Concurso de apostas Temperatura mínima (FDS 4/5 Fevereiro)

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Como achei engraçada a ideia vi o tópico e participei no "concurso" (não sei as regras a ideia é só participar) já agora; qual o significado de penalidade?

Obrigado!
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sim, e faz com que os nossos posts fiquem sempre desactualizados, já vai com -0,9ºC.

Eu não tive mesmo tempo de apostar, mas esta reviravolta no marcador antes da meia noite, parece-me que está a salvar o pescoço a muita gente que foi lixada com inversões térmicas que não aconteceram na madrugada passada :) Está a ser um final de dia emocionante para os apostadores :)
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Eu não tive mesmo tempo de apostar, mas esta reviravolta no marcador antes da meia noite, parece-me que está a salvar o pescoço a muita gente que foi lixada com inversões térmicas que não aconteceram na madrugada passada :) Está a ser um final de dia emocionante para os apostadores :)

O meu pescoço está a ser salvo...:D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Como achei engraçada a ideia vi o tópico e paticipei no "concurso" (não sei as regras a ideia é só participar) já agora; qual o significado de penalidade?

Obrigado!

Explicação no primeiro post:

* A submissão de apostas começa a partir das 12h00 de hoje, Quarta-feira, havendo uma penalização de 5% a partir das 20:00h de hoje para quem for submetendo mais tarde, e uma penalização de 10% para quem submeta depois das 08:00 de amanhã (5ªfeira).

* A submissão termina às 20:00 de amanhã (5ªfeira).

A penalização é aplicada sobre a diferença/erro total, por exemplo, se a diferença acumulada (erro) final for de 6ºC e tiver uma penalização de 10%, a diferença a concurso para efeitos de classificação passa a ser de 6.6ºC (6ºC+0,6ºC)

Basicamente, quem aposta primeiro tem desvantagem sobre quem aposta em último lugar. Isto porque os mais tardios têm acesso às previsões mais exactas. À partida, a previsão é mais exacta se for para o dia de amanhã, do que se for para daí a 3 ou 4 dias.

Daí as penalizações para os mais tardios, para que possam todos estar em pé de igualdade.
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Explicação no primeiro post:



Basicamente, quem aposta primeiro tem desvantagem sobre quem aposta em último lugar. Isto porque os mais tardios têm acesso às previsões mais exactas. À partida, a previsão é mais exacta se for para o dia de amanhã, do que se for para daí a 3 ou 4 dias.

Daí as penalizações para os mais tardios, para que possam todos estar em pé de igualdade.

OK Faz sentido sim senhor!
Obrigado (para a próxima já sei)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Eu não tive mesmo tempo de apostar, mas esta reviravolta no marcador antes da meia noite, parece-me que está a salvar o pescoço a muita gente que foi lixada com inversões térmicas que não aconteceram na madrugada passada :) Está a ser um final de dia emocionante para os apostadores :)

Pois, e eu que até tinha visto bem a "coisa" para a noite passada, estou a perder o benefício todo.

Aljezur -3,4ºC
Figueira da Foz vai com -0,8ºC, pode também bater os cerca de -1ºC da noite passada
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Como achei engraçada a ideia vi o tópico e participei no "concurso" (não sei as regras a ideia é só participar) já agora; qual o significado de penalidade?

Obrigado!

Bem vindo de novo por estas paragens caro Santos, praticamente um dos fundadores desta comunidade, esperemos que na 2ª quinzena do mês tenhamos algum bom evento de neve para ti pelo Oeste (não sei porquê, mas eu estou bastante esperançado para os finais de Fevereiro), pois sabemos que é isso que tu e a maioria de nós gostamos.

Como o André explicou, trata-se de penalizar previsões mais tardias, pois quanto mais próximo do evento, mais acertados estarão, em teoria, os modelos.

Estes concursos são sobretudo didácticos, com o objectivo de ajudar a compreender as dificuldades de previsão do tempo, obrigam a estudar o comportamento de determinados locais e respectivos micro-climas em determinadas condições atmosféricas. Tudo previsões que podem ser muito complexas em cenários como o actual, em que o vento por exemplo, pode ter efeitos enormes no que se tenta prever.

E também ajudam a lidar com o incerteza conforme as horas que faltam. Ou seja, lidar com a incerteza nos modelos, em que cada um pode arriscar ou não, sacrificar a sua previsão para ter outputs de modelos mais recentes, ou não arriscar porque se tem muita confiança em determinado cenário. É daí que vem as penalizações.

