Previsões segundo os Modelos - Março 2007

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Para mim os modelos ainda não são assim tão maus quanto isso!!se repararem mostra actividade convectiva principalmente a partir de quinta feira durante a tarde e noite sexta e sábado podem ser dias magníficos para os amantes de trovoadas como eu por ex. :lol: :trovao: e o melhor é que nessa altura vou estar pelo Alentejo;) quanto a outra semana ainda falta muitíssimo mas atenção que a entrada fria continua a ser mostrada:D o AA dos açores parece querer subir e formar-se uma depressão no mediterrâneo :surprise: :thumbsup: ainda pode dar muito que falar ou então não:lmao:

quando faltarem uns 2 ou 3 dias de certeza que vai desaparecer, já a um mes que anda a por entradas no segundo painel e quantas aconteceram :huh: :huh:
como tu dizes agora so nos resta as trovoadas ;)
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Eu detesto tanto o calor que já é um alívio ver a temp. 850hPa a descer progressivamente....


134379metgramam9.gif
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Eu detesto tanto o calor que já é um alívio ver a temp. 850hPa a descer progressivamente....

Realmente, e esse é um mal que tem chegado a todos, calor...

Por aqui as previsões são optimistas, pelo menos para quem gosta de chuva...:lol: Já a partir de amanhã para a Madeira aguaceiros fracos e na terça e quarta possibilidade de trovoadas vento com rajadas até 90km/h e descida da temperatura. Pelo Norte da Ilha as temp. devem oscilar entre os 10 e os 16ºC...
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Para daqui a 8 dias o GFS na sua saida das 12h coloca uma situação muito boa para neve a cotas médias, frio e precipitação abundante. Estou ansioso pela saida das 18h a ver se essa situação se confirma ou se pelo contrário é trocada por uma mega entrada de calor histórico :huhlmao: :assobio:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Para daqui a 8 dias o GFS na sua saida das 12h coloca uma situação muito boa para neve a cotas médias, frio e precipitação abundante. Estou ansioso pela saida das 18h a ver se essa situação se confirma ou se pelo contrário é trocada por uma mega entrada de calor histórico :huhlmao: :assobio:

Temos tido muito calor o tempo tem de mudar pelo menos é assim que costuma ser sempre que temos muito calor nesta altura mais tarde ou mais cedo acaba por aparecer uma trovoadazeca vamos ter uma semana quente por isso para a semana vai haver algo interessante é praticamente garantido e inevitável :w00t: :thumbsup: :thumbsup:
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Para daqui a 8 dias o GFS na sua saida das 12h coloca uma situação muito boa para neve a cotas médias, frio e precipitação abundante. Estou ansioso pela saida das 18h a ver se essa situação se confirma ou se pelo contrário é trocada por uma mega entrada de calor histórico :huhlmao: :assobio:


:thumbsup: :thumbsup: :thumbsup: Parece que a tendência é boa. Vamos aguardar...Mas estamos a chegar ao ponto de ver para querer!
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Não se esqueçam que Março ainda tem muito para dar e depois deste bom FDS, que ocorrem com muita frequência no mês de Março, iremos ter grande probabilidade de uma Mudança de Padrão para a Lua Nova;)

Os modelos estão fantásticos, pelo menos o GFS já que o ECM mostra esta Nortada mas mais a NE

A 156h já mostram um retrocesso do Ant. para W e que poderá promover uma incursão de NW;) :D
http://www.arl.noaa.gov/data/forecasts/grads/gfs/europe/panel2/plt27.gif

tenho mais confiança nesta pq os ensembles já andavam a kostrar isto e os modelos não... e agora temos isto;) :D :D :cold: :rain: :cold:

http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Porto_ens.png

Faz-me lembrra a de fim de Setembro do Ano Passado que até mencionei se fosse Janeiro...(pq vai ser convectiva;) )

Pena que o ECM esteja a colocar esta incursão mais para NE...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
realmente.. parece bonito.. claro que ate la falta que realmente ACONTEÇA, o que ainda temos que duvidar.. :P
mas realmente como diz o seringador, se uma situação sinoptica destas acontecesse la para Jan/Fev, em Inverno "profundo".. daria mt que falar:rolleyes:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Uma coisa é certa o potencial existe, agora poderá ser mais para leste, pq o GFS tende a colocar nas suas Run's mais a Oeste, pq o frio vem aí de N ou NW, agora falta saber se vem com precipitação ou não, pq existe grande probabilidade de passar a poucas centenas de kilómetros de nós (QUE É O MAIS PROVAVEL)...:( MAS...
Agora que existem condições favoiráveis par que os fluxos de ventos desses quadrantes serão muito desagradáveis, sobretudo na parte N e NE do território.:rolleyes:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boas,

Com esta actualização das fax aumenta a hipótese de existir uma Incursão de NW com o Link da Alta pressão na Horizontal com um possível aumento da mesma na Gronelândia:cheers: , existe boa concordância nos ensembles , assim como outros modelos a mostram, agora se estivermos a ver para o n/ cantinho digamos que temos neste ponto 50/50 hipóteses de sermos afectados, podendo diminuir um pouco ou aumentar...;) :rolleyes:
http://85.214.49.20/wz/pics/brack3a.gif
http://85.214.49.20/wz/pics/brack4a.gif

Achava por bem já não dizer que venha o calor pq uma primavera sem uma entrada N ou NW não é Primavera;) :D
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Para daqui a 8 dias o GFS na sua saida das 12h coloca uma situação muito boa para neve a cotas médias, frio e precipitação abundante. Estou ansioso pela saida das 18h a ver se essa situação se confirma ou se pelo contrário é trocada por uma mega entrada de calor histórico :huhlmao: :assobio:

Fil não sei se já vista a RUN das 18h :shocking: :cold:
Eu nem comento, nem coloco aqui imagem nenhuma... pode dar azarrrrrr :surprise:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
voces ainda acreditam no impossivel :( entao vejam a run das 6h foi-se tudo como era de esperar:disgust:

Também não gostei muito da run das 6h...mas como nas outras runs os membros estavam todos na mesma onda, vamos ver o que a das 12h diz:)