Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Tanto o GFS como o ECMWF estão bastante bons para o fim do mês.
Mete uma circulação mais perturbada de W, que pode trazer bastante chuva e uns cavados de NW a puxar algum frio para as nossas serras..

O padrão está claramente a consolidar, e melhor é que esta situação de instabilidade pode muito bem durar uns 8 ou mais dias...mas vamos aguardar.

Apesar de eu achar que Fevereiro não vai ser lá grande coisa, sempre disse e sinceramente espero que pode haver ali um periodo interessante pelo meio...depois a Primavera é que poderá ser porreira:thumbsup:

O Pacifico passou por uma fase activa e é de esperar uns dias com alguma instabilidade no fluxo zonal Atlantico-Europeu, para a PI no entanto está prevista uma prevalencia anticiclonica, apenas com uma gradual dispersão de ar mais frio originario da Europa.
Na Europa central e Mediterranea a historia é bem diferente....

Para Fevereiro, tal como era de esperar, o Pacifico vai voltar a ficar menos activo e o vortice polar vai-se reorganizar, com isto voltará uma zonal mais forte ao Atlantico, sustentada pela NAO/AO que o CPC tem vindo a rever em alta.
Será que algures no meio disto há espaço para que entre uma boa onda do jet pela PI?...não se sabe..mas essa possibilidade não pode ser excluida.
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
O ECMWF está muito melhor que o GFS. Para mim, está mais interessante tanto ao nível de frio como a médio-longo prazo. O GFS já não tem nada que me faça sonhar, com aquele AA tão poderoso a mais de 240 horas que isto ainda vai dar é um Fevereiro igual ao Janeiro. A ver se o ECM tenha razão. :D
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
O ECMWF está muito melhor que o GFS. Para mim, está mais interessante tanto ao nível de frio como a médio-longo prazo. O GFS já não tem nada que me faça sonhar, com aquele AA tão poderoso a mais de 240 horas que isto ainda vai dar é um Fevereiro igual ao Janeiro. A ver se o ECM tenha razão. :D

Fevereiro igual a Janeiro,ai é que poderiamos dizer que este INverno tinha sido anormal. Até aqui, o que tivemos já houve noutros Invernos. Não nos lembramos,porque estamos mal habituados.Nos últimos tempos(anos) até tivemos sorte nas precipitações!
Depois destes (muitos) dias primaveris,pelo menos nas temperaturas a partir de Sábado pareçe que vem ai frio... Mesmo no litoral,com mínimas baixas!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Aqui pra Rabat, perdão Lisboa, a precipitação continua a ser erradicada de run pra run, quando voltará a chover ? Ninguém sabe, talvez umas pingas pro norte quinta e sexta feira, mas pouco mais que isso. De resto é tudo chuva lá longe.

 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Será desta??? :rolleyes: :D
Fonte: IM

Continente
Previsão para 5ª feira, 26 de janeiro de 2012

Céu em geral muito nublado, apresentando-se pouco nublado
na região Sul até ao final da manhã.
Períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões Norte e Centro,
em especial no litoral.
Queda de neve acima dos 1200 metros nas regiões Norte e Centro,
baixando a cota para os 600/800 metros para o final do dia.

Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte,
tornando-se moderado (20 a 35 km/h) no litoral a norte do Cabo
Carvoeiro e nas terras altas a partir da tarde.
Acentuado arrefecimento noturno com formação de geada nas
regiões do interior.
Neblina ou nevoeiro matinal nos vales e terras baixas.
Pequena descida da temperatura máxima.

Actualizado a 24 de janeiro de 2012 às 11:23 UTC[/SIZE]



Continente
Previsão para 6ª feira, 27 de janeiro de 2012

Céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de
nebulosidade a partir do início da tarde.
Períodos de chuva fraca ou chuvisco na região Centro e no
litoral da região Sul até meio da manhã.
Queda de neve acima dos 600/800 metros na região Centro
até ao início da manhã.

Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de nordeste, soprando
forte (35 a 50 km/h) nas terras altas.

METEOROLOGISTAS: Cristina Simões/Joana Sanches.

Actualizado a 24 de janeiro de 2012 às 11:23 UTC
 

shli30396

Cumulus
Registo
6 Dez 2010
Mensagens
195
Local
Rio de Mouro, Sintra (200m)
Para 5ª feira, e já a 48h apenas, não deverá haver nada de especial. O ECM dá no máximo 4mm acumulados em 12h. Muito pouca gente dará por algo. :(



Para 6ª feira, o mesmo cenário, mais para o interior. Não tenho memória de um Janeiro destes.




