Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)



Manmarlopes

Cumulonimbus
Registo
21 Dez 2011
Mensagens
3,218
Local
Coja, Arganil, Coimbra (219m)
Bom dia, improvisei assim:

6599215223_407690ec05.jpg


O catavento está virado para E
Não quero estar a alterar nada na caixa original (RS) por causa da garantia, de se notar que deixaei espaço para circular ar no RS e ao mesmo tempo fazer sombra. O material é fita de aluminio grosso, cerca de 1 mm :thumbsup:
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Olá Manmarlopes !

Se permites a minha opinião, e como já possuidor de uma Auriol, estou em crer que a fita de alumínio grosso colocado, nem aquece nem arrefece, e muito menos chamar à dita fita RS.

Todos sabem da minha opinião quanto á Auriol, que considero bastante boa tendo em consideração o seu preço, mas tem efectivamente esse “ defeito “ de não ser possível, a colocação de um RS, a não ser desmontar os sensores de forma a serem colocados longe do anemómetro.

Compreendo, igualmente, que não queiras mexer na estação devido à garantia, mas uma coisa é certa, que apesar de não ter acontecido comigo durante um ano que esteve comigo, mas por aquilo que me apercebo não só no Nosso fórum, mas como em outros fórum, os sensores de temperatura, mas acima de tudo o de humidade, começam a perder fiabilidade precisamente por não estarem protegidos. Se por um lado não queres mexer nos sensores por causa da garantia, por outro é possível que mais cedo ou mais tarde a tenhas que accionar devido á perda de fiabilidade.

Fica bem. :thumbsup:
 

Manmarlopes

Cumulonimbus
Registo
21 Dez 2011
Mensagens
3,218
Local
Coja, Arganil, Coimbra (219m)
...

Compreendo, igualmente, que não queiras mexer na estação devido à garantia, mas uma coisa é certa, que apesar de não ter acontecido comigo durante um ano que esteve comigo, mas por aquilo que me apercebo não só no Nosso fórum, mas como em outros fórum, os sensores de temperatura, mas acima de tudo o de humidade, começam a perder fiabilidade precisamente por não estarem protegidos. Se por um lado não queres mexer nos sensores por causa da garantia, por outro é possível que mais cedo ou mais tarde a tenhas que accionar devido á perda de fiabilidade.

Fica bem. :thumbsup:

Obrigado pela opinião :thumbsup:

Seguramente é só por causa da garantia que não mexo na dita caixa, se por algum acaso as coisas se alterarem a nivel de fiabilidade, tenho de recorrer à garantia, e depois sim "fazer um RS" :D
 
M

mt007

Boas amigos,
sou novo aqui, apesar de conhecer o meteopt há alguns anos a esta parte e venho aqui colocar um duvida.
A Watson W-8681 necessita do radiation shield?
Ou já trás e não é necessário construir um?
Obrigado.
Abraço e Bom Ano.
Miguel Teixeira
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Boas amigos,
sou novo aqui, apesar de conhecer o meteopt há alguns anos a esta parte e venho aqui colocar um duvida.
A Watson W-8681 necessita do radiation shield?
Ou já trás e não é necessário construir um?
Obrigado.
Abraço e Bom Ano.
Miguel Teixeira

De todas as estações mais acessíveis ao amadores como nós, apenas a que já incorpora um radiation shield com considerável qualidade é a Davis.

Será também de considerar a opção "fan aspirated", a meu ver a mais fiável para locais não extremamente ventosos.

No caso da Watson W-8681, terás de adquirir/fazer um radiation shield.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boas amigos,
sou novo aqui, apesar de conhecer o meteopt há alguns anos a esta parte e venho aqui colocar um duvida.
A Watson W-8681 necessita do radiation shield?
Ou já trás e não é necessário construir um?
Obrigado.
Abraço e Bom Ano.
Miguel Teixeira

A Watson W-8681 trás radiation shield, mas tem um erro de origem:lol:, se tivesse um tubo interno a envolver o emissor, onde tem sensor de temperatura, humidade, DCF e processa toda a info para envio, era uma maravilha;). O que trás de origem protege muito mal os ventos misturados com chuvas nas laterais, o que convem contruires um, se tiveres jeito para a bricolage, claro:thumbsup:
 
M

mt007

Boas,
ore bolas então.
Tou lixado pronto.
Lá vou ter de construir um, farei igual ao que aqui já vi no forum, estão muito bons mesmo.
Obrigado pela vossa ajuda.
Bom Ano.
Abraço
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Sim, eu sofro desse mal com a minha PCE (Equivalente á Watson WS-1081), nos últimos temporais, chuva forte e ventos de 70-80 km/h não se aguentou, agora sempre que chove acompanhado de algum vento perco o sinal à estação, mas já cá tenho o novo transmissor da PCE para substituir.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Sim, eu sofro desse mal com a minha PCE (Equivalente á Watson WS-1081), nos últimos temporais, chuva forte e ventos de 70-80 km/h não se aguentou, agora sempre que chove acompanhado de algum vento perco o sinal à estação, mas já cá tenho o novo transmissor da PCE para substituir.

Constroi um como o meu (em tubos) e nunca mais tens problemas;)
Alguem a copiar http://www.shellypark.co.nz/?q=node/36 :lol::lol:
Quanto ao usado abres com cuidado a caixa e limpa com WD40 e fica novo;)
 
M

mt007

Boas pessoal,
uma dúvida:

Watson_W8681_sensors.jpg


nesta imagem o radiation shield para substituir é o que esta no lado direito da foto?
Retiramos esse e montamos o que nós fizermos?

Obrigado.
Abraço e Bom Ano Novo
 
M

mt007

Boas Spider.
Fixe meto-o dentro do que faço, assim sempre fica mais protegido.
Mas não terá influencia nas leituras depois?

Ele já estar dentro de um escudo e depois coloca-lo de novo dentro de outro escudo não influenciará as leituras?

Obrigado.
Abraço.