Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2012

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

por gouveia a manha foi de aguaceiros fracos... nao ha vento e sigo com 6.1ºC muito quente para a neve, mesmo se neva-se nao pegava...
nao da para ver se neva neste lado da serra, o nevoeiro tapa-a desde o alto de gouveia...
 


Hermano1x

Cumulus
Registo
25 Out 2011
Mensagens
209
Local
Vila Real
eu queria ir a serra do marão hoje á tarde mas não sei haverá neve :(


Bom dia!

Eu para já não te aconselhava a vir para o Marão não acredito que tenha neve, pois aqui em Vila real estão 7ºc que é um temperatura muito elevada!

A serra do Alvão nem uma pinta de neve tem, a serra do Marão não consigo ver porque esta cheia de nevoeiro.
E estes últimos anos tenho reparado que para nevar nas serras aqui a volta de vila real a temperatura tem de estar por volta dos 3ºc ou 4ºc no máximo, e hoje esta longe disso:angry:

Custa-me acreditar que venha a nevar hoje a tarde pois esta tão alta a temperatura!:sad:


A temperatura mínima de hoje foi de 3,8ºc

A temperatura máxima ate ao momento foi de 7,8ºc

Tenho a pressão atmosférica 1020 com tendência a descer!

O vento muito fraquinho 5kmh vindo do sul!

Vamos aguardar!


Nevou em Bragança?
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Bom dia!

Eu para já não te aconselhava a vir para o Marão não acredito que tenha neve, pois aqui em Vila real estão 7ºc que é um temperatura muito elevada!

A serra do Alvão nem uma pinta de neve tem, a serra do Marão não consigo ver porque esta cheia de nevoeiro.
E estes últimos anos tenho reparado que para nevar nas serras aqui a volta de vila real a temperatura tem de estar por volta dos 3ºc ou 4ºc no máximo, e hoje esta longe disso:angry:

Custa-me acreditar que venha a nevar hoje a tarde pois esta tão alta a temperatura!:sad:


A temperatura mínima de hoje foi de 3,8ºc

A temperatura máxima ate ao momento foi de 7,8ºc

Tenho a pressão atmosférica 1020 com tendência a descer!

O vento muito fraquinho 5kmh vindo do sul!

Vamos aguardar!


Nevou em Bragança?

Não.
Vou tentar esta tarde ir à Serra da Nogueira tentar fazer umas fotos...isto se nevar lá!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
E eis que o nevoeiro se levanta na Gralheira (1100m), sendo já visível alguma neve. :D

semttulo4xo.jpg
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
para já a previsão do gfs de precipitação não parece estar correcta o pós frontal ainda vai demorar algumas horas até chegar ao interior o coamps neste momento é o único modelo que prêve uma boa quantidade de precipitação até à meia noite já com o ar frio bem por cima de todo o norte e centro
coamps-1-24.png


coamps-2-24.png
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
para já a previsão do gfs de precipitação não parece estar correcta o pós frontal ainda vai demorar algumas horas até chegar ao interior o coamps neste momento é o único modelo que prêve uma boa quantidade de precipitação até à meia noite já com o ar frio bem por cima de todo o norte e centro
coamps-1-24.png


coamps-2-24.png

Estava precisamente a ver isso e o Hirlam também coloca precipitação e penso que o ECMWF também deve colocar dai o IM colocar neve para Viseu até as 24h de hoje e não retirar as cotas na sua descritiva. Vamos acreditar que sim ;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Não consigo ter acesso à webpage da gralheira há meses.. como consegues?
A página tem estado operacional. E ultimamente até com duas webcams. Ontem é que houve um problema com o servidor e a página ficou em baixo. Nos próximos dias espera-se que o problema seja resolvido.

Entretanto, sempre que se justificar, vou tentar publicar algumas imagens a partir da ligação directa a uma webcam de lá.


É o que lá diz :unsure:

O que lá diz é isto:

seix.png


O painel fica a uma cota superior ao Sabugueiro, portanto a rondar os 1100m de altitude e não os 500-600m de Seia.

Na Torre, pela webcam, vê-se tudo branco, mas pessoas com pessoas a fazer ski, pelo que as condições de momento não devem estar muito agrestes.

28267703.png