesmo assim é curioso que frequentemente até acertam na realidade que se nos apresenta...:p

[/OFFTOPIC]
Os ditados populares têm sempre uma probabilidade de sucesso conhecida, depende do número de variáveis/acontecimentos:

Situação 50% sucesso:
a) vai ser chuvoso / vai ser seco
b) vai ser frio / vai ser quente

Ou com 2 variáveis, temos 2 acontecimentos independentes de 50% x 50% = 25% hipóteses de sucesso:
a) vai ser chuvoso e frio
b) vai ser chuvoso e quente
c) vai ser seco e frio
d) vai ser seco e quente

Isto tudo para dizer que se acerta sempre, com 50% ou 25% de sucesso, só depende do número de variáveis que consideramos!

Não é magia, é apenas estatística! :)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Questão da neve no fim de semana. Dividindo em dois momentos:

1. Fim do dia de sexta, madrugada de sábado:

gfs-1-66_zte8.png


gfs-2-66_uoj7.png


Haverá frio a 850 hpa, mas a alta temperatura a 500 hpa inibe a convecção. o grosso da precipitação fica presa nas montanhas galegas, o fluxo será de norte. Praticamente sem hipóteses nenhumas.

2. Madrugada, manhã de domingo:

gfs-0-84_jux8.png


gfs-1-84_rux7.png


gfs-2-84_orw2.png


Uma depressão, que o ECMWF não vê, o que condiciona e muito a análise, origina a formação de uma frente quente, fazendo lembrar os vários eventos de 2009/2010. O frio, que só existiria no extremo nordeste, manter-se-ia durante os primeiros momentos de precipitação. Soma-se a isto que tudo começa de madrugada, quando a temperatura à superfície é mais baixa. Há algumas hipóteses, caso exista mesmo esta depressão, de até em Bragança caírem alguns (ou muitos) flocos. A aguardar os próximos desenvolvimentos dos modelos.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Eu já estou de olhos postos é no dia 24... o GFS modela uma depressão em altura a vir de norte para sul e depois a atravessar o sul de Portugal(Algarve), algo que podia ser interessante! Talvez parecido com o que se passou em Novembro.
Ainda é a muita distância mas prefiro sonhar com isso do que com o AA a perder de vista
 
M

Membro excluído 274

Nova Run e mais do mesmo... AA sem perder de vista... até às 300 e tal horas... A ameaçar entrar em grande em 2012... 9 meses de Verão à espera do Inverno para isto... Completamente desmotivado e derrotado...

A minha dose de hoje...

caalmex.gif
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Nova Run e mais do mesmo... AA sem perder de vista... até às 300 e tal horas... A ameaçar entrar em grande em 2012... 9 meses de Verão à espera do Inverno para isto... Completamente desmotivado e derrotado...

A minha dose de hoje...

caalmex.gif

Não fiques desmotivado, a paciência é sempre recompensada de alguma forma!!!! O mês de Janeiro vai trazer elemento Branco tão desejado na tua zona (Serra da Padrela). Este ano todo o pessoal da Europa central e Sul tem se queixado do tempo ameno (Pouca neve nas principais instâncias de esqui da europa).

Ainda vais ter oportunidade de ver o elemento branco nas freguesias vizinhas tal como travancas que conheço por lá ter passado.

Um abraço.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
A esta hora , à noitinha, em meados de Dezembro,
do Cabo da Roca aos Urales a temperatura é positiva.
Em Itália e nos Balcãs ,escandalosamente positiva.
Mas que é isto?
-Nada, nada.
O Inverno ainda nem começou.