Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2011

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Observo o GFS até ás 384h e só vejo temperaturas positivas a 850hPa....:sad:

:suicidio:


:angry: isto só pode ser uma manobra da Troika, para diminuirmos a importação de gás e petróleo....

Olha...talvez seja dos poucos beneficios..hehe
 


beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
De facto, e olhando para os principais modelos, parece que este mês tende a acabar seco... Até ao próximo fim de semana iremos ter o AA na sua zona típica de bloqueio, perto da Biscaia, e os geopotenciais pelo continente serão bem elevados... Cor vermelha mesmo... O que mais sobressai, na minha opinião, são as temperaturas... a 850 hPa, a rondar os 15ºC... Já se nota hoje, por Lisboa, às 11h, já estão 15ºC... Se isto não é Primavera, não sei o que será :).

Para a semana o tempo seco deve continuar, mas algures a meio da semana a tendência mostra uma descida clara das temperaturas, para valores mais normais para a época... As temperaturas de hoje e próximos dias é que não serão tão normais assim... A rondar os 20ºC (máximas)...

Bem, há que aproveitar a "benece" :).
 
M

Membro excluído 274

Só vos digo uma coisa... Os dias já vão começar a crescer novamente e frio nada, nadinha... Olho para os ensembles e vejo uma entrada fria!!! Vamos chegar aos 5ºC 850hpa!!!:eek::eek::eek::sad: (ironia)...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Continuamos na mesma neste "pedaço" de terra que cada vez se assemelha mais com África não só no clima mas também na pobreza...

Alguém falou em África?

Iso 0 no deserto do Saara, iso 10 na Polónia e Inglaterra:

ECM0-144_rcr9.GIF
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A ISO zero não é no deserto do Saara mas sim em torno da cadeia montanhosa do Kimmi........ bla bla, esqueci-me do nome....

Em relação aos modelos há muito tempo que se antecipava este cenário, isto para quem pensa que previsões sazonais são mera futurologia .... desde o ínicio do Verão que davam este cenário .... se calhar deviam começar a dar mais valor a estas organizações que têm vindo ao longo das ultimas décadas tentando melhorar cada vez mais as suas previsões, por mais que tentem deitá-las abaixo ... e cada vez mais acertam nas suas previsões, em especial no comportamento zonal da atmosfera sendo que as suas falhas residem a nivel da previsão de cut-offs bem mais dificeis de modelar !!

E já agora parem de transformar este tópico no muro das lamentações, senão torna-se insuportável de ler, e aproveitem mais este tempo que agora é tempo das festas (antes que o governo as elimine, não vá os ricos deixar de poder comprar mercedes todos os anos )
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
A ISO zero não é no deserto do Saara mas sim em torno da cadeia montanhosa do Kimmi........ bla bla, esqueci-me do nome....

Em relação aos modelos há muito tempo que se antecipava este cenário, isto para quem pensa que previsões sazonais são mera futurologia .... desde o ínicio do Verão que davam este cenário .... se calhar deviam começar a dar mais valor a estas organizações que têm vindo ao longo das ultimas décadas tentando melhorar cada vez mais as suas previsões, por mais que tentem deitá-las abaixo ... e cada vez mais acertam nas suas previsões, em especial no comportamento zonal da atmosfera sendo que as suas falhas residem a nivel da previsão de cut-offs bem mais dificeis de modelar !!

E já agora parem de transformar este tópico no muro das lamentações, senão torna-se insuportável de ler, e aproveitem mais este tempo que agora é tempo das festas (antes que o governo as elimine, não vá os ricos deixar de poder comprar mercedes todos os anos )

Off topic:A cadeia montanhosa chama-se Atlas. Tempestade, referes-te ao Kilimanjaro, mas esse é na Tanzânia, sendo a montanha mais alta de todo o continente africano.

Off topic:Quanto à analogia de Portugal ser africano quer meteorológica, quer sócio-economicamente, devo discordar parcialmente, no que se refere à meteorologia, porque esta situação, algo extraordinária só se verifica apenas à 1 mês e meio. Quanto à componente sócio-económica devo dizer, que somos um enclave africano, no continente europeu desde para ai 1975, nomeadamente após o PREC.

Quanto aos modelos, não há "luz ao fundo do túnel". :surprise:

Abraço a todos
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Talvez mereça a pena depositar alguma esperança no inicio de Janeiro, após tanto tempo com este padrão é possivel que haja um periodo mais activo no inicio do proximo mês, já que alguns modelos neutralizam um pouco a NAO.

Alguns mesmo modelam uma situação de aquecimento estratosferico, sintoma de um periodo de grande instabilidade da zonal...a meu ver não vai acontecer nada disso porque o polo ainda tem muita energia e a actual organização da circulação parece-me demasiado estavel, no entanto é possivel um periodo mais activo por cá que tenha a ver com uma reorganização localizada do jet.

Até lá mantem-se este cenário de uma forte dorsal sobre a Europa ocidental ( o que confirma a incredulidade com que eu via aquelas afirmações disparatadas de uma vaga polar medonha no UK), e o frio a haver vai-se manter, tal como o previsto, na europa central ( num vai-e-vem) e mais consistentemente no SE Europeu.

Quanto á iso 0 no Sahara, não seria a primeira vez...é normal quando a dorsal Atlantica está forte que se desprendam bolsas de ar frio no leste da Europa até ao Sahara, no entanto parece-me que o GFS está a exagerar um pouco...o jet não me parece que vá ceder tanto...mas logo se verá...( estes episodios costumam dar alguma neve a cotas de 1000 a 1500m nos Atlas, Montes That e por vezes na cidade de Tamanarasset, pois as bolsas de ar frio por vezes capturam alguma humidade do jet subtropical suficiente para gerar instabilidade nessas areas montanhosas).
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
as previsões não são nada animadoras mas ainda temos fevereiro pela frente, a temperatura da estratosfera esta num dos maiores mínimos dos últimos 30 anos se lá para meados de janeiro houver um aquecimento estratosferico bem grande o frio do polo norte vai ter de sair por algum lado vamos esperar que seja pelo lado europeu foi assim em 85 por exemplo depois de muito tempo com NAO positiva, o bastardi tem vindo a referenciar as parecenças com esse ano, vendo os modelos sazonais apenas março parece ter algum potencial com o aparecimento do anticiclone escandinavo. Para já vamos continuar com muita monotonia.