Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

cornudo

Cirrus
Registo
25 Out 2011
Mensagens
34
Local
santarem
Poupem-me ....

Esses diversos cenários de frio e nisso os modelos concordam ... agora o cenário do GFS mesmo não estando assim tão longe é fantasioso, para não dizer completamente ridículo .....
E esse modelo está praticamente sozinho .....

Recordo que neste Inverno o GFS perdeu quase sempre ... senão sempre !!

Obviamente no GFS refiro-me á conjugação do frio e dessa instabilidade ...

tenho a certeza que se o gfs tivesse só AA no horizonte já acreditavas ser possivel!!!!!!!!aurelio poupa-nos com os teus habituais péssimismos porfavor!!!!!!acho que devemos colocar todos os modelos em cima da mesa como sendo possivel quaquer um acertar!
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
tenho a certeza que se o gfs tivesse só AA no horizonte já acreditavas ser possivel!!!!!!!!aurelio poupa-nos com os teus habituais péssimismos porfavor!!!!!!acho que devemos colocar todos os modelos em cima da mesa como sendo possivel quaquer um acertar!

Oh cornudo, isto não é nenhuma tourada, ando nisto há muito mais tempo do que tu .... sei analisar quais os cenários prováveis, bem como venho analisando o comportamento de cada modelo ao longo deste Inverno, e relativamente ao Inverno tem sido sempre o GFS a ir atrás do ECM !!

Acreditas mesmo, que vem uma depressão ou se quiseres uma bolsa de ar á frio, vinda bem desde a Itália ou coisa do género atravessa a PI, fica no meio do Atlântico, ou então vem uma grande bolsa de ar frio, que cruza-nos e depois devido ao chamado "Lake Effect" (temperatura do ar muito superior á do mar) cria uma depressão a oeste de Portugal !!

Isso é tão certo ... como o Sporting ganhar o campeonato !!!

EDIT: Neste link está o ensemble do GFS, realmente a operacional e os restantes membros são "irmãos gémeos", tem tudo a ver ......
http://www.netweather.tv/index.cgi?action=ensviewer;sess= (escolher Lisbon, e aí podem ver tudo )
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Oh cornudo, isto não é nenhuma tourada, ando nisto há muito mais tempo do que tu .... sei analisar quais os cenários prováveis, bem como venho analisando o comportamento de cada modelo ao longo deste Inverno, e relativamente ao Inverno tem sido sempre o GFS a ir atrás do ECM !!

Acreditas mesmo, que vem uma depressão ou se quiseres uma bolsa de ar á frio, vinda bem desde a Itália ou coisa do género atravessa a PI, fica no meio do Atlântico, ou então vem uma grande bolsa de ar frio, que cruza-nos e depois devido ao chamado "Lake Effect" (temperatura do ar muito superior á do mar) cria uma depressão a oeste de Portugal !!

Isso é tão certo ... como o Sporting ganhar o campeonato !!!

Já aconteceu algumas vezes. Em 2006, em 2007, em 2009. Então no período quente é extremamente comum, e costuma provocar instabilidade convectiva.

Não há duvida que é o cenário do europeu o mais provável, mas a 192 horas a posição onde os modelos colocam a depressão em altitude é pouco relevante, o importante é que ela anda por perto.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Já aconteceu algumas vezes. Em 2006, em 2007, em 2009. Então no período quente é extremamente comum, e costuma provocar instabilidade convectiva.

Não há duvida que é o cenário do europeu o mais provável, mas a 192 horas a posição onde os modelos colocam a depressão em altitude é pouco relevante, o importante é que ela anda por perto.

Claro que é possivel ... todos os cenários na meteorologia no médio longo prazo são possiveis ... mas para mim é como aqueles cenários em que dizem que existe 5% de hipóteses de chover ....
De 0 a 100% quanto darias de possibilidade de isso do GFS ocorrer ?????
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Claro que é possivel ... todos os cenários na meteorologia no médio longo prazo são possiveis ... mas para mim é como aqueles cenários em que dizem que existe 5% de hipóteses de chover ....
De 0 a 100% quanto darias de possibilidade de isso do GFS ocorrer ?????

Neste momento, praticamente zero. Mas se mostrasse um anticiclone de 1040 sobre nós ainda acharia mais improvável. Se estivéssemos daqui a 120 horas com a situação que tanto GFS como ECMWF mostram, eu dava aí uns 33 por cento ao cenário mostrado pelo GFS. E a previsão do ECMWF a partir do médio prazo no Atlântico não é muito fiável.

Já que estamos a falar de probabilidades e intuição, eu aposto no regresso da chuva e das depressões a sudoeste para a segunda metade do mês, num padrão semelhante a 2009-10, com anticiclone na Islandia, frio na Europa toda e instabilidade na Península Ibérica, com o frio a alternar com as depressões de sudoeste.
 

cornudo

Cirrus
Registo
25 Out 2011
Mensagens
34
Local
santarem
Oh cornudo, isto não é nenhuma tourada, ando nisto há muito mais tempo do que tu .... sei analisar quais os cenários prováveis, bem como venho analisando o comportamento de cada modelo ao longo deste Inverno, e relativamente ao Inverno tem sido sempre o GFS a ir atrás do ECM !!

