Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

Por uma saída tirar frio, não é preciso fazer aqui um rio com tanta lágrima derramada. :lmao:

E, já agora, quem é que não iria ficar contentado com isto?

modelo2k.jpg
 


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Por uma saída tirar frio, não é preciso fazer aqui um rio com tanta lágrima derramada. :lmao:

Concordo. Os modelos estão num desvairo monumental, há que esperar mesmo para ver. O modelo operacional mudar é uma coisa mas como já se disse, as médias dos ensembles mudarem tão bruscamente numa run é um bocado... suspeito. Talvez o AA não fique tão em cima e já me contentava com mínimas de -3 ou -4ºC, mas apesar deste meu optimismo... Também há uma parte pessimista. Veremos as próximas runs.
 

Shimmy

Cirrus
Registo
27 Mai 2010
Mensagens
42
Local
Lisboa
Ontem cheguei a dizer que Lisboa iria ter uma minima de 3ºC, mas com as ultimas cartas ja não acredito que a minima seja dos 5 para baixo

Há uma coisa que não percebo. Tanto no IM como na maior parte dos programinhas para tlmv, as mínimas previstas dos últimos dias têm sido dos 6º para cima, e o Sunny disse aqui há umas horas que não acreditava que a mínima descesse abaixo dos 5º no frio que se avizinha neste fds.

No entanto como sou da aviação e como vivo mesmo ao lado do aeroporto, sigo os Metar's, e tenho visto o seguinte nos últimos dias:

LPPT 300530Z VRB01KT CAVOK 02/M00 Q1024
LPPT 300630Z VRB02KT CAVOK 02/M00 Q1024
LPPT 310700Z 30001KT CAVOK 02/01 Q1023

Para o caso de alguém não saber ler metar's, tem havido registo de 2ºC nas últimas 2 noites e tenho quase a certeza que na anterior também. Porque razão as mínimas apontam sempre para temperaturas pelo menos 3 4 graus acima? Porque é que o Sunny duvida que passe abaixo de 3? Os registos de Metar não contam? Não são fiáveis?
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Concordo. Os modelos estão num desvairo monumental, há que esperar mesmo para ver. O modelo operacional mudar é uma coisa mas como já se disse, as médias dos ensembles mudarem tão bruscamente numa run é um bocado... suspeito. Talvez o AA não fique tão em cima e já me contentava com mínimas de -3 ou -4ºC, mas apesar deste meu optimismo... Também há uma parte pessimista. Veremos as próximas runs.

Sim, também concordo com o que disseste.

O objectivo do meu post anterior foi tentar demonstrar os contrastes que vão neste tópico nestes últimos dias. Parece que estamos a assistir a uma partida de futebol, toda a gente vibra consoante o resultado que o jogo dá.

Ou então também se pode comparar àquele anúncio de televisão antigo (é ao contrário mas para se adaptar a esta situação tem mesmo de ser assim :D):

"Tira, tira, tira - Oooohhhhhhh"
"Põe, põe, põe - Yyyyeeeeeeeeaaaahhhhhh"

Desculpem o off-topic.

Voltando ao assunto, nas próximas saídas há tanta possibilidade de tirar como por. Acredito que aconteçam ambas as coisas.
 

Du_Ga

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
351
Local
Massamá, Sintra
Segundo me parece, a Run das 12z do GFS volta a colocar o frio novamente...não como ontem, mas um pouco melhor que a Run das 6z, pelo menos para sexta-feira e sábado! ;)
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
A meu ver ambos os modelos caminharam no sentido que já era esperado...o GFS moderou-se mais e caminhou ligeiramente em direcção ao que o ECM previa...o europeu coloca já algum frio..mas será praticamente só na sexta que as isos negativas "varrerão" o continente...
Acho um cenário mais plausível e portanto mais provável que o anterior...
Infelizmente o nosso AA vai continuar bem junto de nós...se migrasse uns dias mais para oeste isso sim seria bom para que a entrada siberiana fosse mais idêntica à previsão inicial do GFS...

