Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2012

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
De acordo com os vários modelos disponíveis, bem como com a previsão de longo prazo do IM, ao contrário do que diz o popular ditado, esta Março será mais do tipo:
"Março, Marçagão,
Manhã e Tarde de Verão
"

As perspectivas não são nada animadoras...:(
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom parece-me claramente que este mês de Março quer seguir as pisadas dos restantes meses embora o GFS para não variar, quer alegrar-nos com uma pequena cut-off a poder pairar aqui nas proximidades !!
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
A esperança que eu tenho (falando apenas por mim), e tal como já foi aqui dito, é que, com este calor todo que está previsto, isto depois mais tarde dê em convectividade e em trovoadas. :)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A esperança que eu tenho (falando apenas por mim), e tal como já foi aqui dito, é que, com este calor todo que está previsto, isto depois mais tarde dê em convectividade e em trovoadas. :)

O GFS12z já as vê a partir das 150-160h
:thumbsup:

Agora é ir acompanhando...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
O ECM não dá nada, e com pressões sempre acima dos 1020 hpa não é de esperar nada. O GFS lá está ele a inventar cut-off e a previsão é de 1.7 mm isto até faz delirar o pessoal, pelo menos, por aqui, não vejo entusiasmo nenhum, bom era ver um meteograma com 50 mm ou 100 mm ou mais numa semana agora ver meteogramas com 1.7 mm só dá para rir para não dizer para chorar.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A meu ver existe ali uma janela de oportunidade entre os dias 12 e 14 deste mês quando o núcleo das Altas pressões subirem para mais a norte de Portugal.

Só que quando parece existir condições para formar-se uma depressão aqui rapidamente as altas revigoram aqui e tudo se esfuma !!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
TVI leva meninos portugueses ao estrangeiro para mostrar o que é a chuva
A situação climatérica no país tem impedido que milhares de crianças tenham vivenciado fenómenos meteorológicos extremamente comuns para as pessoas mais velhas.

Depois de ter levado um menino pobre pastor a ver o mar, a TVI volta a fazer mais uma reportagem que explora as emoções de forma abjecta, levando centenas de crianças ao Estado do Paraná, Brasil, país actualmente com chuvas intensas. Além de levar as crianças que nunca viram a chuva, a TVI vai também levar os seus pais agricultores, que também nunca viram a chuva

Inimigo Público

Só pra animar :p
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Bem deixo aqui uma coisa que me tem feito pensar. Os meus vizinhos agricultores dizem-me que este ano até Dezembro pouco ou nada vai chover.
Porque nos primeiros 12 dias do ano esteve praticamente sempre sol.
Eles associam o dia 1 a Janeiro, 2 a Fevereiro, 3 a Março,m etc...
Eu não acreditava, mas em Janeiro tinham lá alguma chuva e choveu uns diazitos, em Fevereiro tinham sol e assim foi, Março teem sol, e nuvens C/ chuviscos e assim tem sido...
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
A chuva de que precisamos, e na quantidade de que precisamos, está neste momento "entretida" a destruir as vidas de muitas pessoas na Austrália... :(
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
A chuva de que precisamos, e na quantidade de que precisamos, está neste momento "entretida" a destruir as vidas de muitas pessoas na Austrália... :(

Uns têem seca, outros apanham com chuvas torrenciais, nada que não tenha acontecido em anos anteriores. Este ano calhou-nos a seca, para o ano podemos ter chuvas torrenciais. Com tanto tempo seco, as ribeiras não são limpas e depois vem uma chuvinha torrencial e estamos nós a lamentar-nos que existe inundações. Se houvesse prevenção e limpeza das ribeiras quando existe este tempo seco talvez não ocorresse tantas inundações quando chove demais.
 

Tempo

Cirrus
Registo
9 Fev 2010
Mensagens
48
Local
Ramalhal-Torres Vedras
Foi também num ano de seca (em criança), em que tive que ajudar o meu pai a regar um grande campo de batatas, que nasceu o "bichinho" o gosto pela meteorologia e especialmente pelo tempo de chuva.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bem deixo aqui uma coisa que me tem feito pensar. Os meus vizinhos agricultores dizem-me que este ano até Dezembro pouco ou nada vai chover.
Porque nos primeiros 12 dias do ano esteve praticamente sempre sol.
Eles associam o dia 1 a Janeiro, 2 a Fevereiro, 3 a Março,m etc...
Eu não acreditava, mas em Janeiro tinham lá alguma chuva e choveu uns diazitos, em Fevereiro tinham sol e assim foi, Março teem sol, e nuvens C/ chuviscos e assim tem sido...

Por acasam por vezes acertam mas não tem nada a ver com isso que dizem .... e se olharmos ao que caracterizam um Inverno seco, e relacionando isso com as teleconexões eu também acredito que depois da primavera que ainda espero alguma convectividae, depois apenas venhamos a ter chuva lá para Dezembro !!
Relembrem-se dos anos secos ....
Mas vamos a ver se ainda temos alguma coisa esta Primavera
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Já agora só para ter uma noção qual foi a precipitação registada em Março/Abril/Maio de 2005?

Desculpem o offtopic

Para já neste momento em termos de seca é nesta altura mais grave do que era em 2005, conforme já indicara o IM !!
De acordo com aquilo que podemos observar é bastante provável que no final deste mês cerca de 70% do nosso território esteja em seca extrema ....
Em 2005 na 2ª metade do mês de fevereiro e o sobretudo no mês de Março ouve um desanuviar da situação de seca em especial no norte e centro que teve um mês de Março bastante normal.
No sul em 2004 - 2005 não ouve um único mês que estivesse sequer na média ...
Por isso relativamente ao sul não é equiparável a situação que temos agora com a de 2004 - 2005, mas falando relativamente ao Norte e Centro, sim afirmo com todas as letras que é equiparável.
................................
Relativamente á precipitação registamente em Março/Abril/Maio de 2005, é necessário separar por regiões, assim sendo tivemos:

- Março: Norte e Interior Centro na média; Litoral Centro entre 60 a 80% da média; Sul entre 40 a 60% da média;
- Abril: a Norte de Montejunto/Estrela acima dos 60% da média; No Centro entre 30 a 50% da média; No sul apenas entre 0 a 20% da média;
- Maio: Norte e Centro abaixo dos 40% e o sul entre os 40% e os 120% consoante a zona .....

Assim em conclusão conclui-se que o trimestre Março/Abril/Maio foi mais seco que o habitual com maior incidência na região sul, mas que comparativamente á evolução da seca nesse ano, certamente ouve um desagravamento da situação de seca da região Norte devido ao Março normal ...