Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Olha que não sei, vivo numa zona com variações bruscas de temperatura quando há vento e costuma descer imediatamente. Mas se é assim pode-se experimentar sem o RS incluido então, há que testar ;)
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boas,

Em termos de leituras correctas dos valores não sei como será, mas no que diz respeito ao delay, vai influenciar de certeza.
Vai demorar muito mais a aquecer ou a arrefecer. ;)


Humm. Não estás a ver isso ao contrário ? Um sensor exposto aquecer por exemplo bruscamente com incidência solar directa, em vez de medir correctamente a temperatura real do ar ? Não te esqueças que o objectivo final é sempre medir a temperatura do ar (uma coisa realmente mais difícil do que se pensa) e não propriamente a do sensor. Não é por acaso que todas as estações meteorológicas tem que ter um RS.
 

Baldas

Cirrus
Registo
3 Jan 2012
Mensagens
4
Local
Valongo
Humm. Não estás a ver isso ao contrário ? Um sensor exposto aquecer por exemplo bruscamente com incidência solar directa, em vez de medir correctamente a temperatura real do ar ? Não te esqueças que o objectivo final é sempre medir a temperatura do ar (uma coisa realmente mais difícil do que se pensa) e não propriamente a do sensor. Não é por acaso que todas as estações meteorológicas tem que ter um RS.

O que eu estava a referir, é a carga térmica que esses escudos podem acumular, tanto no arrefecimento como no aquecimento.
Não está em causa a temperatura real medida na minha questão, mas sim o tempo de actualização.
Mas sem duvida para medir como deve de ser a temperatura o melhor é colocar o sensor numa parede virada a norte, ai não vamos ter necessidade de escudos.;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Mas sem duvida para medir como deve de ser a temperatura o melhor é colocar o sensor numa parede virada a norte, ai não vamos ter necessidade de escudos.;)

Desculpa Baldas mas estás completamente equivocado. A única forma de proteger os sensores de temperatura da radiação solar directa e difusa com registos representativos da temperatura local é o uso de um "radiation shield". Não sou eu que o afirmo, é aquilo que está estabelecido pela OMM. RS e/ou abrigo de stevenson. E nunca junto a uma parede onde a circulação de ar é estrangulada afectando os registos de temperatura. A melhor forma de registar temperatura é, sem dúvida, local totalmente desimpedido de TODOS os quadrantes e uso de RS e/ou abrigo de Stevenson. A medição numa parede virada a norte é um recurso (eu próprio já o utilizei e comprovei a sua ineficácia no meu caso), para tentar diminuir os erros por ausência de RS.
 

Baldas

Cirrus
Registo
3 Jan 2012
Mensagens
4
Local
Valongo
Desculpa Baldas mas estás completamente equivocado. A única forma de proteger os sensores de temperatura da radiação solar directa e difusa com registos representativos da temperatura local é o uso de um "radiation shield". Não sou eu que o afirmo, é aquilo que está estabelecido pela OMM. RS e/ou abrigo de stevenson. E nunca junto a uma parede onde a circulação de ar é estrangulada afectando os registos de temperatura. A melhor forma de registar temperatura é, sem dúvida, local totalmente desimpedido de TODOS os quadrantes e uso de RS e/ou abrigo de Stevenson. A medição numa parede virada a norte é um recurso (eu próprio já o utilizei e comprovei a sua ineficácia no meu caso), para tentar diminuir os erros por ausência de RS.

Realmente se o sensor estiver colocado na parede tens razão, :thumbsup: mas também não me parece que um duplo RS seja a solução. Mas ainda assim entre uma coisa e outra, escolhia o abrigo de Stevenson, a carga térmica não será tão grande como um RS.
 

Glaciar

Cirrus
Registo
14 Dez 2011
Mensagens
21
Local
Praia de Lavadores- Vila Nova de Gaia
Humm. Não estás a ver isso ao contrário ? Um sensor exposto aquecer por exemplo bruscamente com incidência solar directa, em vez de medir correctamente a temperatura real do ar ? Não te esqueças que o objectivo final é sempre medir a temperatura do ar (uma coisa realmente mais difícil do que se pensa) e não propriamente a do sensor. Não é por acaso que todas as estações meteorológicas tem que ter um RS.

Olá Boa Tarde!

Tenho a minha wh3080 em testes, ainda não no telhado (terraço 5º and).
A diferença maior, por comparação com valores de temperatura de outras EM na zona, são +2/3º. Está com o RS original. Instalando outro RS, conforme várias publicações, será mais adequado? Já agora. Não consigo tirar o RS original sem o partir, visto a ficha não passar no orifício existente. Lá terá que ser, porque com dois... não me parece bem.
Agradeço uma opinião, e obrigado desde já.
Abraço.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Olá Boa Tarde!