Já agora, aqui fica a situação da AO e da NAO neste momento, e possível evolução:

AO


NAO
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Para 5ª feira, e já a 48h apenas, não deverá haver nada de especial. O ECM dá no máximo 4mm acumulados em 12h. Muito pouca gente dará por algo. :(

Claro que a frente não vem com grande pujança mas acho arriscado dar valores.
Falas, com base no ecmwf em 4mm. Pode não dar nada, pode dar os 4 ou os 14mm verificados no fim de semana anterior.

Vamos prestar mais atenção a modelos mais regionais e com aior resolução. o hirlam espanhol já o apanha.

Também tenho de ter cuidado... não me refiro a todo o pais mas sim à grande Lisboa.

Por vezes escrevemos aqui a nossa "previsão" para o nosso local e parece que estamos a falar para o paais todo.

O Norte será mais regado. principalmente o litoral.
a frente, como o shli afirma não é muito intensa mas vem quebrar um ciclo ... esse mérito tem :)
 

shli30396

Cumulus
Registo
6 Dez 2010
Mensagens
195
Local
Rio de Mouro, Sintra (200m)
Claro que a frente não vem com grande pujança mas acho arriscado dar valores.
Falas, com base no ecmwf em 4mm. Pode não dar nada, pode dar os 4 ou os 14mm verificados no fim de semana anterior.

Vamos prestar mais atenção a modelos mais regionais e com aior resolução. o hirlam espanhol já o apanha.

Também tenho de ter cuidado... não me refiro a todo o pais mas sim à grande Lisboa.

Por vezes escrevemos aqui a nossa "previsão" para o nosso local e parece que estamos a falar para o paais todo.

O Norte será mais regado. principalmente o litoral.
a frente, como o shli afirma não é muito intensa mas vem quebrar um ciclo ... esse mérito tem :)

Sem dúvida haverão outras variáveis a mexer com estes valores, como por exemplo a orografia. Por agora ainda só temos uma ideia geral do que poderá vir.
Como dizes, e muito bem, podemos agora virar-nos para os modelos de alta resolução, e mais tarde para o satélite. O pouco que vier é sempre bem vindo, nem que seja só para assentar um pouco a poeira. :p
 
M

Membro excluído 274

Nova RUN do GFS:

gfs-2012012418-2-168_xbm5.png


gfs-2012012418-2-174_teh1.png


gfs-2012012418-1-180_zay0.png


:lol::lol::lol::hehe:
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Perante esta nova run há condições para a queda de neve a cotas muito baixas, quiça no litoral? Ainda que não neve pelo menos que chova, que já faz falta...

Acredito mais em chuva por vezes moderada e neve nas cotas mínimas entre os 600 e 800 metros e mais na região a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela , mas toda a que vier, seja de que forma for calha muito bem:)

Apesar de tudo ainda não é bem visível uma mudança padrão... :sono:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Amanhã passará uma frente pouco activa, a frente segundo o GFS/06z cruzará todo o território até á madrugada de 6f, e deixará mais chuva no litoral e nas terras altas do norte.
Estive a ver alguns parametros convectivos e dinamicos, e ao que parece podem haver pelo meio da frente alguns alglomerados convectivos de topos baixos ( cumulus ou c congestus) a deixar aguaceiros localmente moderados...masas acumulações totais não serão muito significativas até porque a iniciação convectiva é dificil dado a falta de energia nos niveis baixos.

Lá mais para o medio e longo prazo retornará uma circulação mais zonal...a ver se é desta que o AA desce um bocadinho e deixa entrar uma boa ondulação de oeste.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Stormy circulação mais zonal onde:huh: O GFS não mostra nada no 2º painel nada de circulação zonal com depressões a oeste de Portugal, a única coisa que eu vejo é um potente AA com mais de 1040 hpa a bloquear tudo e mais alguma coisa.

Quanto aos próximos dias vai cair umas pinguitas para sujar os carros que é para as lavagens ganharem algum, de resto, algum frio mas já vi mais, a pasmaceira completa. :sono:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Stormy circulação mais zonal onde:huh: O GFS não mostra nada no 2º painel nada de circulação zonal com depressões a oeste de Portugal, a única coisa que eu vejo é um potente AA com mais de 1040 hpa a bloquear tudo e mais alguma coisa.

Quanto aos próximos dias vai cair umas pinguitas para sujar os carros que é para as lavagens ganharem algum, de resto, algum frio mas já vi mais, a pasmaceira completa. :sono:

O AA vai estar aqui por perto, mas no Atlantico o regime será mais de W...
A questão é se o AA pode vir a descer um pouco de latitude...para já não há grandes hipoteses porque vamos ter um periodo de bloqueio na Europa..mas mais para a frente pode ser que o AA desca ou então se desloque para oeste de modo a permitir alguma entrada de NW ou N.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.