Estações do LIDL - Opiniões, dúvidas e comentários



Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Boa Tarde!!!

Estou a pensar em comprar a nova estação meteorologica Auriol do Lidl, mas tenho algumas duvidas, nao sei que funçoes tem a nova auriol e também não sei se dá para ligar ao pc e colocar os dados no wunderground?

Alguem me pode ajudar????


Obrigado
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Boa Tarde!!!

Estou a pensar em comprar a nova estação meteorologica Auriol do Lidl, mas tenho algumas duvidas, nao sei que funçoes tem a nova auriol e também não sei se dá para ligar ao pc e colocar os dados no wunderground?

Alguem me pode ajudar????


Obrigado

Com esta estação não dá para passar os dados para o PC.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
A não ser que seja habilidoso e tentes o que está aqui neste tutorial...
http://www.meteopt.com/forum/instru...como-obter-os-dados-da-auriol-no-pc-5651.html

Não é preciso ser um engenheiro para obter os dados no pc, tudo pode ser feito sem soldar/descarnar fios/etc..comprando o material certo, faz-se tudo só ligando meia duzia de fios, envia-se o firmware para o Arduino e está tudo feito.

Graças a ajuda do Cillo273, conseguimos fazer um firmware bastante estável e que tem menos erros do que a propria estação, mas a escolha do receptor é indespensavel para obter os melhores resultados.
 

Peixe03

Cirrus
Registo
14 Dez 2011
Mensagens
10
Local
Leiria
Olá boa noite.

PEÇO AJUDA PARA ENVIO DE ESQUEMA, MONTAGEM DE PLACA SOLAR NO EQUIPAMENTO


Acabo tb de adquirir uma estação Auriol, das que são vendidas no Lidl.

Como sou novo por estas andanças, e nada de nada sei sobre estas matérias, venho aki pedir ajuda para o seguinte:

1 - Resido num 1º andar e quero colocar o Anemómetro e o Pluviómetro no telhado do meu prédio que é de 4º andar, a estação vai ficar cerca de 15 metros lá no alto.

- A minha pergunta é: acham que a montagem vai resultar?.

2 - Só depois de ter aberto a caixa da estação é que reparei que a mesma não trás PLACA SOLAR para alimentação do Anemómetro e do Pluviómetro.

- Pergunto: alguém pode dar a dica?.

- Haverá alguem que já tivesse montado uma PLACA SOLAR para alimentação dos referidos dispositivos?

- Haverá alguém que não se importe de passar o esquema da montagem, ou não se importar de me dizer como poderei fazer para alimentar o sistema. A PLACA SOLAR acho ser o mais indicado.

- Se houver placas para o efeito, gostaria de poder saber onde as adquirir e quais as apropriadas.

Desde já, e antecipadamente, agradeço por todo o esforço, e tb pelo incómodo.

Caso contrário, e se não conseguir adaptar uma PLACA SOLAR, terei de a devolver ao Lidl até á próxima 2ª Feira dia 3 Jan2011., pois não dá, para eu cada vez que tenha de mudar as pilhas, ter ir ao telhado, que é de dificil acesso, devido á minha idade, a já ter alguns problemas de mobilidade.

AGUARDO PELA AJUDA!

Muito Boas Festas.

Com os melhores cumprimentos.

ao dispôr :thumbsup:

CarlosH

Caros colegas, acabei ontem mesmo de aquirir a minha estação LIDL, e pareceu-me uma excelente ideia colocar um painel solar para alimentar a mesma com pilhas recarregaveis?

Alguém já fez este tipo de projecto. Alguém poderá ajudar a construir o meu?

Obrigado.
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Se vais a ver vais gastar uma pipa de dinheiro e assim mais vale comprares uma PCE

Primeiro separa o higrometro e o termometro para uma outra caixa e mete dentro de um RS, e logo vez... se vale mesmo a pena por painel solar ou nao..
as pilhas duram normalmente 1 ano

Nao começes a gastar dinheiro desnecessariamente, podes te vir a arrepender mais tarde... e agora priocupa te é em separar o higrometro e o termometro que é o ponto mais fraco desta estaçao
 

Peixe03

Cirrus
Registo
14 Dez 2011
Mensagens
10
Local
Leiria
Se vais a ver vais gastar uma pipa de dinheiro e assim mais vale comprares uma PCE

Primeiro separa o higrometro e o termometro para uma outra caixa e mete dentro de um RS, e logo vez... se vale mesmo a pena por painel solar ou nao..
as pilhas duram normalmente 1 ano

Nao começes a gastar dinheiro desnecessariamente, podes te vir a arrepender mais tarde... e agora priocupa te é em separar o higrometro e o termometro que é o ponto mais fraco desta estaçao

E para um iniciante como eu, isso e realmente???
Podes-me ajudar e explicar o que realmente é necessário para fazer isso?

Obrigado.
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Bem a varias maneiras de resolver o problema da temperatura e da humidade, alguns membros aqui no forum já fiseram um RS e colocaram na caixa ja existente onde leva as pilhas...

Tambem pode se prelongar os fios do termometro e do higrometro e colocalos dentro de uma caixa e dentro de um RS
Por acaso já fiz esta esperiencia e deu resultado... mas aconcelho te a colocar o termometro e o higrometro dentro de uma caixinha com pequenos orificios, eu fiz essa esperiencia mas nao coloquei dentro de uma caixa e depois a vida util dos sensores fica mais curta e quando tava o vento frio dava me temperaturas muito baixas...

