Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2012

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Podes colocar uma foto tirada com menos ampliação para ver melhor?

Fiquei espantado em dizeres que vês o Gerês do Porto mas realmente confirmei essa possibilidade com o Google Earth! Eu já tinha visto o Gerês a caminho de Braga mas nunca do Porto, mas realmente é possível.

Acho que tal acontece por estarmos sempre rodeados de prédios.

Segundo o Google Earth, também é possível ver a serra de Agra e Peneda no horizonte a norte, pelo menos se estiveres a uma altitude de 250 metros.

E pelos vistos também é possível ver o Marão do Porto, por detrás das serras de Valongo, mas não parece tão fácil. Creio que de Valongo e Gondomar poderá ser mais fácil.

Já o Montemuro é facilmente visível especialmente da zona de Campanhã.



Em Portugal a maior distância em linha recta que vi, foi uma vez ver a Serra da Estrela de Castelo de Vide.

Sim consigo, em 2010 até coloquei uma foto tirada de minha casa para o Gerês, em que se via bem a neve:

geres.jpg

hoje tem muito menos, e só mesmo nos picos..agora até nem se vê muito pois as nuvens não deixam...e deixou de dar sol naquela zona...
 


Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
O tempo tem melhorado bastante apos uns aguaceiros fracos de manha, ceu muito nublado em espinho, para os lados VNGaia, Porto ja se ve o céu quase limpo e um dia de sol muito bom, duvido que neve para esses lados, mas tudo é possivel.
 

Mikovski

Cirrus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
56
Local
Porto
Sempre que me desloco lá ao Gerês , as mesmas montanhas que vejo ao longe de minha casa vão-se aproximando, e teem sempre as mesmas formas que teem quando vistas de minha casa, quando chego a Braga já as vejo bem mais perto, e com as mesmas formas..no princípio também duvidei se seria o Gerês, mas depois tive a confirmação.:thumbsup:

Ali na zona de Damião de Gois num 13º andar vê-se bem a Serra de Montemuro por exemplo.

Eu moro num 13º andar no Porto, ve-se bem Montemuro. O ve-se Marão mas é preciso que a visibilidade seja boa.Tenho algumas fotos do marão com neve tiradas da minha janela.
Para ver o Marão bastam ir á Serra de Santa Justa em Valongo.

O geres nem num dia limpissímo, com sorte consegues ver a Penha ou o Sameiro mas tenho muitas duvidas que consigas identificar, porque ha muitos montes.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Como sempre estes eventos de neve sempre bem animados mesmo por aqui...a precipitação para já foi fraca...mas espero que o melhor esteja para vir...desde ontem acumulados 11,4mm...
Sigo com 10,6ºC e 65% de humidade relativa...ar de neve...
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boas!

Esta tarde, em mais uma incursão ao Gerês, caíram alguns flocos na zona da Pedra Bela (que se situa a sensivelmente 829 metros de altitude) mas o forte foi sleet, tal como na Portela de Leonte, aqui já com chuva à mistura. Já na zona de Portela do Homem apenas chovia.

Pela Póvoa de Lanhoso, de momento céu povoado por bastantes nuvens, ar gélido que provoca uma sensação desconfortável, e a temperatura ronda os 8ºC.

Cumprimentos
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Mikovski, tal como tu e como o Snifa sou do Porto (embora não viva agora aí).

Nunca imaginei que pudesse ser possivel ver o Geres do Porto, e pensei que o Snifa tivesse visto outra serra qualquer, mas realmente no Google Earth dá para ver que é possivel ver a serra da Peneda-Geres do Porto.

Sim será preciso ar bastante límpido, e eu que vivo na Islândia (terra de ar incrivelmente limpído) tenho dificuldade em aceitar que será possivel ver o Geres do Porto, uma zona com poluição. Aqui na Islandia é fácil ver até 80km num dia limpo, ao nível do mar, e por vezes vê-se até 120km. Nas montanhas pode ver-se 170km em distancia recta num dia limpo, e há relatos de se ver até 300km, devido a distorções loucas que só ocorrem mesmo no Árctico (o limite normal costuma ser 80-100km num sítio plano) - e a propósito já vi mesmo fantásticas miragens aqui no verão.

Num dia limpo de inverno, e estando o Geres a cerca de 80km do Porto, creio que deve estar mesmo no limite da visibilidade, prov a neve de inverno reflectindo a luz solar deve facilitar a visão desde o Porto. Aposto que entre o meio dia e o final da tarde, deve ser a melhor altura para ver.

O Snifa tem fotos. Snifa, se calhar além da que postaste, poderias colocar uma com menos ampliação.

Inicialmente nao acreditei no relato do Snifa, mas agora depois de ter visto no Google Earth já acredito.

PS: os binóculos são uma excelente ajuda para identificar montanhas ao longe.

Eu moro num 13º andar no Porto, ve-se bem Montemuro. O ve-se Marão mas é preciso que a visibilidade seja boa.Tenho algumas fotos do marão com neve tiradas da minha janela.
Para ver o Marão bastam ir á Serra de Santa Justa em Valongo.

O geres nem num dia limpissímo, com sorte consegues ver a Penha ou o Sameiro mas tenho muitas duvidas que consigas identificar, porque ha muitos montes.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Chuva e trovoada forte!!!!

Granizo e neve vamos ver se acontece