Tenho a minha wh3080 em testes, ainda não no telhado (terraço 5º and).
A diferença maior, por comparação com valores de temperatura de outras EM na zona, são +2/3º. Está com o RS original. Instalando outro RS, conforme várias publicações, será mais adequado? Já agora. Não consigo tirar o RS original sem o partir, visto a ficha não passar no orifício existente. Lá terá que ser, porque com dois... não me parece bem.
Agradeço uma opinião, e obrigado desde já.
Abraço.

Boas, com outro RS faz outras medidas...visto o original de pouco servirá, em termos de veracidade nas medições;)
O painel de carregar as baterias pouca utilidade terá, e a protecção em termos de sobrecarga do painel deixa muito a desejar:lol:, o meu está com o rs original inserido e retirei o tal painel, alargando a saida para a ficha...
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Registo
27 Jan 2012
Mensagens
38
Local
Ribeirão Preto,Brasil
Desculpa Baldas mas estás completamente equivocado. A única forma de proteger os sensores de temperatura da radiação solar directa e difusa com registos representativos da temperatura local é o uso de um "radiation shield". Não sou eu que o afirmo, é aquilo que está estabelecido pela OMM. RS e/ou abrigo de stevenson. E nunca junto a uma parede onde a circulação de ar é estrangulada afectando os registos de temperatura. A melhor forma de registar temperatura é, sem dúvida, local totalmente desimpedido de TODOS os quadrantes e uso de RS e/ou abrigo de Stevenson. A medição numa parede virada a norte é um recurso (eu próprio já o utilizei e comprovei a sua ineficácia no meu caso), para tentar diminuir os erros por ausência de RS.

Mas no caso da pce fws20 que tem fios para conectar o pluviometro, sensor de vento ao sensor de temperatura, posso usar o abrigo de Stevensn. Não tenho que deixar tudo junto no mastro, por causa dos fios??:angry:
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Mas no caso da pce fws20 que tem fios para conectar o pluviometro, sensor de vento ao sensor de temperatura, posso usar o abrigo de Stevensn. Não tenho que deixar tudo junto no mastro, por causa dos fios??:angry:

Não, os fios são bem compridos, pode por esse abrigo na proximidade...talvez o unico problema seja que juntamente com o sensor da temperatura e humidade e a antena DCF, esteja o emissor dos dados, daí ter que precaver a boa localização dos sensores e emissor;)
 
Registo
27 Jan 2012
Mensagens
38
Local
Ribeirão Preto,Brasil
Se optar por colocar tudo junto . estou pensando em colocar proximo a antena de Tv , 1 metro e meio acima do telhado..casa térrea. Distancia entre o monitor da estação, computador até os sensores de ,no maximo, 10 metros ..esta bom?
Agora quanto ao tamanho do fio, sabe quanto é?
Em uma segunda opção, separando..pois o sensor de vento pensava em deixá-lo bem alto (5 metros) , mas o sensor de temperatura em um abrigo de stevenson a 1,5 do chão..
Filipe, voce tem algum tutorial do seu radiation shield em tubo PVC?
Voce acha melhor o abrigo de Stevenson ou um radiation Shield igual ao teu já resolve? :rolleyes:
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Se optar por colocar tudo junto . estou pensando em colocar proximo a antena de Tv , 1 metro e meio acima do telhado..casa térrea. Distancia entre o monitor da estação, computador até os sensores de ,no maximo, 10 metros ..esta bom?
Agora quanto ao tamanho do fio, sabe quanto é?
Em uma segunda opção, separando..pois o sensor de vento pensava em deixá-lo bem alto (5 metros) , mas o sensor de temperatura em um abrigo de stevenson a 1,5 do chão..
Filipe, voce tem algum tutorial do seu radiation shield em tubo PVC?
Voce acha melhor o abrigo de Stevenson ou um radiation Shield igual ao teu já resolve? :rolleyes:

Boas
As medidas dos fios não sei, são capazes de não dar para grandes distancias, como são tomadas de telefone RJ45 é facil aumentar.
Tutorial aqui já algures por cá;)
Acho que para o emissor da PCE, este será o mais indicado;)
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Boa Tarde.

O que acham da obra prima??
Separei o higrometro e o termometro e coloquei num RS na Auriol.
Fica aqui algumas fotos, para quem queira fazer o mesmo.
Em caso de duvidas perguntem...

scaled.php


O interior do RS (detalhes)
scaled.php


Abraço!