Tambem é pocivel separar o anemometro da caixa mas isso é mais trabalhoso...

Mas tenta saber a opiniao de outras pessoas

Tens aqui algumas maneiras de como fazer http://www.meteopt.com/forum/instrumentos-meteorologicos/auriol-weather-station-4173-9.html
 

Peixe03

Cirrus
Registo
14 Dez 2011
Mensagens
10
Local
Leiria
Bem a varias maneiras de resolver o problema da temperatura e da humidade, alguns membros aqui no forum já fiseram um RS e colocaram na caixa ja existente onde leva as pilhas...

Tambem pode se prelongar os fios do termometro e do higrometro e colocalos dentro de uma caixa e dentro de um RS
Por acaso já fiz esta esperiencia e deu resultado... mas aconcelho te a colocar o termometro e o higrometro dentro de uma caixinha com pequenos orificios, eu fiz essa esperiencia mas nao coloquei dentro de uma caixa e depois a vida util dos sensores fica mais curta e quando tava o vento frio dava me temperaturas muito baixas...

Tambem é pocivel separar o anemometro da caixa mas isso é mais trabalhoso...

Mas tenta saber a opiniao de outras pessoas

Tens aqui algumas maneiras de como fazer http://www.meteopt.com/forum/instrumentos-meteorologicos/auriol-weather-station-4173-9.html

Boas,

Já vi vários RS, e também vou fazer o meu, queria perceber, é porque é que alguns RS, tem um ventoinha por cima?
E porque pratos dos vasos, e não logo um vaso que faz toda a mesma cobertura.
Alguns não tem abertura por cima, assim a agua da chuva não entra, como controlam essa medição sem entrada de agua da chuva???
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Bem, é que sendo pratos de vasos nunca à entrada de chuva, mas a sempre circulaçao do ar e de humidade, e colocam a ventoinha que é para nos dias de calor existir uma maior circulaçao do ar dentro do RS, e ter valores mais precisos na temperatura

Mas se construires o RS com pratos de vasos bem opacos nao irás ter qualquer problema

E com um vaso nao te recomento muito... porque quando vier o verao irá fazer um efeito de estufa e iras ter tempearatuaras muito altas, porque nao existe tanta circulaçao do ar...

Mas com esta estaçao meteorologica se colocares o RS na caixa onde se mete as pilhas vais tar a condicionar o vento... uma coisa condiciona a outra

O melhor é separar o termometro e o higrometro do anemometro... e qualquer pessoa concegue faze lo com um pouco de paciencia...
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Sem esquecer que os simples pratos (pratos de vasos) e mesmo que se cumpram as regras da comunidade para se fazer o RS, o sensor no interior do RS nunca fica protegido das laterais pela chuva, pois chuva e vento a rigor não é grande coisa para os sensores, eu que o diga;), no fundo não há nada que substitua um RS de tubos, protegidos por pratos no cimo do tubo, claro para melhorar uma boa ventilação.
Acho que são da davis:
http://img25.imageshack.us/img25/9069/57328450.png

debatido aqui http://www.meteopt.com/forum/instru...ion-shield-abrigo-faca-voce-mesmo-729-23.html
 

Peixe03

Cirrus
Registo
14 Dez 2011
Mensagens
10
Local
Leiria
Sem esquecer que os simples pratos (pratos de vasos) e mesmo que se cumpram as regras da comunidade para se fazer o RS, o sensor no interior do RS nunca fica protegido das laterais pela chuva, pois chuva e vento a rigor não é grande coisa para os sensores, eu que o diga;), no fundo não há nada que substitua um RS de tubos, protegidos por pratos no cimo do tubo, claro para melhorar uma boa ventilação.
Acho que são da davis:
http://img25.imageshack.us/img25/9069/57328450.png

debatido aqui http://www.meteopt.com/forum/instru...ion-shield-abrigo-faca-voce-mesmo-729-23.html


Boas,

Preciso de ajuda para desmontar as pás inferiores, pois como já colegas referiram, a minha também esta a fazer um pequeno ruido, penso ser o tal parafuso que tanto referem.
Qual o melhor processo para desmontar a parte de baixo, onde roda para registar as rajadas de vento???

Obrigado
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Desmontar o anemometro??
é só desapertares o parafuso que se encontra na roda e com geito tiras lo para fora...


Bom o RS de tubos secalhar nem é muito mau... eu só acho o RS de pratos ser mais usado pelas pessoas tens é de colocar o higrometro e o termometro dentro de uma caixa para ficarem protegidos e dentro do RS colocas a caixa
 

Peixe03

Cirrus
Registo
14 Dez 2011
Mensagens
10
Local
Leiria
Desmontar o anemometro??
é só desapertares o parafuso que se encontra na roda e com geito tiras lo para fora...


Bom o RS de tubos secalhar nem é muito mau... eu só acho o RS de pratos ser mais usado pelas pessoas tens é de colocar o higrometro e o termometro dentro de uma caixa para ficarem protegidos e dentro do RS colocas a caixa


Sim sim desmontar o anemometro.

É o que estou a pensar fazer.
Obrigado.