Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
As maiores chances que temos para levar com circulação zonal á nossa latitude é quando a AO e NAO são negativas ..... tal ocorre normalmente quando forma-se um anticiclone na Gronelândia estendendo-se em crista até á escandinávia ou fundindo-se com a "Scandy" .....

Tal situação ainda não ocorreu este ano .....

O que se preve para os próximos é uma forte tendencia de AO+ com NAO + ou neutra ......

Não é necessário o anticiclone escandinavo (ou Scandy como tu gostas de lhe chamar) para termos NAO-. Basta o A na Gronelândia ou na Islândia. Mas a tendência, é como tu referiste, vai mais no sentido da NAO+ nos próximos dias.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não é necessário o anticiclone escandinavo (ou Scandy como tu gostas de lhe chamar) para termos NAO-. Basta o A na Gronelândia ou na Islândia. Mas a tendência, é como tu referiste, vai mais no sentido da NAO+ nos próximos dias.

Não falava da NAO propriamente dita, mas sim das melhores condições para termos uma circulação zonal.
Por exemplo há dois dias falava-se da previsão do ECM32 days e da possibilidade de termos circulação zonal ás nossas latitudes e verificou-se posteriormente com a ajuda da previsão sazonal do CFS que tal não era bem verdade ....

Um posicionamento ideal é mais na zona da Islândia acoplando também pelo menos a parte oeste do UK ....

PS: Já saiu a previsão do MetOffice e adivinhem o que nos dá .... pois Primavera quente e seca ..... Acho que vamos ter que rezar pelas depressões de altitude com os famosos aguaceiros e trovoadas !!
Sistemas frontais na Primavera esqueçam !!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não falava da NAO propriamente dita, mas sim das melhores condições para termos uma circulação zonal.
Por exemplo há dois dias falava-se da previsão do ECM32 days e da possibilidade de termos circulação zonal ás nossas latitudes e verificou-se posteriormente com a ajuda da previsão sazonal do CFS que tal não era bem verdade ....

Um posicionamento ideal é mais na zona da Islândia acoplando também pelo menos a parte oeste do UK ....

PS: Já saiu a previsão do MetOffice e adivinhem o que nos dá .... pois Primavera quente e seca ..... Acho que vamos ter que rezar pelas depressões de altitude com os famosos aguaceiros e trovoadas !!
Sistemas frontais na Primavera esqueçam !!

Se é assim tens toda a razão, quanto às previsões do MetOffice são desastrosas, mas esperemos que não estejam acertadas.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Entretanto, e como se não bastasse termos este "monstro" de 1040/1045 hPa aqui estacionado no Atlântico Este (neste momento um pouco mais a norte), eis que para a semana o ECMWF (tanto a run operacional como a média ensemblística) parece que quer colocar o AA bem em cima de nós lá para o final da semana, portanto com temperaturas já bem altinhas, talvez a rondarem os 20ºC... Enfim, a continuar assim, chuva só em miragens... Mas a circulação zonal parece também querer baixar de latitudes, vamos ver...

A acompanhar ;).
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
No início custou...mas agora já me conformei...vivo num país que cada vez mais se aproxima de um deserto...em tudo!

Existem anos assim, pelo menos 1 em 10! É apenas clima mediterrânico, o que é estranho é que aconteça aqui justamente na faixa continental junto ao atlântico, quando à partida seria de esperar mais na faixa mediterrânea..

É também uma lição para a sociedade civil, pois é o Homem que tem de se adaptar à natureza, ao clima da região, e não o contrário! Cada vez mais é notória a importância de investir em formas de armazenar água, poupar, para fazer face a anos assim!

Até podem dizer que daqui a 1mês e meio já quase nos esquecemos da seca, mas decerto que os danos na agricultura já estarão mais que afetados pela seca ou pela chuva fora de tempo.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O nosso clima tem uma variabilidade enorme, há anos assim, e eu sinceramente já esperava há algum tempo que mais ano menos ano apanhássemos um Inverno destes, que teria que acabar por acontecer, e mesmo as secas são um fenómeno cíclico no clima de Portugal. Desde o Outono que havia fortes indícios nas previsões sazonais de que seria este o Inverno frio e seco que volta e meia nos calha inevitavelmente. Havia um consenso (bastante invulgar) nos modelos sazonais quanto a isso. Tal como se seguirão outros Invernos fantásticos, de maior agrado de todos nós.
Por acaso eu tinha algumas esperanças para finais de Fevereiro, por vezes acontece Invernos destes acabarem com grande espalhafato, em apoteose vingativa. Mas pelos vistos não teremos essa sorte.

Já agora, nestes dias fazem 29 anos em que ocorreram nevadas épicas em Portugal, durante vários dias, ora nevava a norte, ora no centro, ora mais a sul, muitos dos mais velhos aqui do fórum, na altura putos, acordaram de manhã para um cenário que nunca tinham visto:
http://www.meteopt.com/forum/evento...es-de-fevereiro-1983-25-aniversario-1892.html
Na região centro, Coimbra por exemplo, nunca mais nevou dessa forma como nesse dia. Já lá vão 29 anos.

