Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012



Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Se isto se realizar vai ser muito grave.

Sim, em especial para os grupos de risco, idosos, crianças, sem abrigo , e em geral para as pessoas que não teem a possibilidade de ter a casa minimamente aquecida, ou vestir roupas adequadas..... também para a agricultura, já de si debilitada pela seca que se insinua...frios destes,prolongados, com geadas severas, iriam prejudicar ainda mais este sector...:(

Portugal não está habituado a estes frios...seria grave sim, pela intensidade, e sobertudo pela duração do evento... caso se confirmem as previsões do GFS...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

No momento em que o ECMWF já põe o frio a recuar, os ensembles do GFS mostram UNANIMIDADE:

unanimidade.jpg
 

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
277
Local
Castelo Branco (400)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Obrigado pessoal :) Já agora se me puderem dizer as horas em que as saídas são disponíbilizadas tanto para o ECMWF como para o GFS tanto melhor ! Muito agradecido !

Em relação à entrada sibériana parece-me certa, resta esperar para saber se será com a intensidade que o GFS tem vindo a mostrar e se será em algum momento acompanhado de precipitação. E também resta aguardar pelo que o ECMWF diz até à run das 00h de quarta-feira !!
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

:shocking:

gfs20120130181108.png



gfs20120130181132.png



:assobio: :cold:

isto não estará algo extremo/exagerado demais?

Bem, é a run das 18z...mas de facto, e segundo o GFS , a tendência para uma bela entrada fria ( eventualmente histórica ) mantem-se.. vamos ver como evoluem as cartas à medida que o evento se aproxima.... cada vez falta menos tempo...


Que coisa linda de se ver...eu não lhe mexia mais..bem já agora acrescentava-lhe alguma precipitação..já estou a pedir muito não???:D

De facto o GFS para além de insistir ainda aumenta o frio e de facto não falta assim tanto tempo. Penso que amanhã teremos mais algumas certezas absolutas.
A ver vamos.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Correndo o risco de estar a dizer uma grande asneira, há alguma explicação para o facto de o I. Meteorologia ainda não ter as previsões a 10 dias alinhadas com o GFS? Não é o modelo de referência?...

Usa de facto o ECMWF, mas há aqui um pormenor:

A ação de uma massa de ar fria transportada na circulação de um anticiclone situado no Norte da Europa, deverá afetar o estado do tempo em Portugal continental, a partir de dia 3.

Assim, o Centro de Previsão do Instituto de Meteorologia prevê, para o continente, uma descida significativa dos valores da temperatura do ar na ordem dos 6ºC a partir dessa data.

Esta situação deverá manter-se até dia 7, altura a partir da qual se espera uma subida gradual dos valores da temperatura.

http://www.meteo.pt/pt/media/noticias/newsdetail.html?f=/pt/media/noticias/textos/descida_temps.html

ECM1-144_den2.GIF


Não se enquadra com a previsão do ECMWF. O IM tem meteorologistas experientes, que pensam melhor que qualquer máquina, e que apostam para a manutenção do frio até dia 7, algo que só o GFS prognostica.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

No momento em que o ECMWF já põe o frio a recuar, os ensembles do GFS mostram UNANIMIDADE:

Pelo ensemble GFS, a probabilidade de termos pelo menos a iso -4ºC em Lisboa é já de 17/20, ou seja, 85%. E alguns membros colocam a -8ºC ou até mais baixo. Se não se confirmar será uma grande derrota do modelo. É que nem se pode dizer que a operacional, já de si fantástica, seja um outlier, pois está bem na média!
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Usa de facto o ECMWF, mas há aqui um pormenor:

Não se enquadra com a previsão do ECMWF. O IM tem meteorologistas experientes, que pensam melhor que qualquer máquina, e que apostam para a manutenção do frio até dia 7, algo que só o GFS prognostica.

Sim David, em quando falamos em previsões descritivas alguma parte é sempre mais pessoal relativamente à leitura dos modelos...neste caso parece que os meteorologistas do IM acreditam que o GFS não é completamente disparatado...mas em relação ao panorama numérico, aí eles não podem fugir ao que o ECM prevê...
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Concordo, a opinião dos nossos meteorologistas conta muito, e eles até são bem conservadores/cautelosos! Se eles dizem que vem descida de 6 ou 7C, acredito sim!