É um simples jogo, cujo único objectivo é todos aprendermos a conhecer as diversas realidades do país do ponto de vista meteorológico, de como se comporta a atmosfera de local para local.
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Bem vindo de novo por estas paragens caro Santos, praticamente um dos fundadores desta comunidade, esperemos que na 2ª quinzena do mês tenhamos algum bom evento de neve para ti pelo Oeste (não sei porquê, mas eu estou bastante esperançado para os finais de Fevereiro), pois sabemos que é isso que tu e a maioria de nós gostamos.

Como o André explicou, trata-se de penalizar previsões mais tardias, pois quanto mais próximo do evento, mais acertados estarão, em teoria, os modelos.

Estes concursos são sobretudo didácticos, com o objectivo de ajudar a compreender as dificuldades de previsão do tempo, obrigam a estudar o comportamento de determinados locais e respectivos micro-climas em certas condições atmosféricas. Tudo previsões que podem ser muito complexas em cenários como o actual, em que o vento por exemplo, pode ter efeitos enormes no que se tenta prever.

E também ajudam a lidar com o incerteza conforme as horas que faltam. Ou seja, lidar com a incerteza nos modelos, em que cada um pode arriscar ou não, sacrificar a sua previsão para ter outputs de modelos mais recentes, ou não arriscar porque se tem muita confiança em determinado cenário. É daí que vem as penalizações.

É um simples jogo, cujo único objectivo é aprendermos todos, conhecer as diversas realidades do país do ponto de vista meteorológico, de como se comporta a atmosfera de local em local.

Obrigado Vince!

O tempo tim sido muito pouco, no entanto é sempre um prazer ver este fórum
com toda esta vivacidade.
Estão todos de parabéns pela organização, dedicação e sobretudo empenho dedicado a esta comunidade, se tudo fosse assim neste país talvez as coisas fossem d'outra forma!

Pois é, era engraçado e todos mereciamos um evento branco, estou contigo acho que talvez sim, a NAO talvez ajude e o n/amigo AA também, cá estaremos para umas noitadas!!!!

O concurso está 5 ***** ainda agora se estão a "bater" mínimas do dia, melhor seria impensável !
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Com -1,2ºC a Meteofontes livra-me de maiores discrepâncias. :D

O problema maior foi as tmax, um autêntico desastre (nem com algum vento Portugal arrefece).

EDIT: Meteofontes - -1,6ºC (23H56)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Temperaturas mínimas registadas dia 4:

Portel: -4,3ºC
Montalegre: -7,7ºC
Sítio das Fontes: -1,7ºC
Torres Vedras: nd
Porto: nd
Tomar: -5,7ºC
Miranda do Douro: -10,2ºC
Aljezur: -4,8ºC
Figueira da Foz: -1,8ºC
Alvalade: -6,0ºC
Penhas Douradas: -8,3ºC
Carrazeda de Ansiães: -10,2ºC
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Apenas para dizer que tanto Aljezur (aí uns -7ºC a olho) como Portel (-6ºC) devem ter batido mínimos históricos... :cold::cold:

A estação do ecobcg foi uma festa também: -4,0ºC :D

Basicamente domingo já fui... :suicidio:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A olho, parece-me que as mínimas serão as seguintes (e não há qualquer risco de serem batidas na próxima noite:

Portel: -7ºC
Montalegre: -2,5ºC
Sítio das Fontes: -4,1ºC (exacta)
Tomar: -5,7ºC (exacta)
Miranda do Douro: -7ºC
Aljezur: -7,5C
Figueira da Foz: -3,5ºC
Alvalade: -5,5ºC
Penhas Douradas: -1,5ºC
Carrazeda de Ansiães: -6ºC

Nota-se claramente a inversão térmica, as EMAs menos frias são as que se situam a maior altitude.

Isto hoje, deverá ser um descalabro.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Isto hoje, deverá ser um descalabro.

Completamente!
Ontem, com Aljezur e o Sitio das Fontes a estabelecerem novas mínimas até à meia-noite, as coisas acabaram por correr bem para o meu lado.

Mas esse "bem" de ontem, foi o descalabro de hoje.

Já fiz mais pontuação agora com as mínimas, do que ontem com a soma das máximas e mínimas.