Acreditas mesmo, que vem uma depressão ou se quiseres uma bolsa de ar á frio, vinda bem desde a Itália ou coisa do género atravessa a PI, fica no meio do Atlântico, ou então vem uma grande bolsa de ar frio, que cruza-nos e depois devido ao chamado "Lake Effect" (temperatura do ar muito superior á do mar) cria uma depressão a oeste de Portugal !!

Isso é tão certo ... como o Sporting ganhar o campeonato !!!

EDIT: Neste link está o ensemble do GFS, realmente a operacional e os restantes membros são "irmãos gémeos", tem tudo a ver ......
http://www.netweather.tv/index.cgi?action=ensviewer;sess= (escolher Lisbon, e aí podem ver tudo )
acaba por ser parecido com uma tourada pois o toiro antes de entrar na arena é sempre muito imprevisivel a sua prestação pois pode ser bravo como pode não prestar para nada mas os ganaderos(donos dos touros)não descartam todos os cenários da prestação do touro e assim acontece na meteorologia em que todos os modelos podem ter algo de credivel ou não!!!!!desculpem este comentário mas não podia de deixar de dar a resposta educadamente ao nosso amigo aurélo!:thumbsup:
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Já que estamos a falar de probabilidades e intuição, eu aposto no regresso da chuva e das depressões a sudoeste para a segunda metade do mês, num padrão semelhante a 2009-10, com anticiclone na Islandia, frio na Europa toda e instabilidade na Península Ibérica, com o frio a alternar com as depressões de sudoeste.

Independente de vires a ter razão, ou não, aqui está um excelente exemplo de boa participação no forum.
Probabilidades : uso dos modelos de forma objectiva, cruzando diferentes modelos, incluindo sazonais (?).
intuição : a experiência. E esta não é só medida pelo nº de anos que segues os modelos e a dinâmica da atmosfera. E tu, David, bem como outros membros consegues passar essa tua intuição sem puxar ostensivamente dos galões de veterano, inibindo malta mais nova. Continua a bem do forum.

Já agora explica lá (sff)objetivamente em que te baseias para esta tua previsão. A malta gostava de aprender... não é só intuição de certeza.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Independente de vires a ter razão, ou não, aqui está um excelente exemplo de boa participação no forum.
Probabilidades : uso dos modelos de forma objectiva, cruzando diferentes modelos, incluindo sazonais (?).
intuição : a experiência. E esta não é só medida pelo nº de anos que segues os modelos e a dinâmica da atmosfera. E tu, David, bem como outros membros consegues passar essa tua intuição sem puxar ostensivamente dos galões de veterano, inibindo malta mais nova. Continua a bem do forum.

Já agora explica lá (sff)objetivamente em que te baseias para esta tua previsão. A malta gostava de aprender... não é só intuição de certeza.

Do que se tem estado aqui a falar afinal .... de uma possibilidade de junção do AA com o Siberiano ou Scandy. Obviamente é a isso que ele se refere !!
É um cenário possivel para esta segunda metade do mês como já tinha sido há um mês atrás .... há 15 dias atrás ... e agora novamente ...

É somente mais uma probabilidade, e foi isso que ele falou, de forma clara, objectiva e sem más educações, nem achas pra fogueiras, sem touradas, nem bolas mágicas ....

Felizmente vale os membros mais velhos com a sua sabedoria e sobretudo educação .....
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
nem mais...
Alguem que me recorde um fevereiro com cotas de neve relativamente baixas...
talvez em 93 !?!

ja agora acho completamente descabida a previsao do IM relativamente a precisao da possivel queda de neve para amanha...

estarao com 1 ou 2 passos atras!!??
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
tenho a certeza que se o gfs tivesse só AA no horizonte já acreditavas ser possivel!!!!!!!!aurelio poupa-nos com os teus habituais péssimismos porfavor!!!!!!acho que devemos colocar todos os modelos em cima da mesa como sendo possivel quaquer um acertar!

Concordo contigo, se fosse só o AA a aparecer no horizonte já se dava tanta credibilidade ao modelo Americano. Portugal não é apenas a região do Algarve com o seu clima ameno todo o ano!!! Existe também uma região norte onde o elemento branco pode aparecer a cotas médias-baixas até Março!!!! Relembro que ainda estamos em pleno inverno e tudo pode acontecer... Frio vai haver agora só falta mesmo uma entrada de NW para trazer precipitação e o desejado elemento branco.... Caro Aurélio não seja assim tanto pessimista e disfrute do melhor que Portugal tem para oferecer ;).... Bom fim de semana a todos os membros do fórum. :) :cold:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Já agora explica lá (sff)objetivamente em que te baseias para esta tua previsão. A malta gostava de aprender... não é só intuição de certeza.

- Na previsão a 32 dias do ECMWF, que este ano tem estado muito acertada, não tem grandes falhas desde novembro;

- No segundo painel do GFS, que há dias consecutivos que tem mostrado esse padrão;

- Mesmo a previsão ensemblistica do ECMWF tem mostrado grande divergência na zona da Gronelândia, Islândia, o que não dá grande apoio à sua saída operacional.

Mas já não é a primeira vez este inverno que se mostra essa tendência, e até agora nunca tal se confirmou.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Tenho que comprar um aquecedor ..... está tanto frio!

2º graus dentro de casa e parece que é para continuar, segundo os modelos temos frio garantido nos próximos tempos ......