Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2011

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Com 9 dias pela frente em dezembro, com 31 dias pela frente relativo a janeiro, e fala-se de fevereiro?!

Tenham lá calma, reportem-se à previsão do tempo e aos modelos e não a previsões sazonais.

Qual é a lógica de estarmos a falar tão à frente se a análise que normalmente fazemos é de até ao máximo de 15 dias?
Não nos podemos esquecer de que os modelos muitas vezes são demasiado voláteis. Hoje prevêem uma coisa, amanhã ou depois já prevêem outra...
Ainda que os diferentes modelos estejam em consonância para os próximos dias, é muito cedo para atirarem a toalha ao chão.
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
as previsões não são nada animadoras mas ainda temos fevereiro pela frente, a temperatura da estratosfera esta num dos maiores mínimos dos últimos 30 anos se lá para meados de janeiro houver um aquecimento estratosferico bem grande o frio do polo norte vai ter de sair por algum lado vamos esperar que seja pelo lado europeu foi assim em 85 por exemplo depois de muito tempo com NAO positiva, o bastardi tem vindo a referenciar as parecenças com esse ano, vendo os modelos sazonais apenas março parece ter algum potencial com o aparecimento do anticiclone escandinavo. Para já vamos continuar com muita monotonia.


E Janeiro ?? já está "perdido "??? :shocking: :huh:

O Aristocrata já disse tudo...:thumbsup:

Para já, aquilo com que poderemos contar nos próximos dias (em princípio até ao fim do mês) é este tipo de tempo, dias soalheiros, máximas "agradáveis" ,noites frias, formação de geadas,nevoeiros por vezes persistentes, em especial nos vales e terras baixas...

Para Janeiro logo se vê....
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Pois eu cá não vejo nada de promissor nos modelos nem a longo prazo infelizmente!! tinha dito que a primeira quinzena estava perdida e assim foi veríamos a segunda quinzena pois já começo a ver a segunda quinzena igual a primeira ou seja este mês muito dificilmente não entra para a historia como um dos Dezembro mais secos pelo menos no centro/sul!! mas enfim espero por alguma surpresa que vejo difícil.

Lembram-se de ter dito isto?! foi dito no dia 11 de Dezembro! pois é e assim foi infelizmente fica um mês para a historia no centro e sul principalmente...

Quanto ao inicio de Janeiro não vejo nada promissora a primeira quinzena quase arrisco que vai pelo mesmo caminho, digo isto não querendo ser agoirento mas é o que vejo infelizmente. Melhores dias viram lá bem mais para a frente.

Boas Festas
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas:)

Já se pode afirmar com alguma certeza que a partir de dia 28 e pela 1a semana de Janeiro teremos uma fase de circulação mais meridiana.

Dada a posição predominante dos centros de acção, isto significa para já que a Europa, especialmente a sua faixa central e de leste poderá sofrer uma boa entrada Artica de N ou NW, com neve em alguns locais e muito frio até ao Mediterraneo Oriental.

Infelizmente o padrão insiste em manter a crista anticiclonica sobre a PI, com tempo mais fresco mas insistentemente seco...
Nos Açores a historia é outra...influxos tropicais continuos deverão deixar as ilhas com tempo morno e chuvoso..
Na Madeira continuamos sem prespectivas de chuva, estando a ilha sob a ameaça de um ano seco...as tendencias sazonais são pouco animadoras para este arquipelago :(
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
bem o GFS parece querer mostrar algo para dia 2 Janeiro embora a depressão passe ao largo da costa, de N para S afectando o litoral, já o ECMWF coloca o AA em cima da Península, a ver vamos se a Janeiro será mais animado que este mês.







Desejo a todos um feliz natal com muita alegria :)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Canhões fazem nevar na Serra da Estrela
Faltam grandes nevões na Serra da Estrela, mas os 49 canhões de neve da Turistrela garantem um manto branco para o Natal e passagem de ano na zona da Torre.

Com temperaturas negativas e baixa humidade bastaram duas noites e um dia com os canhões em funcionamento para cobrir de neve um espaço para brincadeiras e abrir desde dia 20 a estância de desportos de inverno.

Estes canhões únicos em Portugal permitem manter neve na pista do Cântaro, com 155 metros de comprimento e 15 metros de desnível, dedicada sobretudo a aprendizagem, assim como numa zona para trenós e passeio.

Com maior ou menor afluência, «temos sempre praticantes de esqui e snowboard e outros visitantes», que de outra forma não se deslocariam à Serra da Estrela, destacou Vasco Pinho, porta-voz da estância, à Agência Lusa.

A infra-estrutura para produzir neve permite «ter todos os serviços a funcionar», onde se incluem o aluguer de material e as aulas de desportos de inverno.

Sob o solo há uma rede de condutas de água e ar comprimido que são disparados sob pressão a uma altura de quatro metros.

Uma mistura que «quando chega ao chão, já é neve», explica Nuno Costa, técnico de manutenção da estância, um dos homens que a par do equipamento controla a temperatura e a humidade.

