Previsões segundo os Modelos - Março 2007

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Bons dias malta...

Parece que vamos ter animaçao para os proximos dias...

Parece que esta 'frontalidade' a partir de amanha nos vai dar que falar em termos de Trovoadas e Aguaceiros moderados para todo o pais com a famosa trajectoria NW-->SE!! Bom para situaçoes de risco ou extremas...

Parece que a partir das 18h a 20h de hoje vamos estar atentos a possiveis celulas que se formem ou que venham formadas!!

Vamos aguardar!!

Enquanto a temperatura parece que ira aumentar a partir de Quinta- feira...alimentando possiveis tempestades locais de primavera!!
:thumbsup: :thumbsup:


Estas sao as minhas previsoes ate amanha!!:thumbsup:
 


Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
ALERTA, Alerta, (já pareço o Tornado:p sem ofensa companheiro de tópico);)

Elevado Risco de Inundações Locais para amanhã entre as 09:00 e as 15:00h para a Região do Minho e Douro Litoral, sobretudo em áreas densamente impermeabilizadas!
:rain: :rain: :rain: :rain: :rain: :rain: :rain: :rain: :eek: :eek:

Um sistema complexo com muita advecção e oclusão (sobretudo esta última que vai gerar grande instabilidade na linha de costa a N do Mondego:( :eek:
http://85.214.49.20/wz/pics/bracka.gif
http://85.214.49.20/wz/pics/brack1a.gif

Finalmente os modelos deram com o galho:huh: e já estão a par da minha previsão semanal

http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php?ech=120&code=0&mode=2
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Realmente já desde ontem que se aproxima da peninsula Ibérica duas células que poderão trazer muita precipitação.
No entanto na Primavera e Outono é quando é mais dificil fazer uma previsão esta transição de estações é muito instável.

200703051600_msg1_msg_ir_piber.jpeg
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Na boa seringador!!!

Sabes bem como eu sou...ou como considero!!:thumbsup: :p :p :p

--->PERITO EM DEPRESSOES NERVOSAS DA ATMOSFERA!!EHEHEHEH!!:lmao: :lmao:

Mas é isso mesmo, e tambem nao nao deixo de parte ao acontecer um pouco por todo o pais o perigo de inundaçoes...e tambem um caso isolado de perigo extremo tal como um pequeno funil ou tornado nas zonas interiores ou entao uma no litoral uma boa tromba de agua!!!

Estas camadas de temperaturas vao dar que falar...

Camaras a postos meteoloucos como eu!!!:lmao: :lmao: :D :D :p :p :p
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Já repararam no calor que aí vem?

tempyr5.jpg

Espero bem que sim mas será breve uns 3/4 dias no máximo (gostava que fosse mais tempo, para que as novidades hortícolas cresçam e os solos aliviem), pq depois o poderá anticiclone retroceder para Norte e já sabem o que pode vir a seguir;) :rolleyes: , e os ensembles já devem de dar essa indicação nesta saída;)
Já fui para a Praia em Março aqui no norte são temperaturas acima da média mas que são normais de ocorrer nesta altura do ano.
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
ALERTA, Alerta, (já pareço o Tornado:p sem ofensa companheiro de tópico);)

Elevado Risco de Inundações Locais para amanhã entre as 09:00 e as 15:00h para a Região do Minho e Douro Litoral, sobretudo em áreas densamente impermeabilizadas!
:rain: :rain: :rain: :rain: :rain: :rain: :rain: :rain: :eek: :eek:

Um sistema complexo com muita advecção e oclusão (sobretudo esta última que vai gerar grande instabilidade na linha de costa a N do Mondego:( :eek:
http://85.214.49.20/wz/pics/bracka.gif
http://85.214.49.20/wz/pics/brack1a.gif

Finalmente os modelos deram com o galho:huh: e já estão a par da minha previsão semanal

http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php?ech=120&code=0&mode=2

O que se irá passar eventualmente amanhã será em poucas palavras mais ou menos isto:
Advecção orográfica podrá causar precipitações extremas que de início serão fracas, por isso é que nestas situações existe um mecanismo seed-feed e neste caso o Seed (semente) será o ar da frente quente que vai para camadas mais altas da atmosfera e a chuva/neve que cai posteriormente, para camadas mais baixas acumula-se a 700 ous a 850mb e que muitas vezes nem chega a cair ou é miudinha no solo (estas baixas camadas estão cheias de humidade).
Contudo à medida que a frente progride e o fluxo de SW->NE e começa a levantar (, devido à orografia da entrada de costa, o ar vai arrefecendo de baixo para cima e vai fazer com que exista um Feed, i.e. o ar tornando-se mais frio e juntamente com acumulação de humidade nas camadas mais baixas, produzirá um efeito de queda posterior de chuva forte à medida que entra em Terra devido à acumulção de humidade já referida e grande gotícolas começarão a cair;)

não sei se me fiz entender:unsure: :hehe:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Bem isto teve e está animado por aqui:) amanha o pessoal do norte e depois centro que se prepare;) para os do sul mais de madrugada e manha de quarta mas mais fraco já:hehe: :p no fds está bom para passear pela praia:D :p :cool: mas como o seringador disse de pouca dura:cold: :thumbsup:
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
O que se irá passar eventualmente amanhã será em poucas palavras mais ou menos isto:
Advecção orográfica podrá causar precipitações extremas que de início serão fracas, por isso é que nestas situações existe um mecanismo seed-feed e neste caso o Seed (semente) será o ar da frente quente que vai para camadas mais altas da atmosfera e a chuva/neve que cai posteriormente, para camadas mais baixas acumula-se a 700 ous a 850mb e que muitas vezes nem chega a cair ou é miudinha no solo (estas baixas camadas estão cheias de humidade).
Contudo à medida que a frente progride e o fluxo de SW->NE e começa a levantar (, devido à orografia da entrada de costa, o ar vai arrefecendo de baixo para cima e vai fazer com que exista um Feed, i.e. o ar tornando-se mais frio e juntamente com acumulação de humidade nas camadas mais baixas, produzirá um efeito de queda posterior de chuva forte à medida que entra em Terra devido à acumulção de humidade já referida e grande gotícolas começarão a cair;)

não sei se me fiz entender:unsure: :hehe:

Que bela explicação Seringador :palmas:, até eu um completo ignorante no assunto entendi! :shocking:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Espero bem que sim mas será breve uns 3/4 dias no máximo (gostava que fosse mais tempo, para que as novidades hortícolas cresçam e os solos aliviem), pq depois o poderá anticiclone retroceder para Norte e já sabem o que pode vir a seguir;) :rolleyes: , e os ensembles já devem de dar essa indicação nesta saída;)
Já fui para a Praia em Março aqui no norte são temperaturas acima da média mas que são normais de ocorrer nesta altura do ano.

Foste á praia no inicio ou no fim do mês? Dúvido que tenhas ido no inicio, e muito menos entrado na água! ;)
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Foste á praia no inicio ou no fim do mês? Dúvido que tenhas ido no inicio, e muito menos entrado na água! ;)

por acaso não, foi antes do dia 21, pq foi um dia em que eu e os meus amigos da altura dissemos que foi a primeira vez que fomos para a praia no Inverno do calendários Juliano e tomamos banho claro;)
Mas compreendo que duvides, pq eu também tenhoa as minhas dúvidas relativamente a muita coisa;) :p

mas afinal qual o comentário à previsão segundo os modelos Fil?