Mas a cumprir-se o modelado pelo GFS, bem.. Seria uma pequena idade do gelo o viria aí!! :) Eu trocava metade da descida de temperaturas, por precipitação! -6.5C de frio já é bom, mas -3C com precipitação é melhor! :) :)

Em princípio amanhã por esta hora, o ECM já deve estar mais próximo do GFS (ou vice-versa..)
 

cornudo

Cirrus
Registo
25 Out 2011
Mensagens
34
Local
santarem
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Concordo, a opinião dos nossos meteorologistas conta muito, e eles até são bem conservadores/cautelosos! Se eles dizem que vem descida de 6 ou 7C, acredito sim!

Mas a cumprir-se o modelado pelo GFS, bem.. Seria uma pequena idade do gelo o viria aí!! :) Eu trocava metade da descida de temperaturas, por precipitação! -6.5C de frio já é bom, mas -3C com precipitação é melhor! :) :)

Em princípio amanhã por esta hora, o ECM já deve estar mais próximo do GFS (ou vice-versa..)

exatamente vice-versa!!!!!!!!acho que as atenções estão todas viradas para o gfs mas num entanto pode o ecm ganhar!acho que devemos pensar duma forma racional e não pensar com o coração mas sim com a ideia que todos os modelos nos dão!claro que todos gostariamos que o gfs ganhasse mas pode não ser assim!
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Boa noite a todos,
Gostaria de saber a opinião de alguém, minimamente entendido, acerca da última saída operacional do GFS (GEFS Emsemble).

Obrigado:thumbsup:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Boa noite a todos,
Gostaria de saber a opinião de alguém, minimamente entendido, acerca da última saída operacional do GFS (GEFS Emsemble).

Obrigado:thumbsup:

Já foi aqui referido por mim e pelo David. 17 das 20 perturbações colocam pelo menos a iso -4ºC em Lisboa, pelo que teoricamente a probabilidade de isso acontecer é de 85%. A média do ensemble chega aos -5ºC em Lisboa, o que é raríssimo, ainda para mais a esta distância temporal. Há portanto muita concordância, o que é óptimo. É só esperar que os 15% não aconteçam!



Como se vê aqui, a saída principal apesar de espectacular, está dentro da média. Ou seja, ainda há algumas perturbações que levam a "caminhos" ainda mais frios.

Apenas a duração do frio não é tão consensual. Nota-se que após o fim de semana alguns membros tendem logo a subir a temperatura. Aí sim, a run principal já é um outlier frio, ainda assim não completamente sozinha.
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Já foi aqui referido por mim e pelo David. 17 das 20 perturbações colocam pelo menos a iso -4ºC em Lisboa, pelo que teoricamente a probabilidade de isso acontecer é de 85%. A média do ensemble chega aos -5ºC em Lisboa, o que é raríssimo, ainda para mais a esta distância temporal. Há portanto muita concordância, o que é óptimo. É só esperar que os 15% não aconteçam!


Grande Jorge, muito obrigado! A ver vamos, mas era bem espectacular, tal coisa acontecer!

PS: O nosso Sporting é que enfim...:thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Pois JorgeSCP, já não fugimos muito ao frio.
Mesmo assim ainda deve suavizar um pouco como é costume...mas já é um cenário bastante fixo.

Quanto ao Longo prazo, é complicado que a dorsal quebre e se forme uma cut-off retrogada em direcção ao Atlantico, que depois viesse a dar numa situação como no ano passado em que o jet dividia-se num ramo bem a sul.

Como tal, o mais possivel a meu ver é que a dorsal começe a forçar o ar polar para leste, establecendo um bloqueio em omega aqui perto.

Mas vamos seguindo...pelo menos uma destas duas hipoteses no longo prazo são possiveis, e a meu ver, a devido ao padrão que se tem establecido ao longo do Inverno, o mais plausivel para já é o 2º cenário.:)
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Segundo o GFS parece haver uma pequena hipotese de existir precipitação durante a vaga de frio, concordam?