Sempre que o termómetro ronda os zero graus ou cai para valores negativos e a humidade é igualmente baixa (idealmente a 30 por cento ou menos), «os canhões são activados».

Uma rede de energia eléctrica, também no subsolo, alimenta cada canhão, todos controlados a partir de um posto de comando central no edifício da estância.

Geralmente funcionam durante a noite, entre as 20:00 e as 06:00 da manhã, hora a partir da qual «a neve repousa para poder ser trabalhada com as máquinas», de forma a criar as superfícies lisas das pistas.

Os canhões de neve foram instalados em 2003 no âmbito da requalificação global da estância, um investimento de cinco milhões de euros.

Sem a neve produzida com os canhões «de certeza que não estaria na Serra da Estrela», contou Susana Duarte à Agência Lusa, numa pausa da prática de esqui.

A neve é pouca, mas «é quanto basta para quem se está a iniciar, como é o caso», referiu.

Logo atrás está Sara Gomes, que lamenta ainda não ter nevado, mas grata por «existirem os canhões para abrir a época».

Os preços praticados na estância são iguais aos do último ano, anunciou a Turistrela.

O espaço funciona junto à Torre entre as 09:00 e as 16:30, com entradas que variam entre os 10 e os 25 euros e com aluguer de equipamento completo a partir de 25 euros por dia.

As aulas particulares partem do preço de 30 euros por hora para um aluno, com descontos à medida que o número de alunos cresce, chegando aos 50 euros por hora para cinco alunos.

Lusa/SOL

:lmao:
 

Zurich suiça

Cirrus
Registo
20 Dez 2011
Mensagens
6
Local
Zurich suiça
Apartir de dia 27 e ate dia 3 estarei em estugarda e gostaria de saber como vai estar o tempo lá ??
Não sei se este é o local mais indicado para colocar esta questão visto que sou novo aqui no fórum mas agradecia uma resposta , obrigado e Bom Natal:)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Presente de Natal do GFS, a ver se não é só uma saída isolada. Entrada fria, seguida de cut-off a sul do Algarve:

gfs-0-132_esp7.png


gfs-1-132_kho4.png


gfs-0-144_dte9.png


Isto a prazos já bastante razoáveis, neste tipo de padrão as surpresas só aparecem nos modelos a distâncias temporais reduzidas. Pode ser que o ano ainda não tenha acabado no que toca a precipitação, sobretudo no Algarve e nordeste transmontano.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Anticiclone potente a noroeste e alguma instabilidade a viajar no bordo das altas pressões. Mas são pressões demasiado altas para haver qualquer chance. O que parece vir ai é uns bons dias de vento seco de nordeste e umas posteriores geadas moderadas.
 
M

Membro excluído 274

Este gráfico não deixa dúvidas deste tempo monótono e aborrecido que estamos a passar... Impressionante não é? Há meses que a NAO anda positiva!

naodic.png


Um dia vai compensar, isso não tenho dúvidas, mas temo que seja tarde de mais para os amantes da neve e frio como eu! :(:(:(

Já na Suiça, a minha familia diz que chegou tarde mas em força (mais de 30cm em Scuol a 1200m) muita neve na região de St. Moritz trouxe o tão desejado Natal branco!
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Já aqui se falou um pouco disso...é natal e parece que alguém está a modelar uma prendinha no sapato...não é nada muito grande...mas atendendo à pobreza e à estabilidade nas últimas semanas parece até ser algo interessante...

Traduzindo para nós:

O GFS para o dia 29 coloca uma entrada fresca de norte, não muito forte, mas com iso -4ºC no interior norte e centro e iso 0ºC em todo o país...Depois forma-se uma cut-off algures entre o Algarve e Gibraltar...
Não quero fazer grandes perspectivas, se tivermos apenas o frio já será interessante...ainda para mais porque estarei perto de Gouveia...pedir precipitação parece ser um pouco demais...embora não esteja muito longe...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Para mim, Dezembro está acabado e Janeiro a 1ª década está perdida não existe nada em a longo alcance, como é que querem que isto mude. Dezembro acabo com 6 mm, o mês que é o mais chuvoso no Algarve e Janeiro se tiver 1 mm já fico contente.

Algum frio, ondulação forte de sueste e nada mais é assim durante a próxima semana.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
" Janeiro se tiver 1mm,já fico contente " Ou se calhar,não :p
Eu sinceramente não desgosto deste tempo,quando se está de férias.Dá para actividades ao ar livre,e quem faz actividades no mar é perfeito.Mar calmo,de Verão,com vento fraco e boas ondas.
De realçar que se de dia temos temperaturas amenas,de noite há bastante frio! Hoje pela zona Oeste,registei com um termometro simples uma temperatura de 0,2ºC às 2 da manhã! Bela inversão térmica :D
Vamos continuar com este tempo,pelo menos mais 4 dias...
O Outono não foi mau,aliás Novembro foi bastante bom na maior parte do pais em termos de precipitação(e não só). O Inverno só agora começou. Para desesperos,é cedo...