Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
mais preocupante do que a futurologia, ou da falibilidade do modelo é o David SF, com a qualidade que tem, andar a postar corridas do CFS...
é sinal de desespero, até do David.

Bernardino

Não é desespero, há alguns ensembles do GFS que mostram o mesmo, e era aquilo que eu apostaria há 3 dias atrás que iria acontecer. Simplesmente é uma hipótese, que poderia concretizar-se caso o bloqueio no Atlântico se mantivesse por mais umas horas.

Quanto à fiabilidade do modelo, que é usado para previsões sazonais a 9 meses, se não é minimamente fiável a menos de uma semana, não serve para nada a nível sazonal.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Daqui a 24h/48h tudo terá voltado ao nosso "normal" africano, o anticiclone irá regressar o tempo ameno (essencialmente no sul) também, e os nevoeiros ao NE, e também quem sabe, algumas geadas.

 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
O passado ficou para trás e agora é olhar para o que todos modelos podem indicar, a fiabilidade deles até pode ser posta em causa, mas já todos nos surpreenderam tanto pelo lado positivo como negativo...
Eu cá olho para os dois principais como orientação geral, mas não se deve esquecer o resto além dos "grandes"...

O grande "derrotado" deste último episódio, o GFS, mantém nas próximas 190h o AA aqui a rondar e a influenciar-nos bastante, precipitação essa continua a ser uma miragem no continente...e parece estar mais virado para possíveis entradas de NE que de NO...estranho esta persistência de padrão...
O "vencedor", O ECMWF, não é também muito favorável...mantém o AA...
Que Inverno...:surprise:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,204
Local
loule-caldeirao
Há uma entrada de noroeste vista pelo ECMWF lá para o dia 25/26, a 240h portanto. Entrada muito tímida a influenciar apenas o Norte da península. O GFS mete uma depressão a isolar-se no mediterrâneo entre Espanha e Itália e depois a viajar até ao sul de Portugal, isto a 300 e muitas horas. Acredito mais no cenário no europeu, bem mais plausível!
A sinóptica do GFS a mais de 200h não tem pés nem cabeça! Isto visto por mim que sou um leigo na matéria. Alguém mais entendido na matéria pode corroborar, ou não, esta ideia.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
No site do Instituto de Meteorologia tem a previsão para o mês de Janeiro do ECMWF:

Tendo em conta a previsão mensal, que tem como base o modelo numérico do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF), na precipitação total semanal prevêem-se valores abaixo do normal, para todo o território, nas semanas de 09/01 a 15/01 e de 16/01 a 22/01, e valores acima do normal, para toda a região a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, na semana de 30/01 a 05/02. Na semana de 23/01 a 29/01 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Esta informação vale o que vale mas aqui fica.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
-Ambrósio, malandreco. Deste um ar da tua graça.
-Qual quê Senhor ( anticiclone) ? Aquilo não foi nada . Sabeis bem.
-Pois agora apetecia-me (…) ,
-Já sei , Senhor ! Já sei . Não estareis a exagerar?
-Menino; faz favor de me respeitar. Eu é que sei quando me devo retirar.
-E ainda vai demorar, não vai Senhor ( anticiclone) ?
-Não tenho mais informações a dar-te !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Será que a instabilidade regressa no final do mês?

Será que o GFS vai deixar de mostrar apenas precipitação a quase 300 horas, sendo que deve haver já para aí uma semana ou coisa do género que andamos nisso ....
A quem tem vindo a seguir atentamente o CFS ....

Tão depressa davam antes chuva durante uns 15 dias .... agora hoje zero mm o mês todo ....
Olhar a uma mera run do CFS vale zero !!!
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

acabei agora mesmo ( nas notícias das 13.00 h )de ouvir na Rádio Renascensa uma meteorologista a falar, e segundo ela se não chover o que está previsto até ao final do mês de Janeiro entraremos em seca meteorológica e agricola, já com alguma relevância ( severidade)...e que naturalmente se tornará progressivamente mais grave,se esta situação persistir nos mêses seguintes....
 
Estado
Fechado para novas mensagens.