Assim sendo...talvez não a diminuição dos 6ºC que se falou...eu fico-me pela metade...
O interior norte e centro baixará em alguns locais os -6ºC e a norte talvez os -7ºC...o litoral norte e centro deverá baixar os 0ºC...mas nada de extraordinário portanto...
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
A meu ver ambos os modelos caminharam no sentido que já era esperado...o GFS moderou-se mais e caminhou ligeiramente em direcção ao que o ECM previa...o europeu coloca já algum frio...

Mario,

com o devido respeito mas os outputs que vi do ecmwf foram coerentes... ele sempre colocou algum frio.

Compreendi as criticas que membros do forum fizeram à saida das 12h de ontem do ecmwf mas sem dúvida que este inverno o ECMWF tem sido bem mais certeiro que o GFS.

Não quer dizer que assim continue.
Nem quero dizer que o gfs é "lixo" ou desperdicio de milhões.

atentemos a saida do europeu... falta pouco.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Mario,

com o devido respeito mas os outputs que vi do ecmwf foram coerentes... ele sempre colocou algum frio.

Compreendi as criticas que membros do forum fizeram à saida das 12h de ontem do ecmwf mas sem dúvida que este inverno o ECMWF tem sido bem mais certeiro que o GFS.

Não quer dizer que assim continue.
Nem quero dizer que o gfs é "lixo" ou desperdicio de milhões.

atentemos a saida do europeu... falta pouco.

Quando fiz referencia que o ECMWF coloca já algum frio não quis dizer que já não mostrasse isso nas runs anteriores...mas que aumentou ligeiramente a entrada fria...:thumbsup:

E sim...esta ano tem sido ele mais certeiro...mas essa é uma questão que dá para muita discussão...qual o modelo mais fidedigno...
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
A saida do ecmwf... está mais fria!
Realmente é estranho.
será que a saida das 12h do ecmwf é processada com menos dados ou de forma diferente da saida dos 00h?
 

Weatherman

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
145
Local
Vouzela
Há uma coisa que não percebo. Tanto no IM como na maior parte dos programinhas para tlmv, as mínimas previstas dos últimos dias têm sido dos 6º para cima, e o Sunny disse aqui há umas horas que não acreditava que a mínima descesse abaixo dos 5º no frio que se avizinha neste fds.

No entanto como sou da aviação e como vivo mesmo ao lado do aeroporto, sigo os Metar's, e tenho visto o seguinte nos últimos dias:

LPPT 300530Z VRB01KT CAVOK 02/M00 Q1024
LPPT 300630Z VRB02KT CAVOK 02/M00 Q1024
LPPT 310700Z 30001KT CAVOK 02/01 Q1023

Para o caso de alguém não saber ler metar's, tem havido registo de 2ºC nas últimas 2 noites e tenho quase a certeza que na anterior também. Porque razão as mínimas apontam sempre para temperaturas pelo menos 3 4 graus acima? Porque é que o Sunny duvida que passe abaixo de 3? Os registos de Metar não contam? Não são fiáveis?

São fiáveis as estações são da vaisala e o profissionais de serviço são do IM
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
É isso mesmo. :)

O ECM meteu mais frio e aproximou-se mais daquilo que o GFS mostra actualmente.

Lightning,

Na minha opinião, e salvo erro meu, o ECMWF só meteu mais frio nesta run que est´a sair agora.

A grande novidade desta run nem é a intensidade da entrada, é a duração da mesma... indo até 3a feira, pelo menos.

vamos ver ... e medir.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Lightning,

Na minha opinião, e salvo erro meu, o ECMWF só meteu mais frio nesta run que est´a sair agora.

A grande novidade desta run nem é a intensidade da entrada, é a duração da mesma... indo até 3a feira, pelo menos.

vamos ver ... e medir.

Sim, nada melhor do que aguardar pacientemente por mais saídas para ver aquilo que ainda não está confirmado: a duração e intensidade deste evento.

Porque o frio, esse, está mais que garantido.

Off-topic: já fico contente se registar -1ºC ou 0ºC certinhos. :D
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
De nordeste, seca como um bacalhau não pegou, as altas pressões não permitiram...

Que tal experimentar uma coisa ligeiramente diferente. Que tal uma entrada de norte pura e mais ou menos dura? Não me parece que o frio tenha acabado, acho que fez um pequeno compasso de espera... :cold:

ech1216gif.png