Que grandes cartas havia nesses dias hehehe:

eyQeq.gif
 

Bruno Matos

Cirrus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
56
Local
BELMONTE (640m)
Boa noite a todos.
Realmente este anticiclone já enerva. Penso que o mês de Fevereiro está feito e vai terminar com 0mm de precipitação. Esta situação está a começar a criar problemas sérios. Esperemos por Março mas pelo que tenho visto a seca é para continuar. Vejam a noticia de hoje na TVI 24.. Isto está a acontecer numa zona que normalmente não tem este tipo de problemas..


Covilhã vive situação «dramática» no abastecimento de água


A Câmara da Covilhã classificou, esta terça-feira, em comunicado como «dramática» a situação de abastecimento de água à cidade, anunciando a suspensão de regas.

De acordo com o município, «o nível de água e capacidade na Barragem do Viriato, nas Penhas da Saúde, está ao nível do mês de Julho de anos normais», ou seja, como se «estivessem alcançados os níveis já com consumos de Verão».

Mesmo que «a partir do mês de Março chova com abundância», a autarquia prevê que já não seja possível «evitar que provavelmente falte a água em Setembro».

No comunicado, é referido que a empresa Águas da Covilhã detectou «o esgotamento de 50 minas e poços que vem utilizando, tendo activado um plano de emergência para anos secos, tal como aconteceu em 2005».

Entre as medidas anunciadas, estão «suspensas as regas» e prevê-se que «a água deste sistema, devidamente tratada, seja injectada nas adutoras principais

TVI 24 14-02-2012

Abraço a todos e melhores dias virão!
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Bruno Matos em relação as minas não sei mas em relação a Barragem do Viriato que abastece a Covilhã e arredores ela parece-me ainda bem, esta cheia embora não esteja como os outros anos em que a água esta constantemente a sair pela sua descarga, pois é verdade se não chover ela vai descer rápidamente durante a primavera.





Agora o GFS modelou outra entrada fria e com alguma precepitação para o fim do mês



 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
O nosso clima tem uma variabilidade enorme, há anos assim, e eu sinceramente já esperava há algum tempo que mais ano menos ano apanhássemos um Inverno destes, que teria que acabar por acontecer, e mesmo as secas são um fenómeno cíclico no clima de Portugal. Desde o Outono que havia fortes indícios nas previsões sazonais de que seria este o Inverno frio e seco que volta e meia nos calha inevitavelmente. Havia um consenso (bastante invulgar) nos modelos sazonais quanto a isso. Tal como se seguirão outros Invernos fantásticos, de maior agrado de todos nós.
Por acaso eu tinha algumas esperanças para finais de Fevereiro, por vezes acontece Invernos destes acabarem com grande espalhafato, em apoteose vingativa. Mas pelos vistos não teremos essa sorte.

Já agora, nestes dias fazem 29 anos em que ocorreram nevadas épicas em Portugal, durante vários dias, ora nevava a norte, ora no centro, ora mais a sul, muitos dos mais velhos aqui do fórum, na altura putos, acordaram de manhã para um cenário que nunca tinham visto:
http://www.meteopt.com/forum/evento...es-de-fevereiro-1983-25-aniversario-1892.html
Na região centro, Coimbra por exemplo, nunca mais nevou dessa forma como nesse dia. Já lá vão 29 anos.

Que grandes cartas havia nesses dias hehehe:

eyQeq.gif

Já agora, Vince, fala-se muito desse Fevereiro de 1983, do qual, au ainda menino, não tenho memória presencial; nessa altura vivia no Porto.

Já o mesmo não aconteceu com o célebre 14/01/1987, em que aí sim, a minha memória perdura para sempre.

Podes dizer-me, caso saibas, nesses dias de Fev 1983, que registos de queda de neve existem no Porto e Braga ? Nevou alguma coisa, pouco, muito, um dia, alguns dias ... ?

Obrigado ! :thumbsup:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
O Algarve com sorte pode ver alguma precipitação na sexta/Sábado pode ser convectiva e ter entre 5 e 10mm muito localizado

A origem está numa muito pequena cutt off que se desprende do ar frio do mediterrâneo e se desloca de leste para oeste passando pelo sul

Boa sorte para o Algarve e talvez alguns pontos do baixo Alentejo :)





 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Entretanto o ECMWF (tanto na run operacional, como na run ensemblística/média) continua a apostar para um final da próxima semana bem primaveril, com o AA bem encostado à P.I., com temperaturas máximas que prometem ultrapassar os 20ºC... Ainda falta muito tempo, mas a tendência tem-se mantido no ECMWF (pelo menos).

Chuva, essa.... Só se for originada pela pequena "cut-off" deste fim de semana (o que mesmo assim duvido, e a ser seria apenas no sul...). Alguma nebolusidade talvez para o início/meio da próxima semana (corrente ligeira de W), mas nada mais, o AA volta novamente a atracar por aqui...
 

Rapido

Cirrus
Registo
5 Dez 2009
Mensagens
66
Local
Setúbal
Digam-me uma coisa, este ano hidrologico 2011/2012, até ao momento,está a ser pior ou melhor que o ano de 2005? Gostava de ter uma noção pois lembro-me bem do drama que foi nesse ano....
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Digam-me uma coisa, este ano hidrologico 2011/2012, até ao momento,está a ser pior ou melhor que o ano de 2005? Gostava de ter uma noção pois lembro-me bem do drama que foi nesse ano....

Não possuo dados concretos, mas parece-me que este ano hidrológico está semelhante a 2005, podendo contudo tornar-se pior caso a situação se mantenha inalterável nos próximos tempos ... :(